Manutenção na chave seletora do ar condiconado
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Manutenção na chave seletora do ar condiconado
Hoje vamos fazer uma manutenção na chave seletora do ar condicionado. Vejo que muitos aqui tem tido problemas no acionamento dele.
Vamos lá:
Step 1
Comece removendo o cinzeiro, painel dos botões, etc.
A imagem que voce irá ver será essa:
Desconecte elas.
agora desconecte os fios do comutador. No próximo tutorial vamos bolar um relê para isso, pois devido a alta amperagem acaba deteriorando ela. E não está nada fácil encontrar isso novo. O rele sempre vamos achar um novo, a chave nova nao.
Observe que só encaixa de uma posiçao
Remova os parafusos, um em cima e outro embaixo.
o proximo passo é remover o cabo de aço.
Solte a trava plastica do cabo de aço e gire o conjunto da chave até a abertura onde se pode remover o cabo.
Olha ele aí solto
Aí tá o sujeito mau.
Agora teste a continuidade da chave com um multimetro, pode ser lampada tambem.
Veja se acontece interrupçoes durante o movimentação da chave.
Lembre-se: um dos contatos é do compressor, e um do motor do ventilador. Geralmente o ventilador só corta corrente quando está na posição 0.
Encontrou algo estranho? Siga em frente, vamos abrir isso:
Solte os 2 grampos, antes deixe na posição 0 senão na hora de montar vai ser trabalhoso.
Solte os 2 parafusos do seletor de vacuo, veja que tem um alinhamento de posicao esta peça, quando for montar deixe na mesma posiçao
com extremo cuidado, destrave as travas q estão ao redor do comando seletor, aí vc poderá tirar a peça.
Novamente, atente á posição dessa engrenagem, o segundo dente de trás pra frente quase se alinha á saliencia da carcaça da peça.
remova essa engrenagem
remova os 2 parafusos e verá isso
remova a arruela travante.
coloque nesta posiçao que permite descer o pino
Cuidado! tem 3 molas desca o pino com maximo de cuidado
Verifique estas pistas se estão deformados, derretido, empenado etc e verifique o anel de comando tambem se está empenado.
Basta colocar este anel de comando (o de 3 saliencias) numa superficie plana e veja se os 3 contatos tocam na superficie.
Aproveite que está desmontado tudo e de uma limpada nas peças.
Vamos agora mexer no comando do vácuo:
Com alicate, pressione a trava.
Aqui está o garoto aberto:
Limpe ele com detergente e inspecione a peça quanto a ressecamento, danificação dos lábios etc.
Inspecione contra a luz a carcaça do comando, verifique possiveis entupimentos.
Tudo ok, lubrificamos a peça. Não exagere na vaselina
OBS: A foto é meramente ilustrativa, usa-se vaselina líquida não a sólida sob a pena de a chave ficar dura.
Assim poderemos fazer essa pequena manutençao na chave. Poeira e outros agentes estragam ela, fique atento também se o comando esquenta muito. Pode ser que uma hora possa derreter. Aguarde o próximo tutorial que vamos bolar um sistema de rele.
Espero que ajudem este tutorial.
Abraços!
Vamos lá:
Step 1
Comece removendo o cinzeiro, painel dos botões, etc.
A imagem que voce irá ver será essa:
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agora desconecte os fios do comutador. No próximo tutorial vamos bolar um relê para isso, pois devido a alta amperagem acaba deteriorando ela. E não está nada fácil encontrar isso novo. O rele sempre vamos achar um novo, a chave nova nao.
Observe que só encaixa de uma posiçao
Remova os parafusos, um em cima e outro embaixo.
o proximo passo é remover o cabo de aço.
Solte a trava plastica do cabo de aço e gire o conjunto da chave até a abertura onde se pode remover o cabo.
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Agora teste a continuidade da chave com um multimetro, pode ser lampada tambem.
Veja se acontece interrupçoes durante o movimentação da chave.
