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Panes no Sistema EFI - Monza 1992

Enviado: 18 Mai 2011, 00:16
por LelecoTKD
Incrivel que pareça, tudo começou ao abastecer com gas natural ... ai a mangueira estourou do posto, sai correndo, cortamos o sistema de gas do posto ...

Fui tentar dar partida na gasolina no carro, e nada ... só girava motor de arranque ...

Passei pro gas e pegou ... porém a luz de anomalia ascendeu ...

Fui pra casa, andando uma distância de 50km, chegando na minha rua, por sorte, o carro morreu e não pegou mais nem no gas nem na gasolina

Foi descoberto pane no módulo do carro ...

O mecanico trocou, colocando um de Kadete 1.8 alcool, e claro, o carro ficou desregulado.

Troquei com o mesmo do meu carro Módulo AYMM

Pensando que iria funcionar tudo, vi que a bateria descarregou nao pegando mais carga, então comprei uma nova.

Carro funciona no gas, porém na gasolina nao pega ...

Aproveitei toda essa confusão e troquei vários componentes:

Trocado todas as correias
Trocado oleo do motor
Reparo em um vazamento hidraulico na bomba hidraulica
Adicionado novo óleo hidráulico
Efetuado limpeza no sistema EFI e troca das juntas
Trocado filtro de ar
Trocado parte do escapamento, que estava fazendo barulho
Trocado rolamento do alternador que estava fazendo barulho

Constatado baixo fluxo de combustível. Trocado algo que fica dentro do tanque, que esqueci o nome agora ...

Agora o carro morre na marcha lenta

O que pode ser?

Seria interessante trocar todos os sensores do EFI? Já que nunca mexi nesssa parte, a 7 anos que estou com o carro?

Re: Panes no Sistema EFI - Monza 1992

Enviado: 18 Mai 2011, 06:56
por LelecoTKD
Encontrei o distribuidor de vácuo com um acesso exposto, sem vedação e sem mangueira

http://www.jvn-auto.com.br/showMini.asp ... 75742T.JPG

Achei uma colocação importante do Carlos Freire
Re: pessoal estou com uma duvida.
por Carlos A. Freire » 16 Dez 2010, 17:18

No tubo de distribuição de vácuo (flautinha), que fica no lado direito do carro, perto das correias, tem várias tomadas. Não é preciso seguir uma sequência, já que todos os pontos são iguais.
As conexões são:
- Mangueira da caixa de ventilação interna (para veículo com ar condicionado)
- Mangueira do vacuômentro do painel (para painel analógico com conta giros)
- Mangueira da válvula Thermac (compartimento do filtro de ar)
- Mangueira do Canister (veículos movidos à gasolina)

Quando não as conexões não são usadas, elas devem ser fechadas normalmente com tampa de borracha. Não pode deixar livre ou com vazamento.
Caso essa "flautinha" esteja quebrada, substitua por uma nova, que se encontra facilmente em casa de auto peças.

Abs,

Carlos Freire
O carro não estabiliza na marcha lenta, com o acesso fechado e aberto.

Re: Panes no Sistema EFI - Monza 1992

Enviado: 18 Mai 2011, 07:30
por Diego Paiva
Passe o scanner e veja os valores do atudador de marcha lenta e sensor de posição de borboleta. :smt023

Re: Panes no Sistema EFI - Monza 1992

Enviado: 19 Mai 2011, 20:58
por LelecoTKD
É amigos ..., fiz uma revisão, digo pesada $$$ em meu monza, e o problema perciste ...

Problema Inicial: Carro ascendeu luz de problemas na injeção. Constatado queima do Módulo Cod. AYMM, que fica do lado do passageiro. Efetuado troca

Já dava partida na gasolina, porém, logo o problema persistiu, não pegando mais na gasolina, porém, no gas pega normalmente

Levei e fiz uma revisão em tudo.
Constatado baixa pressão no combustível vindo da bomba
(esqueci de perguntar a pressão medida e o fluxo)

Na parte de Injeção, fiz o seguinte:

Troca da Bomba
Limpeza de bico e troca do KIT TBI
Troca do Filtro do Ar
Troca do Sensor de Marcha Lenta

E outras coisas que são de parte mecânica.


