

Então resolvi compra o tal cabo do automático. bom pela foto no MERCADO LIVRE o cabo do automático é 1 metro uns quebrados!!! bem maior do que o do meu monza! só que ele tem nas 2 pontas umas porcas de plástico e o cabo do meu tem de metal! e somente em 1 das pontas, fui numa auto peça e comprei o bendito cabo. 24 reais!
Nota que o cabo do SUPOSTO MONZA AUTOMATICO, não serve no monza 88 manual, a não ser que se faça uma adaptação simples
Material usado e comparação dos cabos

Só usei uma lima e um alicate, pois o cabo maior veio com 2 porcas diferentes mostradas no quadrado vermelho!. E com os conectores de metal diferentes também e precisava ser trocado pelos conectores do meu cabo.

Basicamente a parte interna do cabo.. o CABO MOVEL, tem a mesma ponta! E a mesma espessura. Então só precisa trocar os conectores de plástico e ponteiras de metal..
Para remover as pontas de metal primeiro tire o cabo móvel, segure o cabo externo com um alicate tendo o cuidado para não amassar o cabo!. E com a mão ou outro alicate vá torcendo em sentido ant horario. As ponteiras são prensadas no cabo externo porem elas ficam presas mais na capa de plástico do cabo do que no próprio cabo,.
Nota que as 2 extremidades não são idênticas.. a ponteira que vai no painel é diferente da que vai no motor., remova as 4 ponteiras. Dos 2 cabos e a no meu caso o meu cabo novo tinha uma rebarba nas 2 extremidades e isso logo me daria problemas.. então com a lima eu deixei as 2 pontas bem limadas.. POLIDAS.. depois disso testei com o cabo interno e unindo as 2 pontas “ sem lubrificar o cabo “ o cabo interno rodava macio semprender! Pois em 1 das pontas (a que vai no painel).. existe um limitador uma arruela de papelão e uma arruela de metal. Essa arruela prende quando o cabo possui rebarbas no acabamento. Das pontas. Bom feito isso creio que o cabo dure alguns dias a mais! ?.
Para fixar as ponteiras do cabo antigo no cabo novo basta com o alicate rosquear em sentido horário a ponteira do cabo antigo no cabo novo. Deixe aproximadamente 2 gomos da ponteira preenchido com o cabo externo!. Como na foto abaixo.

Para fixar denitivo a ponteira eu apenas apertei melhor com o alicate na área que tem as marcas da prensa! Mas se ela já entrar aperdado.. rosqueando.. dificilmente irá se soltar.. DETALHE ( o cabo vem com uma espécie de caba protetora.. menor por cima do cabo externo. Onde ajuda a não ter atrito com outras partes do motor.. como eu tinha 2 cabos acabei usando as 2 capas no mesmo cabo vestindo a parte prensada da ponteira.. isso isolou melhor pra quando eu lubrificar o cabo não ficar pingando óleo ou graxa na parte de dentro do carro).
Não esqueça de antes de fixar a ponteira colocar a porca metálica.. na ponta que irá no motor..

Outra coisa que também me preocupei é em deixar o cabo interno com as pontinhas alinhadas no limite das ponteiras..

Elas estando alinhadas no limite da ponteira.. isso vai fazer com que ao fixar no painel..o cabo interno não deslize para dentro quando for fixado no motor.
Caso fique muito curto o cabo interno vai ter que ser cortado o cabo externo.. “ CONDUITE para que as pontas fiquem na medida certa quando for fixado as ponteiras.
Um alicate de corte daria conta de cortar o conduite.. mas após o corte lime bem para deixar bem lisa a ponta e evitar travamentos do cabo.

Com o cabo pronto fui colocar no carro para ver como ficaria., usei a mesma passagem do cabo antigo.. entra por cima do suporte da embreagem.. passa dentro de um dos furos desse suporte e segue por cima do duto de ventilação. Olhando de frente do painel o cabo não esta no meio! Se for fixo no meio quando for colocado o painel ele terá uma curva tão acentuada que possivelmente ira se romper.

Nota em amarelo a coluna esquerda.. ela vai passar ao lado de fora dessa coluna. Isso da o alinhamento certo com a entrada no painel.
Deixando uma folga expressiva la no motor com o cabo veja o quanto sobrou para fora do painel..

Esse cabo fico tão grande que so de raiva da pra colocar ele perto do retrovisor que ele alcança! ? ficou muito fácil de fixar ele agora no motor.. e o mais importante.. não ficou nenhuma curva acentuada.. todas as curvas ficaram bem largas.. e o cabo interno rodou livremente.
Bom próximo passo era lubrificar.. que o fiz com próprio óleo queimado do motor. Para não desperdiça óleo!. E nas 2 ponteiras coloquei graxa .. 1 fixei o painel.. sempre puxando o cabo la no motor para não força uma dobra! Atrás do painel..
Com o painel no lugar então fixei o motor.. isso antes era impossível! Com o cabo que estava no meu carro. E creio que seja a forma correta pois se fixar o cabo primeino no motor o cabo interno é empurrado para fora.dai não encaixa no motor. A peça vai girar em falso e nada de velocímetro funcionando.
Depois de lubrificado e colocado no motor vem uma parte meia chata.. arrumar um lugar para o cabo não ficar atrapalhando nada e nem tão dobrado para ele ter uma vida mais longa. Mas como cada carro varia de peças fica a critério de cada 1 encontrar um lugar mais adequado!, quanto menos dobrado melhor.
Segue algumas fotos do lado do motor
Fixo no motor.. sem dobras.. bem reto! Para cima..

Detalhe da curvatura do cabo. ( não esta fixo ainda, num próximo sábado irei arrumar algum lugar melhor para fixar ele definitivo )

Detalhe da borracha de vedação do novo cabo. Que é diferente da que estava no lugar mas como achei que essa vedaria melhor deixei a do cabo novo.

O cabo ficou tão grande que se eu puxar ele pra cima ele passa da altura do filtro de ar...

Exagero? Bom talvez seja.. talvez não precise de um cabo tão maio quanto era o original, ou talvez não fosse original.. por isso era tão curto. O que importa é..funciono bem.. o ponteiro não pula.. então não enrosca!, deu pra lubrificar bem.. encaixar bem.. sem passa raiva e sem dobras acentuadas.. espero que dure muito este cabo. E mais ainda espero ter ajudado alguém a não passar raiva com cabos curtos.! Abraço a todos!