Começamos agora mais uma história com o velho e querido monza e que por sorte tenho o prazer de fazer parte.
Em meados de setembro de 2010 vi um monza 500ef abandonado no quintal da oficina que meu cunhado mora, o carro estava sendo jogado de um lado para o outro pelo dono que não tinha condições de reformar esse período foi de um 2 anos, comentei que era um clássico e perguntei para ele se estava a venda e ele falou que estava porém sem mecânica, bancos, rodas, o carro foi recuperado de furto, como no momento não tinha espaço para mais um monza na garagem perguntei se ele não tinha interesse em colocar a maquina para rodar, mas no momento quase apanhei e ele não queria saber de dor de cabeça e por ai vai... poucos dias depois ele pergunta se eu toparia ajudá-lo na restauração e eu como um bom monzeiro topei na hora. Como comentei no primeiro momento precisávamos encontrar a mecânica original, complicada de encontrar, pensamos por um momento em colocar a mecânica carburada, passado alguns dias descobri que o Marcel estava vendendo as peças do seu monza e felizmente conseguimos a mecânica, os bancos (estão bem ruins mas o que vale é o modelo original para reforma), tabelier e rodas. Fizemos a retirada do motor, a primeira etapa foi fazer a parte de baixo o virabrequim apresentava sinais de desgaste, passando assim para a segunda retifica. O próximo passo foi a montagem no carro, necessitando de atenção e cuidado. Motor no lugar começa o martírio atrás dos bicos originais, depois de varias buscas meu cunhado conseguiu um jogo novo com um preço bem atrativo. Seguimos com o carro para a auto-elétrica, ou melhor dizendo "picareta" ligou meia dúzia de fios e não conseguiu fazer o carro funcionar, aqui começa o martírio, depois de muita briga e substituição de peças, trocamos a bomba elétrica que apresentava problemas mas os bicos não estavam pulsando, o motor girava, a bomba mandava combustível, tínhamos faíscas nas velas mas os bicos não pulsavam, conseguimos um cara bom que consertou a central e ajustou a cagada que o outro eletricista fez... e finalmente conseguimos ouvir o ronco do bichinho, mas não acaba ai outro ponto critico foi a compra das mangueiras do TBI, hj em dia esta mais fácil ganhar na mega do que encontrar as mangueiras originais desse motor, mas felizmente meu cunhado encontrou em sampa e montou esta semana, a principio a parte mecânica está ok, a lenta esta firme e parou de oscilar.
Internamente foi realizada uma bela limpeza e por incrível que pareça as peças de acabamento estão em perfeitas condições sendo elas, forro de portas, tampão, e peças do painel, tivemos apenas que substituir o tabelier que foi quebrado para tirar o botão que abre o porta malas, mas isso foi tranqüilo, agora estamos aguardando o latoeiro fazer uns podrinhos no assoalho para colocar a manta e o feltro e efetuar a montagem interna.
Externamente o carro apresenta boa parte das características do 500ef, como frisos, lanternas e aerofólio, sendo necessário apenas a compra de um spoiler original e as milhas, depois de muita procura e negociação conseguimos comprá-los, aproveitando o embalo restauramos os faróis e foi adquirido um par de piscas hella para o monzinha.
A próxima etapa será a restauração dos bancos para finalizar a parte interna do carro, depois será realizado o reparo do AC e bem mais para frente a restauração da lataria.
Abaixo algumas fotos no dia em que pegamos, esse final de semana tiro novas fotos.
Abrass