Peguei o carro agora, fui abastecer gasolina e o problema persiste

Não pega na gasolina
Ai dou partida no gas
Ando, passo para gasolina, sinto a troca de combustível, porém só andar 1km, e o carro começa a perder força. Se acelero ele, sinto perder potência, ai tiro o pé do acelerador, volta a acelerar, ai começa a perder velocidade até não da mais pra manter na gasolina, e passo novamente para o gas

O que pode ser?

Troquei o sensor de marcha lenta

Sai do mecânico para abastecer já 18hs~.Abasteci meio tanque de gasolina e o problema parmanece.

Mesmo assim senti uma melhora acentuada no carro, apenas estou com o problema com a gasolina.

Re: Panes no Sistema EFI - Monza 1992

Enviado: 20 Mai 2011, 07:57
por Carlos A. Freire
Esse sintoma tem tudo para ser problema de pressão e vazão da linha de combustível. Como disse que mediu e que deve ficar entre 1,9 e 2,1bar de pressão, recomendo verificar o aterramento da bomba de combustível, que fica no porta malas ao lado da lanterna traseira direita. Como tem adaptação para o GNV, recomendo também verificar essa adaptação, principalmente no chaveamento da bomba de combustível, se é que tem. Em geral, ao passar para o GNV, a bomba de combustível deve ser desligada, para preserva-la.

Abs,

Carlos Freire

Re: Panes no Sistema EFI - Monza 1992

Enviado: 21 Mai 2011, 07:39
por LelecoTKD
LelecoTKD escreveu:Ando, passo para gasolina, sinto a troca de combustível, porém só andar 1km, e o carro começa a perder força. Se acelero ele, sinto perder potência, ai tiro o pé do acelerador, volta a acelerar, ai começa a perder velocidade até não da mais pra manter na gasolina, e passo novamente para o gas
Carlos A. Freire escreveu:Esse sintoma tem tudo para ser problema de pressão e vazão da linha de combustível. Como disse que mediu e que deve ficar entre 1,9 e 2,1bar de pressão, recomendo verificar o aterramento da bomba de combustível, que fica no porta malas ao lado da lanterna traseira direita. Como tem adaptação para o GNV, recomendo também verificar essa adaptação, principalmente no chaveamento da bomba de combustível, se é que tem. Em geral, ao passar para o GNV, a bomba de combustível deve ser desligada, para preserva-la.

Abs,

Carlos Freire

Então Carlos, quando sai da manutenção, me informaram que a pressão estava ok. Passei esses valores para eles, e creio que também a saibam, já que é uma oficina de restauração e tal ...

Como o tanque de combustível estava vazio e tive que pegar o carro, me informaram para voltar lá e regular, agora, o estranho que o problema inicial permanece

Ando, passo para gasolina, sinto a troca de combustível, porém só andar 1km, e o carro começa a perder força. Se acelero ele, sinto perder potência, ai tiro o pé do acelerador, volta a acelerar, ai começa a perder velocidade até não da mais pra manter na gasolina, e passo novamente para o gas

Trocado bomba de combustível, atuador da marcha lenta, velas, cabo de velas, limpeza e troca do reparo kit TBI e outros serviços na parte mecânica.

Estou suspeito na mangueira de combustível, que sai do tanque até o motor, que ela foi reparada recentemente por ter apresentado vazamento. Estou com suspeita que o reparo tinha sido feito obstruindo a mangueira, mais se a pressão estava correta, isso confirmaria que esteja errado.

Andando hoje, quando acelero, antes o carro respondia rápido, até cantando pneu, agora ao acelerar mais forte, o carro para de acelerar, e ao tirar o pé do acelerador ele volta a acelerar devagar, até atingir as velocidades corretas de cada marcha ...

Re: Panes no Sistema EFI - Monza 1992

Enviado: 23 Mai 2011, 19:17
por LelecoTKD
Lembrando que meu carro tem gas ... seria na mudança de gas para gasolina que o carro não está mudando corretamente?

Re: Panes no Sistema EFI - Monza 1992

Enviado: 24 Mai 2011, 10:59
por anderson mello
meu monza ta assim tb, so que o meu nao tem gaz, ele so e alcool.
ja troquei o sensor de marcha lenta, velas, cabos e por ultimo a bolbina, e nada de melhora.
ele nao segura a aceleraçao e morre.