Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por maiko »

Scanner Caseiro ALDL para injeção Eletrônica Rochester Multec700 - (Monza/Kadett/Ipanema) EFI

Primeiramente precisamos do cabo de interface ALDL para fazer o programa do scanner funcionar, sua montagem é bem simples e de poucos componentes, qualquer pessoa com pouco conhecimento em eletrônica conseguirá montá-lo.
Segue abaixo o diagrama:

Imagem
Imagem
Imagem

Componentes necessários:
2 Transistor 2N2222A
3 resistores de 10 k ohms
1 placa fenolite cobreada
1 diodo 1N4148
1 Conector RS232 – DB9
1 Conector para acendedor de cigarros
1 cabo multi-vias p/ RS232 (3 vias)
3 fios de cores diferentes

Depois de montado o cabo, basta conectar o plugue RS-232 no computador e os fios no conector ALDL, cada um no seu respectivo pino. Não esqueça da alimentação 12v, neste esquema acima ela é obtida através do acendedor de cigarros. Existe outros circuitos que funcionam da mesma maneira, este é o mais simples de todos.

Se você não tem conhecimentos em eletrônica ou prefere não arriscar causar um dano na ECU, entre em contato comigo através de MP, posso montar o cabo para você de acordo com a sua necessidade a preço de custo, com matérias de primeira linha e um excelente acabamento, terminais que encaixam perfeitamente no conector ALDL, sem estragar eles.

Não entrarei em detalhes de como funciona o processo de interpretação dos dados do protocolo aldl, pois isto deixaria o texto ainda mais longo e muita gente não entenderia nada, pois ela é feita totalmente através de envio de pacotes de bytes binários e em também comandos em hexadecimal.

Quem quiser mais informações tenho uma série de documentação que posso passar por e-mail sem problemas. O programa já esta configurado para essa parte de comunicação, que é necessário “acordar” a ECU para que ela comece a mandar os dados para o programa, assim como o restante de acesso aos modos da ECU.

Vamos ao que nos interessa, com este scanner podemos acessar todos os modos de comando programados na ECU, no caso estamos falando especificamente da Multec 700 que equipa os Monza/Kadett/Ipanema EFI.

Existem 6 modos de comando que podemos ter acesso:
MODE 0, MODE 1, MODE 2, MODE 3, MODE 4 E MODE10.

Usaremos principalmente o modo1: (Diagnostic data Request)
Quando solicitamos o Modo1, recebemos 63bytes de informações, sendo que cada byte tem 8 bits, cada um contendo uma determinada informação, ex.: RPM, temperatura, velocidade, voltagem, etc... Além disso, temos acesso a todos os códigos de erros gravados na ECU. Essa informação pode vir em 16 bits, 8 bits e 1bit neste ultimo caso são chamamos de data FLAGs (1 ou 0).

Este conjunto de informações seria o DATA STREAM, para interpretar o data stream precisamos saber o que representa cada WORD (1 Byte), para isso precisamos do “DATA STREAM SPECIFICATION” da ECU, não encontrei um que seja exatamente o nosso, mas achei um data stream que chega muito perto do nosso sistema encontrado na multec 700, no qual já da pra ler muitas informações em “real-time” e espero que o restante possamos descobrir na marra mesmo... Mais abaixo colocarei essa tabela de interpretação do Data Stream.

Para que serve cada modo?

Modo 0, serve para limpar o canal de comunicação, deixando livre para comunicação e verificação dos dados da ECU.

Modo 1, A ECU envia através de 63 bytes todas as informações de diagnósticos e estado REAL da ECU, veremos mais informações no Data Stream specification do Monza/Kadett/Ipanema EFI. Através desse modo que conectamos o programa do scanner.

Modo 2, acessa informações da MemCal, aparentemente 60bytes de informações, mas não achei nada documentado, provavelmente seja configurações internas da ECU.
Não usamos este modo para o scanner real-time.

Modo 3, serve para alterar dados configurados na ECU, porém este recurso não esta liberado para essa ECU. Possivel apenas através de remapeamento da MEMCAL.

Modo 4, serve para controlar determinadas funções, para nosso caso é possível ligar a ventoinha, ligar a luz da injeção, zerar o atuador de marcha lenta e talvez para mais alguma coisa que não descobrimos ainda... Essa parte ainda esta sendo estudada e será mais aprofundada futuramente.

