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Direção Elétrica no Monzão

Enviado: 18 Nov 2010, 22:51
por marciacostamc
Amigos monzeiros,

Será muito difícil adaptar a direção elétrica no monzão? o meu é 86.

Re: Direção Elétrica no Monzão

Enviado: 19 Nov 2010, 08:39
por dbzronaldo
opa e ai, blz?
olha, o ygor aki do forum colocou no dele, mas ainda não terminou.
parece q ele teve alguns problemas e deu uma parada no projeto.

da uma pesquisa sobre ele q vc vai achar.
mas parece q ele colocou a direção do c4 palas + volante.

Re: Direção Elétrica no Monzão

Enviado: 19 Nov 2010, 16:16
por jcseujcs
Se o seu carro é simples compensa vc colocar a direção hidraulica do monza msm, vc acha um sistema completo de um monza em ferro velho e monta no seu... acho bem mais facil e financeiramente mais viavel doque o sistema eletrico.

Abraços

Julio Cesar da Silva

Re: Direção Elétrica no Monzão

Enviado: 19 Nov 2010, 18:20
por Marcel Murai
Eu nao recomendo pois consome muita amperagem e acho que nao é confiável isso pois o Astra parou de sair com isso e era conhecido como muito problemático..

Re: Direção Elétrica no Monzão

Enviado: 19 Nov 2010, 19:51
por Carlos A. Freire
O Astra e Zafira no começo usavam bomba elétrica, mas a direção era hidráulica. A bomba elétrica fazia a vez d a bomba movida por correia. Esse sistema era muito problemático e com custo alto de manutenção.
A direção elétrica moderna ( Honda, Fiat Stilo...) o motor fica conectado diretamente à coluna de direção, não há mais assistência hidráulica nesse sistema. Mas ainda esse sistema também tem custo alto de manutenção.

Abs,

Carlos Freire

Re: Direção Elétrica no Monzão

Enviado: 24 Mar 2013, 03:37
por avcasella
Estou levantando a questão novamente.

Entre os motivos é que terei de trocar muita coisa no sistema hidraulico do meu carro, e me parece bem em conta colocar uma elétrica ao invés de consertar a minhã que é hidraulica.

Não pretendo questionar se direção elétrica é melhor ou pior, somente se é possível colocar a elétrica.

Então pesquisei alguma coisa e constatei o seguinte:
O corolla tem uma coluna da direção com o motor elétrico e uma caixa de direção muito simples, por este fato eu estou pensando que esta seja a melhor de adptar, além de um preço baixo em relação a outros modelos.
Não parece ser complicado adaptar a direção elétrica do corolla 2009, sendo que seria necessário somente a troca (adaptação) da coluna de direção, e mantendo a caixa original do monza versão sem DH. Esta adaptação requer a fabricação de peças mecânicas, mas isso é bem possível de ser feito.

Custo da barra de direção completa em torno de R$ 400,00 (direto no ferro velho e não no MercadoLivre)
Custo do módulo R$ 100,00.
Mais alguns trocados para um torneiro mecânico adaptar as peças.

Minha dúvida mesmo é a seguinte:
Precisará ser instalado um "módulo"ou "central" da direção elétrica.
Este módulo tem muitos conectores, onde liga os conectores do motor e do sensor, mas o problema é o resto das ligações elétricas que tem neste módulo. É viável????

Re: Direção Elétrica no Monzão

Enviado: 24 Mar 2013, 18:42
por jcseujcs
Tava conversando com o mecanico essa semana exatamente sobre a possibilidade de instalar a direção eletrica no XR3...
ele diz q é pra dar certo mais não sabe ao certo o q precisa já q fez um curso sobre a direção eletrica a muito tempo e aqui na cidade quase não aparece carros com esse sistema pra mexer, dizem que da muito pouca manutenção...
se alguem tiver feito ou souber de alguem que já adaptou em algum carro poderia dar uma luz!! rsrs o amigo ai a cima e eu tbm estou muito curioso pra ver se realmente rola essa adaptação, se tivesse bom do $$ no momento ia arriscar comprar um kitzinho pra testar, mais como to meio no aperto se tiver algum por ai instalado e funcionando q pudesse nos mostrar como fez agradeceriamos!! :-)
Abraços

Julio Cesar da Silva

Re: Direção Elétrica no Monzão

Enviado: 24 Mar 2013, 21:04
por vrsilva
Esses sistema de direção assistida com motor na barra de direção dão pouca manutenção por que não existe mais sistema hidráulico, como o Carlos disse, o motor fica na barra e não na caixa. E além disso, o sistema só funciona em baixa velocidades, ou seja, abaixo de 20km/h o sistema é ligado, facilitando assim manobras, acima dessa velocidade o sistema se desliga e a direção passa a ser comum... Por isto a baixa manutenção... Já o sistema que foi usado no astra foi mais uma gambiarra do que evolução da hidráulica comum....
Meu pai em um Honda Fit e é uma beleza esse sistema...