TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
- waldir
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TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
Teste de Intensidade de Condutividade Elétrica do liquido de arrefecimento
Com o motor frio verifique a tensão existente entre o terminal Negativo da bateria e o líquido de arrefecimento utilizando um multímetro. (ou voltímetro)
Tire a tampa do reservatório de expansão .
Ajuste o multímetro para a medição de VDC 20 (até 20 volts de corrente contínua)
Pegue a ponta de prova positiva (vermelha) e coloque no terminal negativo da bateria, ou no parafuso que prende o cabeçote onde há o aterramento do motor, por ser mais próximo.
Com a ponta de prova Negativa (preta), mergulhe a ponta no liquido refrigerante/arrefecimento.
O valor indicado pelo voltímetro não deverá ser maior que 0,3 Volts.
Caso a leitura seja 0,32; 0,33 0,35; Volts ou maior, o Sistema de Refrigeração precisa ser lavado* e o líquido de arrefecimento substituído rapidamente, se possível imediatamente.
Isto significa que o PH do líquido não está Neutro e sim Ácido ou Alcalino, o que vai intensificar o efeito galvânico: retirando ferro ou alumínio, cobre e "corroendo" as galerias no motor e do cabeçote, entupindo galerias e radiador ou provocando vasamentos.
Por curiosidade nesta data medi a condutividade e está em 0,18 Volts e troquei o aditivo em Julho passado... pretendo trocá-lo novamente em fevereiro.
*Lavar o sistema pode ser feito com produto desoxidante (que pode provocar vasamentos) ou com água com uma mangueira e alguma pressão fazendo circular pelas galerias até sair na outra ponta limpinha. Depois coloque o aditivo conforme indicado no manual do proprietário.
COMPLEMENTANDO PARA MELHOR ENTENDER:
Corrosão ou cavitação por efeito galvânico
Galvânica: Corrosão que ocorre quando metais ou ligas com potenciais eletro-químicos diferentes são acoplados um ao outro e entre eles houver um eletrólito ( meio ambiente ácido). Ex. corrosão do parafuso de ferro na antena de TV que é fabricada de alumínio.
<metais ou ligas com potenciais eletro-químicos diferentes são acoplados um ao outro> : Cabeçote de liga de alumínio "acoplado" no bloco do motor aço fundido
<e entre eles houver um eletrólito ( meio ambiente ácido) ou alcalino> água 'torneiral' que pode ter excesso de cloro ou básicos/alcalinos que se torna um condutivo de eletricidade
Com o motor frio verifique a tensão existente entre o terminal Negativo da bateria e o líquido de arrefecimento utilizando um multímetro. (ou voltímetro)
Tire a tampa do reservatório de expansão .
Ajuste o multímetro para a medição de VDC 20 (até 20 volts de corrente contínua)
Pegue a ponta de prova positiva (vermelha) e coloque no terminal negativo da bateria, ou no parafuso que prende o cabeçote onde há o aterramento do motor, por ser mais próximo.
Com a ponta de prova Negativa (preta), mergulhe a ponta no liquido refrigerante/arrefecimento.
O valor indicado pelo voltímetro não deverá ser maior que 0,3 Volts.
Caso a leitura seja 0,32; 0,33 0,35; Volts ou maior, o Sistema de Refrigeração precisa ser lavado* e o líquido de arrefecimento substituído rapidamente, se possível imediatamente.
Isto significa que o PH do líquido não está Neutro e sim Ácido ou Alcalino, o que vai intensificar o efeito galvânico: retirando ferro ou alumínio, cobre e "corroendo" as galerias no motor e do cabeçote, entupindo galerias e radiador ou provocando vasamentos.
Por curiosidade nesta data medi a condutividade e está em 0,18 Volts e troquei o aditivo em Julho passado... pretendo trocá-lo novamente em fevereiro.
*Lavar o sistema pode ser feito com produto desoxidante (que pode provocar vasamentos) ou com água com uma mangueira e alguma pressão fazendo circular pelas galerias até sair na outra ponta limpinha. Depois coloque o aditivo conforme indicado no manual do proprietário.
COMPLEMENTANDO PARA MELHOR ENTENDER:
Corrosão ou cavitação por efeito galvânico
Galvânica: Corrosão que ocorre quando metais ou ligas com potenciais eletro-químicos diferentes são acoplados um ao outro e entre eles houver um eletrólito ( meio ambiente ácido). Ex. corrosão do parafuso de ferro na antena de TV que é fabricada de alumínio.
