Combustível no óleo
Enviado: 25 Jun 2011, 00:49
Bom dia amigos,
É o seguinte: faz uns 10 dias que o carro saiu da oficina. Foi feita a retífica completa do motor. A parte de cima tinha sido feita no mês passado, mas como tive problemas com a junta do cabeçote, achei melhor retificar toda a parte de baixo também.
Foram trocados os pistões, anéis, mancais, retificado o virabrequim, trocada a bomba de óleo. No dia q eu peguei o carro, o mecânico deixou a mangueira de recirculação fora da tampa de válvulas e me pediu pra andar um pouco com ela desconectada, pois uma pequena quantidade de álcool tinha entrado em contato com o óleo. Fiz isso. No dia seguinte verifiquei que o óleo estava límpido, então reconectei a mangueira e andei normalmente esses dias.
Peguei 2 trechos de estrada, num total de 100km, rodando sempre a 90km/h, sem barulho nenhum e nem anormalidades. Mas ontem resolvi andar um pouco mais longe, e peguei um trecho entre a minha cidade e uma cidade vizinha ha 75km. No meio do caminho, na ida, já acelerando um pouco mais (entre 100 e 110km/h) o carro aqueceu, e quando desengatei numa descida, ele morreu e não pegava mais. Notei que a água não circulava, pois a ventoinha não ligava. Testei a ventoinha, fazendo um jump no cebolão e ela ligou. Depois de algumas tentativas na partida, a bateria arriou (já estava com carga baixa).
O óleo estava normal. O que me chamou a atenção foi a bobina bem quente. Uma coisa só tava me deixando intrigado: nos trechos de subida, onde forçava um pouco mais a aceleração, ouvia-se um pequeno estralado, que eu axo ser batida de pino ou tuchos. Mas, como o carro está no ponto certo, fiquei em dúvida.
Enfim, aguardei uma meia hora, e com ajuda de um socorro, consegui fazer o carro pegar no tranco. No começo fiquei receoso, pois a batida tinha aumentado consideravelmente agora com o carro parado. Deixei funcionar um pouco e resolvi continuar a viagem devagar. Uns 4 ou 5 km adiante parei para verificar e a ventuinha tinha ligado normalmente. A batida tinha sumido. Cheguei ao destino e desliguei o carro. Na volta não tive problema nenhum nas partidas e na viagem toda, somente a bendita batida nas subidas. Voltei verificando sempre a temperatura, sem nenhum problema. A única condição depois q o carro voltou ao normal foi a marcha lenta, que não manteve mais, ficando baixa e ameaçando morrer.
Hoje de manhã foi tentar achar a causa do problema. Aparentemente tudo normal. Não tive dificuldade na partida, a marcha lenta estabilizou. A água não baixou, mas o óleo estava um pouco leitoso. Pelo cheiro, acredito ser álcool. Tirei a mangueira da reciculação e notei forte cheiro de álcool no respiro. Não fumaceou em nenhum momento. Também não se ouve mais barulho com o carro parado, nem acelerando mais forte.
Me ficou uma dúvida. A bomba foi trocada na manutenção. Será ela a responsável pelo vazamento de álcool para o carter? Será q há algum problema na lubrificação e os estalos podem ser os tuchos vazios? É possível que ele fiquem vazios e batendo mesmo em alta rotação?
Hoje ainda, durante o dia, darei mais uma verificada na bomba. E na segunda devo voltar à oficina. Mas gostaria de receber opiniões sobre o assunto. Qualquer comentário é bem vindo.
É o seguinte: faz uns 10 dias que o carro saiu da oficina. Foi feita a retífica completa do motor. A parte de cima tinha sido feita no mês passado, mas como tive problemas com a junta do cabeçote, achei melhor retificar toda a parte de baixo também.
Foram trocados os pistões, anéis, mancais, retificado o virabrequim, trocada a bomba de óleo. No dia q eu peguei o carro, o mecânico deixou a mangueira de recirculação fora da tampa de válvulas e me pediu pra andar um pouco com ela desconectada, pois uma pequena quantidade de álcool tinha entrado em contato com o óleo. Fiz isso. No dia seguinte verifiquei que o óleo estava límpido, então reconectei a mangueira e andei normalmente esses dias.
Peguei 2 trechos de estrada, num total de 100km, rodando sempre a 90km/h, sem barulho nenhum e nem anormalidades. Mas ontem resolvi andar um pouco mais longe, e peguei um trecho entre a minha cidade e uma cidade vizinha ha 75km. No meio do caminho, na ida, já acelerando um pouco mais (entre 100 e 110km/h) o carro aqueceu, e quando desengatei numa descida, ele morreu e não pegava mais. Notei que a água não circulava, pois a ventoinha não ligava. Testei a ventoinha, fazendo um jump no cebolão e ela ligou. Depois de algumas tentativas na partida, a bateria arriou (já estava com carga baixa).
O óleo estava normal. O que me chamou a atenção foi a bobina bem quente. Uma coisa só tava me deixando intrigado: nos trechos de subida, onde forçava um pouco mais a aceleração, ouvia-se um pequeno estralado, que eu axo ser batida de pino ou tuchos. Mas, como o carro está no ponto certo, fiquei em dúvida.
Enfim, aguardei uma meia hora, e com ajuda de um socorro, consegui fazer o carro pegar no tranco. No começo fiquei receoso, pois a batida tinha aumentado consideravelmente agora com o carro parado. Deixei funcionar um pouco e resolvi continuar a viagem devagar. Uns 4 ou 5 km adiante parei para verificar e a ventuinha tinha ligado normalmente. A batida tinha sumido. Cheguei ao destino e desliguei o carro. Na volta não tive problema nenhum nas partidas e na viagem toda, somente a bendita batida nas subidas. Voltei verificando sempre a temperatura, sem nenhum problema. A única condição depois q o carro voltou ao normal foi a marcha lenta, que não manteve mais, ficando baixa e ameaçando morrer.
Hoje de manhã foi tentar achar a causa do problema. Aparentemente tudo normal. Não tive dificuldade na partida, a marcha lenta estabilizou. A água não baixou, mas o óleo estava um pouco leitoso. Pelo cheiro, acredito ser álcool. Tirei a mangueira da reciculação e notei forte cheiro de álcool no respiro. Não fumaceou em nenhum momento. Também não se ouve mais barulho com o carro parado, nem acelerando mais forte.
Me ficou uma dúvida. A bomba foi trocada na manutenção. Será ela a responsável pelo vazamento de álcool para o carter? Será q há algum problema na lubrificação e os estalos podem ser os tuchos vazios? É possível que ele fiquem vazios e batendo mesmo em alta rotação?
Hoje ainda, durante o dia, darei mais uma verificada na bomba. E na segunda devo voltar à oficina. Mas gostaria de receber opiniões sobre o assunto. Qualquer comentário é bem vindo.