Lembre-se: um dos contatos é do compressor, e um do motor do ventilador. Geralmente o ventilador só corta corrente quando está na posição 0.
Encontrou algo estranho? Siga em frente, vamos abrir isso:
Solte os 2 grampos, antes deixe na posição 0 senão na hora de montar vai ser trabalhoso.
Solte os 2 parafusos do seletor de vacuo, veja que tem um alinhamento de posicao esta peça, quando for montar deixe na mesma posiçao
com extremo cuidado, destrave as travas q estão ao redor do comando seletor, aí vc poderá tirar a peça.
Novamente, atente á posição dessa engrenagem, o segundo dente de trás pra frente quase se alinha á saliencia da carcaça da peça.
remova essa engrenagem
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remova a arruela travante.
coloque nesta posiçao que permite descer o pino
Cuidado! tem 3 molas desca o pino com maximo de cuidado
Verifique estas pistas se estão deformados, derretido, empenado etc e verifique o anel de comando tambem se está empenado.
Basta colocar este anel de comando (o de 3 saliencias) numa superficie plana e veja se os 3 contatos tocam na superficie.
Aproveite que está desmontado tudo e de uma limpada nas peças.
Vamos agora mexer no comando do vácuo:
Com alicate, pressione a trava.
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Inspecione contra a luz a carcaça do comando, verifique possiveis entupimentos.
Tudo ok, lubrificamos a peça. Não exagere na vaselina
OBS: A foto é meramente ilustrativa, usa-se vaselina líquida não a sólida sob a pena de a chave ficar dura.
Assim poderemos fazer essa pequena manutençao na chave. Poeira e outros agentes estragam ela, fique atento também se o comando esquenta muito. Pode ser que uma hora possa derreter. Aguarde o próximo tutorial que vamos bolar um sistema de rele.
Espero que ajudem este tutorial.
Abraços!
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado
Show de bola ein Marcel!!!
ÓTIMO ÓTIMO ÓTIMO!!!
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EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado
Eu já tinha feito esse desmonte em uma chave velha que tinha. Parece que junta muito zinabre nas pistas dos contatos. Uma polida com bombril até as pistas ficarem brilhando ajuda muito.
Só faltou falar da folga das engrenagens. Tem como resolver isso tb, Japa?
Só faltou falar da folga das engrenagens. Tem como resolver isso tb, Japa?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado
a folga é causada pelo endurecimento do comando do vácuo na maioria dos casos. tipo, voce coloca numa posiçao e ela faz função da anterior entende.
uma manutencao fica perfeito.
abcs
uma manutencao fica perfeito.
abcs
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2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado
Show de bola esse tuto :smt023
Vai ser muito util para o pessoal do forum, inclusive eu
Está ficando a cada dia mais difícil achar uma chave seletora do ar :smt011
Estou ansioso pelo próximo tuto com o sistema para o rele :smt023 :smt023 :smt023
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Está ficando a cada dia mais difícil achar uma chave seletora do ar :smt011
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado
Fiz no meu hoje, ficou show de bola. A minha funcionava direito... so não mandava ar pro parabrisas.. e tinha um chiado, como se estivesse vazando ar... agora está perfeito.
Valeu japa!
Valeu japa!
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado
Alguem saberia informar quais os resultados dos teste de continuidade da chave seletora em suas todas as posições :smt017Marcel Murai escreveu:a folga é causada pelo endurecimento do comando do vácuo na maioria dos casos. tipo, voce coloca numa posiçao e ela faz função da anterior entende.
uma manutencao fica perfeito.
abcs
A minha tá maluca tem hora que desliga em uma posição tem hora que desliga em outra, mas nunca na que deveria :smt010
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado
MARK, verifique se é o do compressor. se for realmente só aciona em algumas posicoes. Para verificar continuidade do comando do compressor posicione em alguma funcao que ligue o compressor EX: frio max, frio normal desembacador etc. e veja se estao dando mal contato
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