Página 1 de 1

Transplante de diferencial Monza x Vectra

Enviado: 13 Mai 2011, 09:14
por 500EF
Pessoal,

Como sabem, tenho um monza 500EF turbo e um vectra 2.2 16v aspirado (taxa+alcool).

Costumo brincar que o cambio do vectra eh infinito, pois com motor original, vem escrito no manual que ele nao consegue atingir a rpm de corte nem em 4a marcha. De quinta entao, passa longe (tem relaçao para ir a 280 km/h REAIS a 6500... e o corte fica um pouco mais acima ainda...).

Andei pesquisando o que poderia fazer para reduzir um pouco a relaçao dele, sem prejudicar o comportamento do carro na estrada (ja tive carro com cambio extremamente curto, como kadett gs e uno 1.6 mpi e isso incomoda muito na estrada).

O jose leal me passou a relaçao do cambio original do 2.2 16v e vi que o diferencial usado eh o 3,94:1. Na linha GM so existe um outro mais curto, o 4,19:1.

Sei que ele saiu em alguns monzas. Ai veio a ideia de tentar juntar o util ao agradavel... O meu 500EF tem o 4,19.

Um transplante de diferencial entre eles mataria dois coelhos de uma vez. 6% mais longo no monza turbo e 6% mais curto no vectra aspirado.

Vejam as simulaçoes que fiz. Original, o vectra chega a 280 km/h a 6500 e o monza a 220 km/h a 6000 (todos dois vao mais, mas nao gosto de girar mais do que isso). Com a troca, os dois vao a 240 km/h a 6000 (o vectra a 260 a 6500).

Monza com 3,94:
Imagem

Vectra com 4,19:
Imagem


Para mim, assim ficaria ideal.

A grande duvida eh se mecanicamente esta troca seria possivel ou nao... Se existe alguma diferença nas carcaças que impeça, etc.

Alguem saberia me dizer?

Ah! A relaçao 3,94 saiu nos monza a alcool, como podemos ver no manual do meu 500EF:
Imagem

Re: Transplante de diferencial Monza x Vectra

Enviado: 13 Mai 2011, 12:55
por Rafaelo
imagens da minha antiga caixa F16 4M desmontada.

chave para remover a luva ajustavel de escosto rosqueada lado principal. rosca normal anti-horario aflouxa
Imagem
Imagem

luva fixa de encostro do rolamento da planetaria lado o posto. pra retirar apenas tira os parafuso e coloca um pe de cabra(local especifico dele) pra sacar ele.
Imagem

o diferencial e desmontavel, tirando a coroa apenas nos parafusos. o restante fica iqual.
Imagem

Re: Transplante de diferencial Monza x Vectra

Enviado: 13 Mai 2011, 13:48
por Rafaelo
esqueci de falar uns negocio bem importante, e postei acima sem antes ter visto isso. nao é tao simples assim como parecia no começo.

monza - dentes ?
*CORÔA do diferencial 67 dentes - 4.19:1
*ÁRVORE secundária 16 dentes - 4.19:1

vectra 2.2 16V F18WR - dentes helicoidal
*CORÔA helicoidal do diferencial 71 dentes - 3,94
*ÁRVORE secundária 18 dentes - 3,94

caso seja possivel essa troca por causa do tipo de dentes e pela arvore secundaria(ponta da engrenagem) oque ja acho que ficou inviavel ate eu ver isso. caixa F16 e F18 sao diferentes as engrenagens.
no monza: 71 / 16 = 4,43
no vectra: 67 / 18 = 3,72

refaça os calculos Eduardo e veja oque deu, tem que levar em conta o numero de dentes da ponta da engrenagem do eixo secundario pro calculo como mostrei acima. como pode ver nao é so o diferencial que muda e sim os dentes do eixo secundario, e pra piorar a engrenagem do eixo secundario é usinada no eixo ae murcho de vez.

