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Combustível no óleo

Enviado: 25 Jun 2011, 00:49
por joseapiran
Bom dia amigos,

É o seguinte: faz uns 10 dias que o carro saiu da oficina. Foi feita a retífica completa do motor. A parte de cima tinha sido feita no mês passado, mas como tive problemas com a junta do cabeçote, achei melhor retificar toda a parte de baixo também.
Foram trocados os pistões, anéis, mancais, retificado o virabrequim, trocada a bomba de óleo. No dia q eu peguei o carro, o mecânico deixou a mangueira de recirculação fora da tampa de válvulas e me pediu pra andar um pouco com ela desconectada, pois uma pequena quantidade de álcool tinha entrado em contato com o óleo. Fiz isso. No dia seguinte verifiquei que o óleo estava límpido, então reconectei a mangueira e andei normalmente esses dias.
Peguei 2 trechos de estrada, num total de 100km, rodando sempre a 90km/h, sem barulho nenhum e nem anormalidades. Mas ontem resolvi andar um pouco mais longe, e peguei um trecho entre a minha cidade e uma cidade vizinha ha 75km. No meio do caminho, na ida, já acelerando um pouco mais (entre 100 e 110km/h) o carro aqueceu, e quando desengatei numa descida, ele morreu e não pegava mais. Notei que a água não circulava, pois a ventoinha não ligava. Testei a ventoinha, fazendo um jump no cebolão e ela ligou. Depois de algumas tentativas na partida, a bateria arriou (já estava com carga baixa).
O óleo estava normal. O que me chamou a atenção foi a bobina bem quente. Uma coisa só tava me deixando intrigado: nos trechos de subida, onde forçava um pouco mais a aceleração, ouvia-se um pequeno estralado, que eu axo ser batida de pino ou tuchos. Mas, como o carro está no ponto certo, fiquei em dúvida.
Enfim, aguardei uma meia hora, e com ajuda de um socorro, consegui fazer o carro pegar no tranco. No começo fiquei receoso, pois a batida tinha aumentado consideravelmente agora com o carro parado. Deixei funcionar um pouco e resolvi continuar a viagem devagar. Uns 4 ou 5 km adiante parei para verificar e a ventuinha tinha ligado normalmente. A batida tinha sumido. Cheguei ao destino e desliguei o carro. Na volta não tive problema nenhum nas partidas e na viagem toda, somente a bendita batida nas subidas. Voltei verificando sempre a temperatura, sem nenhum problema. A única condição depois q o carro voltou ao normal foi a marcha lenta, que não manteve mais, ficando baixa e ameaçando morrer.
Hoje de manhã foi tentar achar a causa do problema. Aparentemente tudo normal. Não tive dificuldade na partida, a marcha lenta estabilizou. A água não baixou, mas o óleo estava um pouco leitoso. Pelo cheiro, acredito ser álcool. Tirei a mangueira da reciculação e notei forte cheiro de álcool no respiro. Não fumaceou em nenhum momento. Também não se ouve mais barulho com o carro parado, nem acelerando mais forte.
Me ficou uma dúvida. A bomba foi trocada na manutenção. Será ela a responsável pelo vazamento de álcool para o carter? Será q há algum problema na lubrificação e os estalos podem ser os tuchos vazios? É possível que ele fiquem vazios e batendo mesmo em alta rotação?
Hoje ainda, durante o dia, darei mais uma verificada na bomba. E na segunda devo voltar à oficina. Mas gostaria de receber opiniões sobre o assunto. Qualquer comentário é bem vindo.

Re: Combustível no óleo

Enviado: 25 Jun 2011, 11:06
por filipenogueira
amigo, vamos lá, estou tentando ajudar mas ta difícil, srrsrsrs, quanto a bobina estar bem quente aí é um problema, ela não deve esquentar, se estava quente a ponto de não conseguir manter a mão nela, pode se preparar para trocá-la pois a bobina mesmo "quente", em um estado normal, conseguimos colocar a mão nela sem se queimar. Já quanto a mistura de alcool no óleo é um problema que não poderei te ajudar pois desconheço as causas mas pode estar ocorrendo na junta do coletor de admissão (me corrijam se estiver errado). Quanto aos barulhos, qual óleo foi colocado no carro? Lembrando que monza utiliza óleo SAE 20w50, pode ser que foi colocado outra especificação de óleo o que está fazendo com que haja tuchos batendo, como não sabemos exatamente o barulho fica difícil diagnosticar mas leve o carro no mecânico/retífica e reclame que o carro não ficou bom, que ficou com barulho e está misturando alcool no óleo pois isso nunca será normal ainda mais depois de uma retífica completa. Agora que notei que falou em relação a tuchos ficarem vazios, pelo que conheço acho difícil eles ficarem vazios mas há a possíbilidade, ninguem melhor do que o mecânico pra saber. abraços e boa sorte com o monzão

Re: Combustível no óleo

Enviado: 25 Jun 2011, 14:07
por DÉCO
Entao josé, na minha opiniao voce deveria ter trocado o oleo contaminado antes de ir até a esquina, pois a deficiencia de lubrificaçao principalmente em um motor "super justo" pode ter comprometido sériamente o motor e o pior é que para ter certeza do nivel de comprometimento do motor, só abrindo, o que custa carro, mas é de responsabilidade de quem mecheu.
se voce trocar o oleo e mesmo assim voltar a contaminar, pode realmente ser defeito na bomba de conbustivel ou na tubagem .

aguarde mais opinioes de outros monzeiros

boa sorte !

Re: Combustível no óleo

Enviado: 26 Jun 2011, 21:53
por joseapiran
Outra coisa que tá me intrigando é a batida. No dia que peguei ele na oficina, o mecânico pediu pra eu dar uma volta e verificar. Peguei uma pequena subida e ouvi um tec tec. Voltei na oficina e disse q parecia q tava batendo pino.
O ajudante comentou que o motor tava no ponto (10°), deu uma atrasadinha no distribuidor e me disse que voltasse lá se acontecesse denovo.
Já vi por aqui que o ponto do 1,8 a álcool é 7° e não 10° certo? Se realmente for isso, estando com o cabeçote taxado, pode ser dai a batida de pino certo? Segundo o mecânico, na retifica mediram o cabeçote e estava Ok. Mesmo assim optaram por plainar o bloco, já que o cabeçote tá no limite de rebaixamento. To achando que ele ficou muito taxado, e o pequeno avanço no ponto pode estar causando a batida.
De qualquer forma vou pedir que ele atrase o ponto para 7° e confira se não tá cabeceando as velas. Andei o sábado sem o respiro da tampa de válvulas pra verificar amanhã a condição do óleo. Afinal de contas to com o motor novo e não quero perder o investimento não é?