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monza turbo duvida

Enviado: 11 Fev 2012, 21:29
por deividi
ola pessoa eu tenho um monza mpfi gostaria de saber como faço para turbinar e se fica bom se alguem tiver um monza turbo me da uma ajuda de como fazer e quanto vou gastar em media qual turbina colokar abraçoss

Re: monza turbo duvida

Enviado: 11 Fev 2012, 23:26
por teste
O pouco que entendo de turbina. e que o pessoal pode dar varias dicas em relação ao o que fazer... mas so vai ficar bom msm. se o cara souber instalar. muitos instaladores de turbina. aprendeu lendo revista e faz umas ligação estranha. no começo parece bom.. mas o motor vai embora logoo..

Re: monza turbo duvida

Enviado: 12 Fev 2012, 04:14
por Fabio SPRINT
Olá!

Turbinar o carro é uma maneira de aumentar a potência e o torque do motor, desta forma é possível equivaler a sua força a de motores de cilindrada muito maior.

É complicado falar de quanto vai gastar, pois pode querer fazer as coisas de um modo ou de outro. Mas posso te dizer que para fazer uma instalação básica vai precisar:

Coletor de escape - pode ser um coletor de ferro fundido simples ou então um coletor tubular, de aço carbono ou inox, feito sob medida

Turbo - o Monza vai empurrar desde uma turbina pequena como uma APL até uma .70, tudo depende de como e quanto quer de potência

Injeção eletrônica programável - muitas opções no mercado, hoje em dia tem a disposição injeção sequencial com tantos recursos e até mais que a original. Poderia usar um gerenciador e um bico extra, mas é importante que este gerenciador tenha algum controle sobre a ignição.

Bicos injetores - Pode usar uma segunda bancada de bicos (4 + 4 originais), ou pode substituir os originais por um jogo de alta vazão. Pode também usar um bico simples de monoponto como extra. Se escolher usar uma segunda bancada, tem de modificar a admissão e fabricar uma flauta extra. Dependendo dos bicos que instalar, pode ser necessário usar o peak and hold por causa da impedância.

Bomba de combustível Precisará de uma bomba de maior vazão que a original, a escolha dela depende da potência que deseja atingir.

Válvula de alívio (pode ser integrada na turbina)

Válvula de prioridade

Instrumentação (manômetro de pressão de turbo) - precisa saber o que está acontecendo, além da pressão de turbo é bom saber a pressão de combustível.

Mangueiras, conexões e abraçadeiras Gasta um pouco com isto, mais do que normalmente se imagina. Tem de fazer a ligação de óleo para a turbina, seu retorno, as ligações das válvulas e dos manômetros alguma eventual modificação na linha de combustível.

Além dos listados acima, vai precisar de mão de obra especializada para os seguintes serviços:

Pressurização - a parte mais aparente do serviço, tem de ser fabricada no diâmetro correto para a potência que deseja atingir. Pode ser feito de aço carbono, aço inox ou alumínio.

Saída de escape - A saída de escape da turbina, tem de ter o diâmetro certo para não trancar a saída dos gases. Pode ser feito de aço inox ou aço carbono.

Instalaçao da injeção - Precisa de alguém com conhecimento em elétrica para instalar os sensores necessários e fazer as ligações corretas.

Acerto do motor - Precisa de um preparador que entenda o funcionamento da injeção e do motor, e saiba os limites do teu equipamento

E claro, precisa montar e ajustar tudo isto. Mas se somar tudo, pode ter uma idéia do que vai gastar em peças.

Além disto, existem pequenas peças que podem ou devem ser usadas, bem como pequenos serviços especializados.

Isto é para uma instalação básica, pode sofisticar isto de diversas maneiras, e existem muitos equipamentos disponíveis.

A embreagem é um ponto fraco, depois de tudo pronto, é provável que ela não dê conta da potência extra gerada.

Importante lembrar que o motor original só consegue aguentar um certo aumento de potência, e que se pretende gerar uma potência um pouco mais alta, vai ser necessário modificar o motor para aguentar o esforço. Pistões, bielas e junta principalmente.

Não respeitar o limite de certas peças, pode ser catastrófico para o motor.

O ideal é que você procure alguém com conhecimento para te ajudar no projeto, que saiba as limitações financeiras e trabalhe direito.

Abraço!

Re: monza turbo duvida

Enviado: 12 Fev 2012, 10:30
por monzausado
turbo é uma das opções para melhorar o desempenho, pode não ser a mais barata
depois da parte mecânica ainda tem a parte legal, embora fácil para legalizar, dependendo do aumento de potência pode virar um incomodo.

Existem outras "receitas" que deixem mais discretas uma preparação.

Depende de quanto quer melhorar o desempenho,

Re: monza turbo duvida

Enviado: 12 Fev 2012, 13:08
por 500EF
Dá uma procurada aqui no fórum pelos tópicos com fotos e vídeos do meu 500EF turbo que devem ajudá-lo. :wink:

Re: monza turbo duvida

Enviado: 13 Fev 2012, 20:01
por deividi
valeu pessoal abraçoss