Re: Transplante de diferencial Monza x Vectra

Enviado: 13 Mai 2011, 13:55
por 500EF
Eh... tenho que estudar isso melhor...

A ideia seria aproveitar que vou mesmo ter que trocar a embreagem do vectra para ja fazer tudo de uma vez...

Mas valeu pelos esclarecimentos... :wink:

Edit: Podia ter deixado seu post com as fotos... Com certeza, serviria de consulta futura para muita gente no forum...

Edit2: Nao entendo muito disso, porque ainda nao tive a oportunidade de brincar com uma caixa aberta, mas nao teria como eu trocar o pinhao e a coroa, mantendo o restante?

Imagem

Imagem

Re: Transplante de diferencial Monza x Vectra

Enviado: 13 Mai 2011, 14:36
por Rafaelo
vamos supor que seja a possivel o intercambio, entre F16 e F18 ou vice versa por conta do tipo de engrenagens.
no monza ficaria: 71(coroa) / 16(pinhao) =rel 4,43
no vectra ficaria: 67(coroa) / 18(pinhao) = rel 3,72

oque poderia fazer no vectra é o seguinte... mantendo tudo original sem adaptação. pode colocar a diferencial e o "pinhao" do monza 94-96 ou outros GMs F18 CR ja que essa peça pode ser trocada ela é estriada por dentro. refaça o calculo com o dentes do pinhao e o da coroa dessa F18CR com as engrenagens da marcha original da F18WR. pra ver se fica um relação mais curta.

no monza no teu caso F16 é mais complicado alongar a relaçao por conta do eixo secundario bruto que é uma peça so eixo e pinhao. so daria pra fazer jogadas com peças F16 <93.

blz vo recolocar as imagens ja fica de literatura.

Re: Transplante de diferencial Monza x Vectra

Enviado: 13 Mai 2011, 20:00
por José Leal
Pelo que sei, o câmbio do Vectra 8V é um F18CR, igual ao Monza 95/96. Se colocar o diferencial dele no 16V, aí que as marchas vão ficar infinitas mesmo. A não ser que o diferencial do Monza seja diferente.

Eduardo, na teoria seria ideal, marcas mais longas no Monza e mais curtas no Vectra. Resta saber, como o Rafaelo disse, se o intercâmbio é viável. Certamente seu preparador pode ajudar.

Re: Transplante de diferencial Monza x Vectra

Enviado: 03 Jun 2011, 21:07
por Fhabyo Dias Neves
Rafaelo, vendo essas imagens do seu cambio lembrei do cambio do meu monza hatch 1.6 quatro marchas, ai comprei um conjunto de 5 marchas, eu não tirei o cabmio do carro eu tirei a tampa da quarta e desmontei o diferencial, tirei o conjunto completo e infiei o outro, foi um processo muito louco, assim como era o meu hatch.. Agora Eduardo concordo plenamente com o RAfaelo: "no monza no teu caso F16 é mais complicado alongar a relaçao por conta do eixo secundario bruto que é uma peça so eixo e pinhao. so daria pra fazer jogadas com peças F16 <93." Ele é o cara...

Re: Transplante de diferencial Monza x Vectra

Enviado: 01 Jun 2012, 01:55
por haymo ribeiro
rafaelo, para minha surpresa, desmontei a caixa do vectra e tireia do carro e eu e meu mecânico dando uma olhada rápida, parece que tirando os suportes da caixa do vectra ela fica igualzinha os encaixes como o monza...o único medo que tenho é que talvez fique longa demais e tb o cabo do velocímetro...o cabo da embreagem eu vi.... ela tem opção a cabo, não precisa por hidráulico é só montar....eu tentei vender para um cara de astra, mas não deu certo no carro, foi nessa que meu mecÂnico falou que pelos encaixes, dava no monza e vi num tópico de caixas vc falando alguns casos, porém sei que não são modelos intercambiáveis as peças...o que me diz ???? o monza ficou bom mas tô com medo do cambio infinito do vectra matar o carro, e realmente eu achava ele longo demais...