Bobina impulsora
Enviado: 01 Jan 2008, 15:06
Pessoal,
estava sábado passado voltando de Presidente Prudente (interior paulista-570km) para São Paulo, quando após rodando aproximadamente 200km, entre Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, meu Monza parou de funcionar o motor. Era por volta das 11:00hs da manhã.
Encostei o carro no acostamento, e verifiquei que não havia faísca nas velas. Fui para perto da roda traseira direita, e pedi para que ligassem o contato, neste instante a bomba de combustível funcionou por alguns segundos e parou, pedi para que dessem a partida, a bomba não virava.
Cheguei a conclusão que o problemas era a bobina impulsora, que fica dentro do distribuidor eestá conectada ao módulo HEI. Por sorte meu tio estava conosco nessa viagem com Corolla 2006, e o posto de combustível Cruzadão estava a 3km dali.
Fui até lá, mas não tinham peças e pedi uma corda empretada e reboquei o carro até lá, para que a família e o carro ficassem em local seguro.
Fui então com o Corolla até Santa Cruz do Rio Pardo e comprei a bobina impulsora e o Módulo HEI, e torcendo para que eu estivesse errado e que meu problema seria o módulo HEI e não a bobina impulsora, pois o módulo HEI é mais comum apresentar problemas, a bobina impulsora não daria para eu trocar na estrada sem ferramentas adequadas.
Ao voltar ao carro, instalei o Módulo HEI e ficou do mesmo jeito. Pedi para o mecânico do posto trocar a bobina impulsora para mim, mas ele disse que nunca tinha feito isso, que o defeito não era ela...
Chegou um outro mecânico, dizendo que era mecânico da Chevrolet, e me disse também que não era esse o defeito, eu teimei, mostrei minha lógica e ele ficou quieto, mas achava ainda que o defeito era a bobina de alta tensão.
Retirei o distribuidor fora e levei para Santa Cruz do Rio Pardo, e fiquei surpreso pois, lá o auto-elétrico e mecãnico comum não trocam essa peça, somente quem trabalha com injeção eletrônica é quem executa esse serviço e já estava fechado. Insisti, pedi para deixarem eu trocar utilizando as ferramentas, aí então ligaram para ele para vim trocar a peça e, felizmente ele concordou e abriu a loja para mim. Já com equipamento adequado, foi constatado que a bobina impulsora estava aberta e colocou a peça nova do distribuidor para mim. O rapaz foi muito legal comigo.
Devolta ao posto Cruzadão, montei o distribuidor no carro e mesmo passou a funcionar normalmente, e os mecânicos do local virão que resolvi o problema e que era realmente o que eu tinha dito a eles e não o que eles acharam.
Em quase 9 anos com esse carro que, atualmente está 187.000km (quando comprei em 1999, estava com 30.000km), foi a primeira vez que me deixou na estrada. Mas, felizmente tenho noção de mecânica e pude resolver rapidamente o problema e, não deixei que me enganassem ou que fizessem análise incorreta sobre o sintoma.
Abs,
Carlos Freire
estava sábado passado voltando de Presidente Prudente (interior paulista-570km) para São Paulo, quando após rodando aproximadamente 200km, entre Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, meu Monza parou de funcionar o motor. Era por volta das 11:00hs da manhã.
Encostei o carro no acostamento, e verifiquei que não havia faísca nas velas. Fui para perto da roda traseira direita, e pedi para que ligassem o contato, neste instante a bomba de combustível funcionou por alguns segundos e parou, pedi para que dessem a partida, a bomba não virava.
Cheguei a conclusão que o problemas era a bobina impulsora, que fica dentro do distribuidor eestá conectada ao módulo HEI. Por sorte meu tio estava conosco nessa viagem com Corolla 2006, e o posto de combustível Cruzadão estava a 3km dali.
Fui até lá, mas não tinham peças e pedi uma corda empretada e reboquei o carro até lá, para que a família e o carro ficassem em local seguro.
Fui então com o Corolla até Santa Cruz do Rio Pardo e comprei a bobina impulsora e o Módulo HEI, e torcendo para que eu estivesse errado e que meu problema seria o módulo HEI e não a bobina impulsora, pois o módulo HEI é mais comum apresentar problemas, a bobina impulsora não daria para eu trocar na estrada sem ferramentas adequadas.
Ao voltar ao carro, instalei o Módulo HEI e ficou do mesmo jeito. Pedi para o mecânico do posto trocar a bobina impulsora para mim, mas ele disse que nunca tinha feito isso, que o defeito não era ela...
Chegou um outro mecânico, dizendo que era mecânico da Chevrolet, e me disse também que não era esse o defeito, eu teimei, mostrei minha lógica e ele ficou quieto, mas achava ainda que o defeito era a bobina de alta tensão.
Retirei o distribuidor fora e levei para Santa Cruz do Rio Pardo, e fiquei surpreso pois, lá o auto-elétrico e mecãnico comum não trocam essa peça, somente quem trabalha com injeção eletrônica é quem executa esse serviço e já estava fechado. Insisti, pedi para deixarem eu trocar utilizando as ferramentas, aí então ligaram para ele para vim trocar a peça e, felizmente ele concordou e abriu a loja para mim. Já com equipamento adequado, foi constatado que a bobina impulsora estava aberta e colocou a peça nova do distribuidor para mim. O rapaz foi muito legal comigo.
Devolta ao posto Cruzadão, montei o distribuidor no carro e mesmo passou a funcionar normalmente, e os mecânicos do local virão que resolvi o problema e que era realmente o que eu tinha dito a eles e não o que eles acharam.
Em quase 9 anos com esse carro que, atualmente está 187.000km (quando comprei em 1999, estava com 30.000km), foi a primeira vez que me deixou na estrada. Mas, felizmente tenho noção de mecânica e pude resolver rapidamente o problema e, não deixei que me enganassem ou que fizessem análise incorreta sobre o sintoma.
Abs,
Carlos Freire