CABO VELOCIMETRO CURTO? NUNCA MAIS!!

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
dathus
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

CABO VELOCIMETRO CURTO? NUNCA MAIS!!

Mensagem não lida por dathus »

Bom.. primeiramente.. meu monza é o classic 88/89 carburado. cambio manual e painel com conta giros, lia no forum que algumas pessoas tinham esse problema do cabo ser curto demais. :( mas poxa como assim!? dai um belo dia o meu cabo foi pros KIABOS pesquisei e achei no forum do monzeiros algumas pessoas dizendo.. "COLOCA O CABO DO AUTOMATICO". continuei a pesquisa e vi que o cabo do automático não daria no meu. o meu monza tem um cabo curto que pela tabela o cabo certo é de 920 MM ,. porem é tao curto o safado que ou vc ferra sua mao.. ou vc ferra o cabo ou ferra o painel. e em algumas vezes funciona :) dai comprei o cabo coloquei com muito sacrifício.. funcionou.. precisei tirar novamente o painel.. e dai nao consegui mais colocar o cabo.

Então resolvi compra o tal cabo do automático. bom pela foto no MERCADO LIVRE o cabo do automático é 1 metro uns quebrados!!! bem maior do que o do meu monza! só que ele tem nas 2 pontas umas porcas de plástico e o cabo do meu tem de metal! e somente em 1 das pontas, fui numa auto peça e comprei o bendito cabo. 24 reais!

Nota que o cabo do SUPOSTO MONZA AUTOMATICO, não serve no monza 88 manual, a não ser que se faça uma adaptação simples

Material usado e comparação dos cabos
Imagem

Só usei uma lima e um alicate, pois o cabo maior veio com 2 porcas diferentes mostradas no quadrado vermelho!. E com os conectores de metal diferentes também e precisava ser trocado pelos conectores do meu cabo.
Imagem

Basicamente a parte interna do cabo.. o CABO MOVEL, tem a mesma ponta! E a mesma espessura. Então só precisa trocar os conectores de plástico e ponteiras de metal..

Para remover as pontas de metal primeiro tire o cabo móvel, segure o cabo externo com um alicate tendo o cuidado para não amassar o cabo!. E com a mão ou outro alicate vá torcendo em sentido ant horario. As ponteiras são prensadas no cabo externo porem elas ficam presas mais na capa de plástico do cabo do que no próprio cabo,.
Nota que as 2 extremidades não são idênticas.. a ponteira que vai no painel é diferente da que vai no motor., remova as 4 ponteiras. Dos 2 cabos e a no meu caso o meu cabo novo tinha uma rebarba nas 2 extremidades e isso logo me daria problemas.. então com a lima eu deixei as 2 pontas bem limadas.. POLIDAS.. depois disso testei com o cabo interno e unindo as 2 pontas “ sem lubrificar o cabo “ o cabo interno rodava macio semprender! Pois em 1 das pontas (a que vai no painel).. existe um limitador uma arruela de papelão e uma arruela de metal. Essa arruela prende quando o cabo possui rebarbas no acabamento. Das pontas. Bom feito isso creio que o cabo dure alguns dias a mais! ?.

Para fixar as ponteiras do cabo antigo no cabo novo basta com o alicate rosquear em sentido horário a ponteira do cabo antigo no cabo novo. Deixe aproximadamente 2 gomos da ponteira preenchido com o cabo externo!. Como na foto abaixo.
Imagem

Para fixar denitivo a ponteira eu apenas apertei melhor com o alicate na área que tem as marcas da prensa! Mas se ela já entrar aperdado.. rosqueando.. dificilmente irá se soltar.. DETALHE ( o cabo vem com uma espécie de caba protetora.. menor por cima do cabo externo. Onde ajuda a não ter atrito com outras partes do motor.. como eu tinha 2 cabos acabei usando as 2 capas no mesmo cabo vestindo a parte prensada da ponteira.. isso isolou melhor pra quando eu lubrificar o cabo não ficar pingando óleo ou graxa na parte de dentro do carro).

Não esqueça de antes de fixar a ponteira colocar a porca metálica.. na ponta que irá no motor..
Imagem

Outra coisa que também me preocupei é em deixar o cabo interno com as pontinhas alinhadas no limite das ponteiras..
Imagem

Elas estando alinhadas no limite da ponteira.. isso vai fazer com que ao fixar no painel..o cabo interno não deslize para dentro quando for fixado no motor.

Caso fique muito curto o cabo interno vai ter que ser cortado o cabo externo.. “ CONDUITE para que as pontas fiquem na medida certa quando for fixado as ponteiras.
Um alicate de corte daria conta de cortar o conduite.. mas após o corte lime bem para deixar bem lisa a ponta e evitar travamentos do cabo.
Imagem

Com o cabo pronto fui colocar no carro para ver como ficaria., usei a mesma passagem do cabo antigo.. entra por cima do suporte da embreagem.. passa dentro de um dos furos desse suporte e segue por cima do duto de ventilação. Olhando de frente do painel o cabo não esta no meio! Se for fixo no meio quando for colocado o painel ele terá uma curva tão acentuada que possivelmente ira se romper.
Imagem

Nota em amarelo a coluna esquerda.. ela vai passar ao lado de fora dessa coluna. Isso da o alinhamento certo com a entrada no painel.
Deixando uma folga expressiva la no motor com o cabo veja o quanto sobrou para fora do painel..
Imagem

Esse cabo fico tão grande que so de raiva da pra colocar ele perto do retrovisor que ele alcança! ? ficou muito fácil de fixar ele agora no motor.. e o mais importante.. não ficou nenhuma curva acentuada.. todas as curvas ficaram bem largas.. e o cabo interno rodou livremente.

