Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Marcel Murai
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Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Hoje vamos fazer uma manutenção na chave seletora do ar condicionado. Vejo que muitos aqui tem tido problemas no acionamento dele.
Vamos lá:
Step 1
Comece removendo o cinzeiro, painel dos botões, etc.
A imagem que voce irá ver será essa:
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Desconecte elas.
agora desconecte os fios do comutador. No próximo tutorial vamos bolar um relê para isso, pois devido a alta amperagem acaba deteriorando ela. E não está nada fácil encontrar isso novo. O rele sempre vamos achar um novo, a chave nova nao.
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Observe que só encaixa de uma posiçao
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Remova os parafusos, um em cima e outro embaixo.
o proximo passo é remover o cabo de aço.
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Solte a trava plastica do cabo de aço e gire o conjunto da chave até a abertura onde se pode remover o cabo.
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Olha ele aí solto
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Aí tá o sujeito mau. :D
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Agora teste a continuidade da chave com um multimetro, pode ser lampada tambem.
Veja se acontece interrupçoes durante o movimentação da chave.
Lembre-se: um dos contatos é do compressor, e um do motor do ventilador. Geralmente o ventilador só corta corrente quando está na posição 0.
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Encontrou algo estranho? Siga em frente, vamos abrir isso:
Solte os 2 grampos, antes deixe na posição 0 senão na hora de montar vai ser trabalhoso.
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Solte os 2 parafusos do seletor de vacuo, veja que tem um alinhamento de posicao esta peça, quando for montar deixe na mesma posiçao
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com extremo cuidado, destrave as travas q estão ao redor do comando seletor, aí vc poderá tirar a peça.
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Novamente, atente á posição dessa engrenagem, o segundo dente de trás pra frente quase se alinha á saliencia da carcaça da peça.
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remova essa engrenagem
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remova os 2 parafusos e verá isso
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remova a arruela travante.
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coloque nesta posiçao que permite descer o pino
Cuidado! tem 3 molas desca o pino com maximo de cuidado
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Verifique estas pistas se estão deformados, derretido, empenado etc e verifique o anel de comando tambem se está empenado.
Basta colocar este anel de comando (o de 3 saliencias) numa superficie plana e veja se os 3 contatos tocam na superficie.
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Aproveite que está desmontado tudo e de uma limpada nas peças.
Vamos agora mexer no comando do vácuo:
Com alicate, pressione a trava.
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Aqui está o garoto aberto:
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Limpe ele com detergente e inspecione a peça quanto a ressecamento, danificação dos lábios etc.
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Inspecione contra a luz a carcaça do comando, verifique possiveis entupimentos.
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Tudo ok, lubrificamos a peça. Não exagere na vaselina
OBS: A foto é meramente ilustrativa, usa-se vaselina líquida não a sólida sob a pena de a chave ficar dura.
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Assim poderemos fazer essa pequena manutençao na chave. Poeira e outros agentes estragam ela, fique atento também se o comando esquenta muito. Pode ser que uma hora possa derreter. Aguarde o próximo tutorial que vamos bolar um sistema de rele.
Espero que ajudem este tutorial.

Abraços!
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Leocastro »

Show de bola ein Marcel!!!
ÓTIMO ÓTIMO ÓTIMO!!!
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por José Leal »

Eu já tinha feito esse desmonte em uma chave velha que tinha. Parece que junta muito zinabre nas pistas dos contatos. Uma polida com bombril até as pistas ficarem brilhando ajuda muito.

Só faltou falar da folga das engrenagens. Tem como resolver isso tb, Japa?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Marcel Murai
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Marcel Murai »

a folga é causada pelo endurecimento do comando do vácuo na maioria dos casos. tipo, voce coloca numa posiçao e ela faz função da anterior entende.
uma manutencao fica perfeito.
abcs
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por MARK »

Show de bola esse tuto :smt023
Vai ser muito util para o pessoal do forum, inclusive eu :lol:
Está ficando a cada dia mais difícil achar uma chave seletora do ar :smt011
Estou ansioso pelo próximo tuto com o sistema para o rele :smt023 :smt023 :smt023
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Fiz no meu hoje, ficou show de bola. A minha funcionava direito... so não mandava ar pro parabrisas.. e tinha um chiado, como se estivesse vazando ar... agora está perfeito. :mrgreen:

Valeu japa!
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por MARK »

Marcel Murai escreveu:a folga é causada pelo endurecimento do comando do vácuo na maioria dos casos. tipo, voce coloca numa posiçao e ela faz função da anterior entende.
uma manutencao fica perfeito.
abcs
Alguem saberia informar quais os resultados dos teste de continuidade da chave seletora em suas todas as posições :smt017
A minha tá maluca tem hora que desliga em uma posição tem hora que desliga em outra, mas nunca na que deveria :smt010
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Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Marcel Murai »

MARK, verifique se é o do compressor. se for realmente só aciona em algumas posicoes. Para verificar continuidade do comando do compressor posicione em alguma funcao que ligue o compressor EX: frio max, frio normal desembacador etc. e veja se estao dando mal contato
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