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Motor sofrendo reversão quando é desligado

Enviado: 14 Jul 2011, 11:39
por MarciaCristina
Bom dia Monzeiros.

Bom a minha mãe tem um Monza 1989/89 SLE Gasolina/Gás Motor 2.0 Carburador 2E

O problema é o seguinte quando liga o carro ele funciona ok , seja no gás ou na gasolina, porém a minha mãe ultimamente tem deixado na gasolina para evitar o ressecamento nas mangueiras.

Porém quando ela sai de casa com o carro e por volta de 30min ou 1hora quando a gente anda com o veiculo e depois quando ela para o veiculo e desliga a chave da ignição, do nada o motor do carro faz um tipo de reversão no motor fazendo um estrondo e ainda por cima dá quase um tipo de salavanco para frente ou seja é como se o carro querer se ligar novamente e andar, e isso ta deixando a minha mãe nervosa, porque devido o estrondo que faz, dá impressão que vai quebrar o motor de vez, ela já levou no eletricista e no mecanico e ninguém sabe explicar o motivo dessa reversão ( sei-lá se assim pode se chamar ). E ai um outro mecânico falou para ela que pode ser problema no rotor do carro. Só que ela antes de comprar a peça, ela quer saber se o rotor pode gerar esse tipo de reversão ou se outro tipo de problema.

E ela já ta ficando triste com o carro e talvez vá passar ele a frente, porque leva no eletricista e mecanico e cada um fala uma coisa ou seja nem sabem dizer ao certo o que está dando no carro.

Ela já trocou a correia dentada e do ar, já trocou bomba dagua, já trocou o esticador da correia, já trocou o carter ( junta do carter ) e entre outros, isso já tem um tempinho, só que essa reversão já tem em torno quase 3 semanas que cismou dar isso :( e o pior ninguém sabe ao certo o dizer o que tem o carro :(

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Enviado: 14 Jul 2011, 11:56
por jeffmonza
eu tenho um 86, carburador simples, com o mesmo problema, as vezes qndo liga a chave pra fechar os vidros por exemplo, na hora de voltar a chave, ele dá um soquinho no motor, se o carro tiver engatado ele dá um pulinho.. isso incomoda viu...

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Enviado: 14 Jul 2011, 12:01
por MarciaCristina
jeffmonza escreveu:eu tenho um 86, carburador simples, com o mesmo problema, as vezes qndo liga a chave pra fechar os vidros por exemplo, na hora de voltar a chave, ele dá um soquinho no motor, se o carro tiver engatado ele dá um pulinho.. isso incomoda viu...
Ai é que tá, quando ela desliga o carro e fica em ponto morto dá esse soquinho ou reversão :( é só quando desliga é que faz esse barulho horroroso :(

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Enviado: 14 Jul 2011, 12:15
por waldir
MarciaCristina escreveu:
jeffmonza escreveu:eu tenho um 86, carburador simples, com o mesmo problema, as vezes qndo liga a chave pra fechar os vidros por exemplo, na hora de voltar a chave, ele dá um soquinho no motor, se o carro tiver engatado ele dá um pulinho.. isso incomoda viu...
Ai é que tá, quando ela desliga o carro e fica em ponto morto dá esse soquinho ou reversão :( é só quando desliga é que faz esse barulho horroroso :(
Amigos,

na minha opinião é o "comutador da partida" apresentando defeito pelo tempo de uso - precisa ser trocado.

No caso da M.Cristina além do comutador deve ser verificado se o corte do gás está funcionando direito ou se está queimando gasolina com um percentual de gás.

Não há reversão no motor ele gira num só sentido... ao virar a chave com o comutador gasto ou com defeito ele aciona novamente a partida... nova faísca e se houver resto de gas ou gasolina o motor tenta virar.

Porém, aguardem outras opiniões.

Abs

waldir
Editando: desconsiderem o que eu escrevi, aprendi mais abaixo com o IRAUPP que é possível um tranco reverso

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Enviado: 14 Jul 2011, 12:25
por MarciaCristina
Amigos,

na minha opinião é o "comutador da partida" apresentando defeito pelo tempo de uso - precisa ser trocado.

No caso da M.Cristina além do comutador deve ser verificado se o corte do gás está funcionando direito ou se está queimando gasolina com um percentual de gás.

Não há reversão no motor ele gira num só sentido... ao virar a chave com o comutador gasto ou com defeito ele aciona novamente a partida... nova faísca e se houver resto de gas ou gasolina o motor tenta virar.

Porém, aguardem outras opiniões.

Abs

Hummmm, agora que tocaste nisso, realmente as vezes sinto de cheiro de gás muito forte mesmo o carro estando na gasolina, e quando ele fica no gás ultimamente a minha mãe notou que o carro consome além do normal. Putz meu se for isso a minha mãe ta ferrada :(
Aguardo sim outras opiniões :smt023

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Enviado: 14 Jul 2011, 19:42
por IRAUPP
Cara isto é sintoma de ponto errado "atrasado" sincronia da correia dentada errada, quando o motor está funcionado desliga ele e veja se ele não dá um pequeno contra ou seja vira ao contrário se não ocorrer acaba ocorrendo quando se dá um sinal na chave. Como há a um cilindro em compressão e você vira a chave acaba por ocorrer a faísca no cilindro que acaba explodindo dando o contra. Outro detalhe para girar o motor tem que haver mistura em compressão que sempre vai ocorrer devido ao ciclo. Cheiro de gás ou aparente consumo de gás usando gasolina é sinal da redutora com problema, procure um especializado em gnv a solenoide de abertura e fechamento do gás gosta de dar problema. Dica: quanto estiver usando gasolina desligue fisicamente o fio de alimentação da solenoide, com isto vc descobre se realmente é a redutora ou a caixa de comutação interna.

:smt023

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Enviado: 14 Jul 2011, 19:52
por waldir
Iraupp,

aprendi mais uma hoje... não imaginava poder acontecer isso

é uma detonação de um único cilindro? :smt017

waldir

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Enviado: 14 Jul 2011, 19:58
por IRAUPP
waldir escreveu:Iraupp,

aprendi mais uma hoje... não imaginava poder acontecer isso

é uma detonação de um único cilindro? :smt017

waldir
Sim é possível, ponto atrasado o que seria... antes do pistão atingir o PMS ela libera a faisca, então quando vc desligar o motor pelo ciclo vai ter algum dos cilindros em fase de compressão ocorre a coincidência do ponto estar atrasado dá a faísca e ocorre a explosão girando o motor no sentido inverso já que o cilindro esta antes do PMS.

:smt023