TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO
Enviado: 06 Dez 2010, 18:16
Teste de Intensidade de Condutividade Elétrica do liquido de arrefecimento
Com o motor frio verifique a tensão existente entre o terminal Negativo da bateria e o líquido de arrefecimento utilizando um multímetro. (ou voltímetro)
Tire a tampa do reservatório de expansão .
Ajuste o multímetro para a medição de VDC 20 (até 20 volts de corrente contínua)
Pegue a ponta de prova positiva (vermelha) e coloque no terminal negativo da bateria, ou no parafuso que prende o cabeçote onde há o aterramento do motor, por ser mais próximo.
Com a ponta de prova Negativa (preta), mergulhe a ponta no liquido refrigerante/arrefecimento.
O valor indicado pelo voltímetro não deverá ser maior que 0,3 Volts.
Caso a leitura seja 0,32; 0,33 0,35; Volts ou maior, o Sistema de Refrigeração precisa ser lavado* e o líquido de arrefecimento substituído rapidamente, se possível imediatamente.
Isto significa que o PH do líquido não está Neutro e sim Ácido ou Alcalino, o que vai intensificar o efeito galvânico: retirando ferro ou alumínio, cobre e "corroendo" as galerias no motor e do cabeçote, entupindo galerias e radiador ou provocando vasamentos.
Por curiosidade nesta data medi a condutividade e está em 0,18 Volts e troquei o aditivo em Julho passado... pretendo trocá-lo novamente em fevereiro.
*Lavar o sistema pode ser feito com produto desoxidante (que pode provocar vasamentos) ou com água com uma mangueira e alguma pressão fazendo circular pelas galerias até sair na outra ponta limpinha. Depois coloque o aditivo conforme indicado no manual do proprietário.
COMPLEMENTANDO PARA MELHOR ENTENDER:
Corrosão ou cavitação por efeito galvânico
Galvânica: Corrosão que ocorre quando metais ou ligas com potenciais eletro-químicos diferentes são acoplados um ao outro e entre eles houver um eletrólito ( meio ambiente ácido). Ex. corrosão do parafuso de ferro na antena de TV que é fabricada de alumínio.
<metais ou ligas com potenciais eletro-químicos diferentes são acoplados um ao outro> : Cabeçote de liga de alumínio "acoplado" no bloco do motor aço fundido
<e entre eles houver um eletrólito ( meio ambiente ácido) ou alcalino> água 'torneiral' que pode ter excesso de cloro ou básicos/alcalinos que se torna um condutivo de eletricidade
Com o motor frio verifique a tensão existente entre o terminal Negativo da bateria e o líquido de arrefecimento utilizando um multímetro. (ou voltímetro)
Tire a tampa do reservatório de expansão .
Ajuste o multímetro para a medição de VDC 20 (até 20 volts de corrente contínua)
Pegue a ponta de prova positiva (vermelha) e coloque no terminal negativo da bateria, ou no parafuso que prende o cabeçote onde há o aterramento do motor, por ser mais próximo.
Com a ponta de prova Negativa (preta), mergulhe a ponta no liquido refrigerante/arrefecimento.
O valor indicado pelo voltímetro não deverá ser maior que 0,3 Volts.
Caso a leitura seja 0,32; 0,33 0,35; Volts ou maior, o Sistema de Refrigeração precisa ser lavado* e o líquido de arrefecimento substituído rapidamente, se possível imediatamente.
Isto significa que o PH do líquido não está Neutro e sim Ácido ou Alcalino, o que vai intensificar o efeito galvânico: retirando ferro ou alumínio, cobre e "corroendo" as galerias no motor e do cabeçote, entupindo galerias e radiador ou provocando vasamentos.
Por curiosidade nesta data medi a condutividade e está em 0,18 Volts e troquei o aditivo em Julho passado... pretendo trocá-lo novamente em fevereiro.
*Lavar o sistema pode ser feito com produto desoxidante (que pode provocar vasamentos) ou com água com uma mangueira e alguma pressão fazendo circular pelas galerias até sair na outra ponta limpinha. Depois coloque o aditivo conforme indicado no manual do proprietário.
COMPLEMENTANDO PARA MELHOR ENTENDER:
Corrosão ou cavitação por efeito galvânico
Galvânica: Corrosão que ocorre quando metais ou ligas com potenciais eletro-químicos diferentes são acoplados um ao outro e entre eles houver um eletrólito ( meio ambiente ácido). Ex. corrosão do parafuso de ferro na antena de TV que é fabricada de alumínio.
<metais ou ligas com potenciais eletro-químicos diferentes são acoplados um ao outro> : Cabeçote de liga de alumínio "acoplado" no bloco do motor aço fundido
<e entre eles houver um eletrólito ( meio ambiente ácido) ou alcalino> água 'torneiral' que pode ter excesso de cloro ou básicos/alcalinos que se torna um condutivo de eletricidade