Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

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Robson Lott
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Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por Robson Lott »

500EF escreveu:Fácil... Venha buscar o seu monza aqui em BH e depois o leve para aí... :D

E a frase da sonda cheirar as fezes para só aí saber o que tinha comido, eu uso quando tento explicar porque carro flex dá pau se você trocar de combustível num posto perto de casa e logo depois desligar o carro. Quando for ligar no outro dia, terá uma bela surpresa... Ele simplesmente não pega... hehehe

Se ele depende da sonda para identificar o que está queimando, como vai fazer isso se ainda não ligou?

Já vi carro chegar na oficina no reboque por conta disso.

Malditos flex-fools.
Ti lindu!!! :smt061 :smt079
hehehehehehe!!!!!

Cara, esse tipo de evento que acontece nos flex-fool é demais!!! :smt023 É por isso que amo os mono-combustíveis... se for daquelas injeções burras, estúpid@s, ignorantes, imbecis então....... :mrgreen:
vrsilva escreveu:Robson, se o "MAP" dela está ligado no vácuo do motor, eu acho que não... Não sei, posso estar enganado... No meu ver pra medir pressão atmosférica o tempo todo, teria que ler a pressão atmosférica... dãããrrr!!! Mas é!! Se está ligado numa tomada de vácuo do coletor, ela irá fazer a leitura da pressão negativa do coletor...

Eduardo isso também é válido pra aquele conselho, não ficar "vareiando" o combustível frequentemente, sempre que possível completar o tanque somente com um combustível, e andar vários quilômetros com o "novo" combustível abastecido.
Silva, o MAP da Delphi 700 tá ligado no coletor, então ele percebe o quanto de vácuo os cilindros chuparam, correto? Eu entendo que a qtd de oxigênio (densidade do ar) tá diretamente relacionado à pressão atmosférica, que por sua vez, à altitude.

Mas acho que uma coisa é o motor receber o parâmetro de pressão atmosférica, outra coisa é a densidade do ar, que são proporcionais, mas não são diretas, (exemplo porco):

- nível do mar -> 1 unidades de pressão atmosféricas motherfucker (upamf) -> 100 unidade de densidade do ar de merd@ (udam)
- 1000m acima do nível do mar -> 0,1 upamf -> 85 udam
- 2000m acima do nível do mar -> 0,2 upamf -> 72 udam

entendeu?! Por isso que deve haver uma maneira das ECUs mais modernas (e não essa Delph 700 de 1930) receber o parâmetro de altitude através de outra maneira!

Me corrijam se eu tiver errado, por favor! Preciso terminar a facul quando chegar no Brasil, mas sóoooo em Julho! :lol:


EDIT: pra que o exemplo porco faça mais sentido do que ele menos tá fazendo :lol:
Editado pela última vez por Robson Lott em 02 Fev 2015, 11:43, em um total de 1 vez.
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500EF
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Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por 500EF »

A recomendação que vem escrita no manual do cruze é esta:

Depois de reabastecer, dirija
o veículo por aproximadamente 10
minutos, especialmente se
o combustível predominante for
alterado.
Eduardo Rettore
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José Leal
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Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por José Leal »

Aqui no Classic, não me recordo dessa recomendação no manual. Mas, de fato, deixo o motor funcionando um tanto bom quando viro o combustível.

Aliás, terei que ver um reset padrão A na minha IE, via Tech2. No OPCom aqui, não tem como fazer isso direito.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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500EF
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Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por 500EF »

500EF escreveu:Na prática, o que posso dizer é que mesmo aqui a 1000m de altitude, a sonda lambda do meu monza continua mostrando o número mágico de 860mv em lenta aquecido. Então o impacto desta variação não deve ser tão considerável assim.
Eduardo Rettore
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Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por 500EF »

Fiz uma modificação na Blazer este final de semana.

Estava tudo certo com ela, mas eu estou precisando de uma polia regulável para enquadrar o comando do astra também (mesmo caso da blazer, com o rebaixo, ele fica uns graus atrasado).

Em tempos de combustível a preço de ouro, mesmo sabendo que vou perder em alta, trazer mais torque para baixo (ele está meio bobão abaixo de 2500rpm e vira o bicho acima de 4500rpm, como se fosse um 16v) é intere$$ante.