Bom próximo passo era lubrificar.. que o fiz com próprio óleo queimado do motor. Para não desperdiça óleo!. E nas 2 ponteiras coloquei graxa .. 1 fixei o painel.. sempre puxando o cabo la no motor para não força uma dobra! Atrás do painel..

Com o painel no lugar então fixei o motor.. isso antes era impossível! Com o cabo que estava no meu carro. E creio que seja a forma correta pois se fixar o cabo primeino no motor o cabo interno é empurrado para fora.dai não encaixa no motor. A peça vai girar em falso e nada de velocímetro funcionando.

Depois de lubrificado e colocado no motor vem uma parte meia chata.. arrumar um lugar para o cabo não ficar atrapalhando nada e nem tão dobrado para ele ter uma vida mais longa. Mas como cada carro varia de peças fica a critério de cada 1 encontrar um lugar mais adequado!, quanto menos dobrado melhor.

Segue algumas fotos do lado do motor
Fixo no motor.. sem dobras.. bem reto! Para cima..
Imagem

Detalhe da curvatura do cabo. ( não esta fixo ainda, num próximo sábado irei arrumar algum lugar melhor para fixar ele definitivo )
Imagem

Detalhe da borracha de vedação do novo cabo. Que é diferente da que estava no lugar mas como achei que essa vedaria melhor deixei a do cabo novo.
Imagem

O cabo ficou tão grande que se eu puxar ele pra cima ele passa da altura do filtro de ar...
Imagem

Exagero? Bom talvez seja.. talvez não precise de um cabo tão maio quanto era o original, ou talvez não fosse original.. por isso era tão curto. O que importa é..funciono bem.. o ponteiro não pula.. então não enrosca!, deu pra lubrificar bem.. encaixar bem.. sem passa raiva e sem dobras acentuadas.. espero que dure muito este cabo. E mais ainda espero ter ajudado alguém a não passar raiva com cabos curtos.! Abraço a todos!
TO DE VOLTA NO MONZAO!...
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: CABO VELOCIMETRO CURTO? NUNCA MAIS!!

Mensagem não lida por Leocastro »

Bem! notei isso, pq, o meu era AT!!! Tem cabo demais! dá pra tirar opainel sem desconectar o cabo!!!!
Ótima indicação companheiro!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
ricardo.80
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por ricardo.80 »

muito bom amigo
realmente depois q quebra ou remove , o q veio de fabrica ,dificilmente ele vai ficar certo .
o meu eu sempre to fucando tbn ...agora deu do ponteiro fica pulando quando anda rrsss.
weuller
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por weuller »

ricardo.80 escreveu:muito bom amigo
realmente depois q quebra ou remove , o q veio de fabrica ,dificilmente ele vai ficar certo .
o meu eu sempre to fucando tbn ...agora deu do ponteiro fica pulando quando anda rrsss.
2!

Em uma viagem o meu arrebentou 2 cabos! Um na ida e outro na volta! Coloquei um cabo antigo e o ponteiro ficou pulando novamente! :smt021
Fiat Idea Adventure Locker 1.8 09/09 114cv
viewtopic.php?f=23&t=31191
dathus
Membro GL (Ní­vel 2)

se pula é porque enrrosca... desmonta as ponteiras.. sempre tem 1 ponta! com mau acabamento ou entao o cabo interno deve estar se partindo dai ele criar fiapos.. dentro do conduite e dai enrrosca.. pode ser tb as engrenagens do painel.. mas se só pula em uma certa velocidade.. desmonta o cabo! ou ta seco! ou com rebarbas..! se nada disse resolver.. deve ser alguma curva acentuada demais. por ser curto.. ai segue o tuto.. ai em cima que de boa.. o meu ta macio macio.. nao pula nada!
:)
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Ele está arrebentando todos os cabos que coloco! Já até perdi a graça de tantas vezes que eu tirei esse painel! O cabo está engraxado!

Ps.: Todos os cabos arrebentam no mesmo lugar, uns três dedos após o encaixe do painel! E em um lugar que nem faz curva! Estou procurando outro painel, pois acho que o problema é nele!

Deve estar prendendo a engrenagem que rotaciona o hodômetro, já que esse problema praticamente começou após a substituição da mesma.
Fiat Idea Adventure Locker 1.8 09/09 114cv
viewtopic.php?f=23&t=31191
david crozeta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por david crozeta »

só uma dica.... se o seu cabo é do modelo ''curto'' antes de tirar o painel basta soltar primeiro na caixa de câmbio e ai terá bastante folga no cabo para tirar o painel !

estranho... a ultima vez que troquei meu cabo eu coloquei o do automático e deu certinho, sem adaptações....mas não ficou tão grande assim.... :smt017

um abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
dathus
Membro GL (Ní­vel 2)

weuller escreveu:Ele está arrebentando todos os cabos que coloco! Já até perdi a graça de tantas vezes que eu tirei esse painel! O cabo está engraxado!

Ps.: Todos os cabos arrebentam no mesmo lugar, uns três dedos após o encaixe do painel! E em um lugar que nem faz curva! Estou procurando outro painel, pois acho que o problema é nele!

Deve estar prendendo a engrenagem que rotaciona o hodômetro, já que esse problema praticamente começou após a substituição da mesma.

Estranhu esses sintomas é de quando o cabo é passado errado.. se ele tem conta-giros.. o cabo passa por cima do suporte da embreagem. e acima do tubo de ventilação. e ao lado da coluna esquerda.. se nao tem.. ele vem reto entre as colunas caso tenha e esteja passando reto.. quando vc coloca o painel no lugar forma a dobra e tao acentuada que quebra mesmo.
Responder