<metais ou ligas com potenciais eletro-químicos diferentes são acoplados um ao outro> : Cabeçote de liga de alumínio "acoplado" no bloco do motor aço fundido
<e entre eles houver um eletrólito ( meio ambiente ácido) ou alcalino> água 'torneiral' que pode ter excesso de cloro ou básicos/alcalinos que se torna um condutivo de eletricidade
Editado pela última vez por waldir em 06 Dez 2010, 19:49, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
Muito interessante!!!!!
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Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
q dahora eu nao sabia disso nunca o Diego fixa esse topico aki cara é uma informacao muito importante.
abs.
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Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
Não seria no polo positivo da bateria?
Se colocar no negativo, você consegue testar a resistencia do liquido.
Se colocar no negativo, você consegue testar a resistencia do liquido.
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- waldir
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Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
Leocastro,
é no polo negativo mesmo. Lembre-se que o motor e cabeçote são aterrados/conectados à massa, ao negativo da bateria...
e o que se está medindo é a condutividade desse 'negativo' no meio líquido (eletrólito)
Se o líquido de arrefecimento estiver carregado de partículas de oxido de ferro ou de alumínio terá maior condutividade
quanto maior condutividade maior o dano de corrosão. Há que se neutralizar o PH.
Se vc colocar água torneiral num recipiente de de alumínio, aço inox, cobre e conectar com o negativo da bateria a medição da condutividade ficará entre 0,15 a 0,17V
Cidades em que as tubulações sejam de ferro fundido a condutividade será maior que 0,20V
Se colocar a ponta de prova vermelha no positivo da bateria e a negativa/preta no liquido de arrefecimento medirá a tensão da bateria 12,65V (em descanço e motor gelado)
é no polo negativo mesmo. Lembre-se que o motor e cabeçote são aterrados/conectados à massa, ao negativo da bateria...
e o que se está medindo é a condutividade desse 'negativo' no meio líquido (eletrólito)
Se o líquido de arrefecimento estiver carregado de partículas de oxido de ferro ou de alumínio terá maior condutividade
quanto maior condutividade maior o dano de corrosão. Há que se neutralizar o PH.
Se vc colocar água torneiral num recipiente de de alumínio, aço inox, cobre e conectar com o negativo da bateria a medição da condutividade ficará entre 0,15 a 0,17V
Cidades em que as tubulações sejam de ferro fundido a condutividade será maior que 0,20V
Se colocar a ponta de prova vermelha no positivo da bateria e a negativa/preta no liquido de arrefecimento medirá a tensão da bateria 12,65V (em descanço e motor gelado)
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Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
Perfeito Valdir, entendi, realmente, se colocarmos o vermelho no positivo, realmente leremos a tensão da bateria, já que o líquido tem condutividade.
Mas bem, não entendi como ocorre a diferença de potencial para conseguir tensão.
PS: Você trabalha com análise de águas?
Onde trabalho, temos testes de condutividade diariamente, para análise das águas industriais.
Bem, no meu Monza sempre uso o aditivo a base de etilenoglicol, na quantum do meu pai, ele nunca usou aditivo, a água tinha tanta concentração de óxido de ferro, que, estva cor de laranja. Limpei o sistema todo, e, já se foram 3 meses e está perfeito.
Farei o teste de condutividade e posto os resultados aqui.
Obrigado.
Mas bem, não entendi como ocorre a diferença de potencial para conseguir tensão.
PS: Você trabalha com análise de águas?
Onde trabalho, temos testes de condutividade diariamente, para análise das águas industriais.
Bem, no meu Monza sempre uso o aditivo a base de etilenoglicol, na quantum do meu pai, ele nunca usou aditivo, a água tinha tanta concentração de óxido de ferro, que, estva cor de laranja. Limpei o sistema todo, e, já se foram 3 meses e está perfeito.
Farei o teste de condutividade e posto os resultados aqui.
Obrigado.
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Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
vou fazer esta semana o teste e depois vou colocar as informacoes e antes e depois
"Pra que ter um carro do ano,
Se eu tenho um carro do século"
Monza não e um carro e uma lenda!
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Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
fiz hj no meu monza, deu 0,06V só nao entendi pq o multimetro meu ficou pisacndo um sinal de menos no visor dele assim antes dos numeros -.
abs.
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