A que eu tinha comprado para usar no Astra acabei colocando na Blazer (tem fotos aí no tópico) e, como era a última da loja, depois não achei outra para comprar a não ser uma com 3 parafusos que está no ML agora e que não fui com a cara dela...

Mas aí eu pensei o seguinte.

O rebaixo de 2,7mm (cabeçote + junta fina) deixou o comando meio dente fora para esticar a correia, em relação à marcação da posição 1 da polia (eu só teria opção de deixar com meio dente adiantado ou meio dente atrasado).

A polia original da blazer tem duas posições de montagem. Na 1, o comando fica "zerado". Na 2, ele fica meio dente adiantado (provavelmente fizeram isso para trazer torque para baixo, no caso dos utilitários, matando a alta deles - potência máxima originalmente a 4.800rpm).

Quando coloquei a regulável, primeiro eu enquadrei o comando para ficar zerado na posição 1 da polia original e mantive esta posição, usando a regulagem apenas para esticar a correia.

Portanto, como preciso de regular meio dente, a polia original usada na posição 2 vai deixar o comando "zerado", como eu quero. Só a marcação da polia que vai ficar fora, mas que se dane... O que importa é o comando ficar na posição e a correia esticada para ele não sair dela.

Na teoria, tudo certo. Então parti para a prática...

Foto de como estava a regulável depois de ter rodado com o carro na virada do ano:

Parte de baixo (a perspectiva da foto faz parecer que estava um pouco fora, mas não estava):
Imagem

Parte de cima (marcação que fiz na época, com canetinha permanente verde casando com o "V" na capa da correia):
Imagem

Com o comando preso no lugar para ficar "zerado", coloquei a polia original na posição 2:
Imagem

A marcação dela em 2 fica 1/2 dente atrasada (por isso a correia fica esticada igual com a regulável), mas o comando está no lugar certo.
Imagem

Só para conferir, coloquei a regulável por cima da outra já montada, casando dente com dente e a linha verde está alinhada com o "V" da capa:
Imagem

Saí com ela e como era de se esperar, já que tudo ficou nas mesmas posições que antes, retomei em segunda a menos de 1000rpm numa subidona íngreme e tudo certo. Também estiquei a segunda até o corte (6000rpm) e tudo certo.

Aqui o motor em funcionamento (motor ainda gelado...)... Liiiiiiiiiiiiiiiiiso (não reparem na sujeira. Eu já não sou fã de lavar motor e neste carro, eu até tento, mas é impossível manter limpo com aquela grade gigante no capô e com as chuvas que peguei com ela na estrada :D):



Com isso agora vou ter a polia regulável para colocar no astra, sem mudar nada na blazer e sem ter que comprar outra... ;)

Ah! E antes que perguntem, já tomei muita chuva com ela, inclusive em alta velocidade ("spray") e mesmo a plus ficando ali na frente, continua sempre seca e ventilada. ;)
Eduardo Rettore
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Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por Leocastro »

Andei na Blazer! Bem melhor que a original sem dúvida alguma, esperta e torcuda, entregando torque linearmente!
Parabéns Eduardo, trabalho muitíssimo bem feito.
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EX - Astra Belga SW
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500EF
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Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por 500EF »

Valeu, conterrâneo! ;)
Eduardo Rettore
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Re: Blazer 2.4 8v - Cabeçote preparado + álcool

Mensagem não lida por 500EF »

No final de semana passado eu troquei as velas BPR8ES apontadas que estavam na blazer por BP7ES que já havia comprado há meses.

As BPR8ES já estavam com abertura maior que 1,4mm e com o eletrodo central começando a desgastar em diagonal (centelha começando a pular de lado).

Regulei as BP7 diretas novas com 1,2mm e vamos ver quanto tempo duram... rsrsrs

No painel ela está com 17.500km (troquei o original por outro com conta-giros quando ela tinha uns 70.000km).

Fiz a primeira média de consumo depois da troca hoje e deu 7,1 km/l (trecho misto).

Considerando a diferença de preço da pinga para a mijolina atual aqui em BH (álcool = 75% da gasolina), isso equivaleria a 9,5 km/l na gasolina.

Deste jeito os cabos novos e as velas diretas vão se pagar rapidamente... rsrsrs
Eduardo Rettore
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