Modo 10, Clear Mode. Com este comando podemos “apagar” Códigos de Erros, que a ECU esta acusando. Serve para apagar o erro após a manutenção do problema, sem precisar desligar a bateria ou fusível do modulo ECU.

Abaixo uma tabela do que tentei explicar acima juntos com os comandos hexadecimais:

Imagem

Cada ECU tem seu Data Stream specification diferente, nosso maior desafio até agora é identificar o data stream correto do veiculo, ou seja, o significado de cada byte e bit de informação que a ECU manda para o nosso scanner.

Não existe uma documentação especifica de qual seja o nosso data stream, mas cheguei a conclusão que ele é muito parecido com este que mostrarei abaixo, porém não totalmente idêntico, pois algumas informações ainda não condizem ou falta a sua formula de conversão, mas da para ter uma boa idéia de como funciona o data stream. Cada Word é um Byte de informação.

Exemplo do Data Stream Specification:
ds.txt

Agora que já aprendemos um pouco sobre o sistema ALDL e o DS (DATA STREAM), você irá aprender a mexer com o programa que pegará todas essas informações da ECU e mostrará na tela do PC em tempo real.
Estou usando por enquanto o EFI LIVE 4 PRO, que permite uma ampla configuração e adaptação para qualquer tipo de Data Stream ALDL, portanto esse mesmo programa pode ser usado em outro veiculo que utilize o sistema ALDL, bastando claro saber interpretar o DS. Programas poderão ser criados, já que a principal parte já foi descoberta, até mesmo sistemas do tipo “Computador de Bordo” poderão ser criados utilizando microprocessadores, por exemplo: PIC ou ATMEL (já estou com um projeto em mente, em breve novidades!)

Download do programa e do arquivo de configuração DS vai estar no final deste tópico e o mesmo será atualizado após qualquer nova descoberta.

Primeira etapa: Instalando o EfiLive 4 Pro.

Após o download do arquivo, descompacte o arquivo ZIP no DESKTOP e execute o arquivo: EFILiveV465_305_Pro.exe
Clique em Next, Next e mais uma vez Next, programa é copiado e instalado em seu PC, para finalizar clique em “Finish”.

Programa foi instalado, se tudo deu certo foi criado um atalho no desktop.
Execute o programa através deste atalho, sempre na abertura do programa irá aparecer uma tela de registro, clique no botão “LOAD” e selecione o arquivo: LS.TXT e clique em “OK”.
Este arquivo esta junto com o programa e deve estar no DESKTOP se os procedimentos acima foram seguidos corretamente.

Pronto, o programa esta aberto, agora temos que carregar o arquivo de definições do Data Stream (DS).

Clique no Menu “File” e em seguida em “Select Vehicle”,
Esse mesmo procedimento pode ser feito através do ícone que tem uma pasta amarela e um carro vermelho.

Selecione o arquivo de definições Data Stream: MULTEC700.xml e clique em “abrir”.

Daqui pra frente o programa do scanner já esta pronto para ser usado, conecte o cabo do scanner no PC e no conector ALDL.

Explicarei o restante do uso do programa através de vídeo para facilitar a compreensão do funcionamento do mesmo, veja neste vídeo abaixo como conectar o scanner e obter as informações de diagnostico.


Neste segundo vídeo, mostro como apagar os Erros de Anomalia, através do scanner.



Screenshoots:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero a ajuda de vocês para manter atualizado o arquivo de configuração, corrigir e descobrir novas funções, manterei sempre atualizado este link abaixo com a ultima versão disponível, portanto sempre poderá achar no mesmo lugar esta atualização:

Arquivo de instalação compactado:
scannermultec700.zip

Arquivo das definições do data stream Multec 700
versão do arquivo: 1.0a
multec700.xml

Qualquer dúvida poderá ser tirada neste tópico, contribuições também serão muito bem vindas!
Algumas informações ainda não estão totalmente corretas, por isso preciso da ajuda de vocês!
Obrigado a todos! Att. Maiko.
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por teste »

Eai blz... Cara ja tinha lido um tópico referente a isso, mas não entendi direito. Esse seu fico fmz, só uma pergunta, o arquivo multec700.xls está em português pq vc traduziu, certo?

vlw velhao...
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por filipenogueira »

Opa amigo, bem bacana esse esquema de scanner caseiro com interface gráfica, pena que não consegui "levantar" meu note antigo ainda, está zuado até o momento...rsrsrs! Mas assim que conseguir eu vou montar esse seu esquema e também vou testar do outro amigo, que fez um coletor de logs também para checar o monzão e viver novas experiências, rsrs! Abraços.
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por waldir »

Maiko e Amigos.

Resolvi apagar a minha mensagem para que não gerasse dúvidas desnecessárias e acabei prestando um desserviço ao Maiko.

Peço desculpas pq foi algo que eu poderia ter resolvido via MP.


Grato

waldir
Editado pela última vez por waldir em 02 Ago 2011, 14:21, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por maiko »

teste escreveu:Eai blz... Cara ja tinha lido um tópico referente a isso, mas não entendi direito. Esse seu fico fmz. Só uma pergunta, o arquivo multec700.xls está em português pq vc traduziu, certo?

vlw velhao..
Blz colega, o arquivo multec700.xml não existe, eu criei ele de acordo com os parâmetros Data Stream que achei mais parecido com o sistema da Multec. Existem muitos arquivos para veículos importados, mas não vem nenhum arquivo para veículos nacionais... Então este deve ser o primeiro para o EFI Live.

Abraços!
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por maiko »

filipenogueira escreveu:opa amigo, bem bacana esse esquema de scanner caseiro com interface gráfica, pena que não consegui "levantar" meu note antigo ainda, ta zuado até o momento...rsrsrs....mas assim que conseguir eu vou montar esse seu esquema e também vou testar do outro amigo que fez um coletor de logs também pra checar o monzão e viver novas experiências...rsrs...abraços
Não precisa ser algo muito antigo, rodei no meu PC que é Intel core 2 duo e funcionou normalmente,
testei somente no XP, não sei te dizer se funciona nos sistemas mais novos...

Abraços!
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por maiko »

waldir escreveu:Maiko,

na instalação do programa ao clicar load não aparece o arquivo de licença, porém, este está em separado. Mesmo copiando os componentes de licença
dá inválido... gerando nova licença conf. indicação dos donos do programa e preenchendo conf. instruções, permanece inválido e então não é possível continuar.
Colega, você descompactou o arquivo no Desktop, como sugeri no tutorial?
Se sim, o arquivo da licença esta no desktop (ls.txt)

Se descompactou em outra pasta, terá que procura-lo.
Essa versão que você baixou no site é Evaluation, ou seja não é completa.
Muitas funções não estarão ativas.

Recomendo usar a versão que coloquei o link, pois é a versão PRO liberada,
sem limite de tempo.

Testei novamente a instalação e o arquivo do serial e deu tudo certo, verifique
os procedimentos que citei novamente.

Só testei ele no XP.
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por waldir »

maiko escreveu:
waldir escreveu:Maiko,

na instalação do programa ao clicar load não aparece o arquivo de licença, porém, este está em separado. Mesmo copiando os componentes de licença
dá inválido... gerando nova licença conf. indicação dos donos do programa e preenchendo conf. instruções, permanece inválido e então não é possível continuar.
Colega, você descompactou o arquivo no Desktop, como sugeri no tutorial?
Se sim, o arquivo da licença esta no desktop (ls.txt)

Se descompactou em outra pasta, terá que procura-lo.
Essa versão que você baixou no site é Evaluation, ou seja não é completa.
Muitas funções não estarão ativas.

Recomendo usar a versão que coloquei o link, pois é a versão PRO liberada,
sem limite de tempo.

Testei novamente a instalação e o arquivo do serial e deu tudo certo, verifique
os procedimentos que citei novamente.

Só testei ele no XP.

Maiko,
descompactei em outra pasta. Vou tentar jogar para o desktop
depois comento

grato

waldir

Edição 2

Fiz conf. recomendações e funcionou :D :D

Bom, agora é correr atrás dos componentes e eletrônicos e montar a interface.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 02 Ago 2011, 13:52, em um total de 3 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder