Página 1 de 1

A gasolina do reservatório de partida a frio está fervendo!?

Enviado: 12 Nov 2010, 09:07
por MMGuedes
Desde Setembro/2006 sou proprietário de um Monza GLS 2.0 - EFI - Álcool - Ano 94, e este problema vem ocorrendo há menos de 02 (dois) anos, todas as vezes que eu chego ou preciso sair com o carro, e tem piorado muito.

Consultando o “Catálogo de Peças da Chevrolet/GM” (Figura nº 01) com exceção da bomba elétrica, não há qualquer semelhança com o sistema de partida a frio que existe em meu carro, o qual está representado no diagrama da Figura nº 02 e visualizado na Figura nº 03.

Já troquei o reservatório e sua tampa, a bomba elétrica do reservatório e sua bucha, o solenoide e as mangueiras e suas braçadeiras.

Pesquisando diversas fontes de dados na internet e outras literaturas e fóruns específicos, em razão das diferentes informações e da falta de unanimidade das mesmas, fiquei totalmente “perdido”.

O que acontece é o seguinte:

- Após algum tempo andando com o veículo, começava a vazar combustível pela bucha de vedação da bomba do reservatório de gasolina, “lavando” a carroceria e a direção hidráulica.

- Quando eu ia verificar o motivo do vazamento, percebia que o reservatório de gasolina estava sob forte pressão interna e dava a impressão de que estava para explodir de tão deformado (inflado).

- Abrindo a sua tampa a pressão acabava e o reservatório voltava à sua forma normal (desinflava).

De umas 02 (duas) semanas para cá, o problema se agravou, pois além dos sintomas acima:

- Quando abro a tampa do reservatório, a pressão acaba e a gasolina “retornaborbulhando como se estivesse fervendo, além de que a sua temperatura é tão quente que “amolece” o corpo do reservatório.

- Eu só fecho o reservatório novamente quando este borbulhamento acaba e a temperatura da gasolina volta ao normal.

- Depois disso, quando vou sair com o carro novamente, sou obrigado a abrir a tampa do reservatório, pois ele está deformado como se todo o ar de seu interior tivesse sido retirado.

Analisando o sistema de partida a frio existente, comparando com as informações que obtive, eu pergunto:

1º - Através de uma chave existente no painel do carro, logo abaixo do interruptor das luzes (Figura nº 04), a “bomba elétrica do reservatório” é acionada e manda gasolina ao “TBIvia “solenoide”. Se a “bomba elétrica” tem justamente esta função, para que serve o “solenoide” que está no meio do caminho (Figura nº 03 - Quadro à esquerda)???

2º - Porque esta operação não é automática, ou seja, ao ligar o contato a gasolina é injetada no “TBI”???

3º - Será que o proprietário anterior fez uma “gambiarra” no sistema de partida a frio???

E a pergunta que vale US$ 1,000,000.00:

4º - Como eu resolvo este problema???

Não consigo entender o que está acontecendo e fico preocupado, pois penso estar dirigindo uma “bomba ambulante” que pode explodir a qualquer momento já que o reservatório de gasolina está parecendo uma sanfona: infla e desinfla.

Figura nº 01:

Imagem

Figura nº 02:

Imagem

Figura nº 03:

Imagem

Figura nº 04:

Imagem

Re: A gasolina do reservatório de partida a frio está ferven

Enviado: 12 Nov 2010, 10:04
por Leocastro
Cara, olhe se não está retornando gases pela mangueira da bomba, que, joga combustível no carro, por esse motivo ela deve estar inflando o carro. Pra ela ferver ao ponto de inflar o reservatório, teria que ser quente o suficiente pra vc não conseguir colocar a mão pra abrir o reservatório!
Provavelmente a mangueira está "soprando" pra dentro do reservatório. Veja isto, o motivo dela parecer estar fervendo, pode ser esse, entrando ar pela mangueira!
Abraços!

Re: A gasolina do reservatório de partida a frio está ferven

Enviado: 12 Nov 2010, 11:12
por guilherme sedan
a tampa tem q ter dois furinhos a sua tem ???????????????????????????????

Re: A gasolina do reservatório de partida a frio está ferven

Enviado: 12 Nov 2010, 11:13
por guilherme sedan
tipo a tampa do reservatorio original tem dois furinhos para aliviar ......sao furos pkenos ....

Re: A gasolina do reservatório de partida a frio está ferven

Enviado: 12 Nov 2010, 11:47
por jcseujcs
O solenoide esta lá para impedir q a gasolina seja sugada o tempo todo para o tbi, é como uma valvula q regula a ida da gasolina

Abraços

Julio Cesar da Silva

Re: A gasolina do reservatório de partida a frio está ferven

Enviado: 12 Nov 2010, 12:03
por Marcel Murai
Ta aí o problema! tu ta usando tampa do reservatorio de agua! isso segura uma pressão absurda!!!
A tampa correta é a vermelha! Pode colocar de carros flexpower desde que seja vermelha.

A tampa amarela tem uma mola mais forte para segurar a alta pressão do sistema de arrefecimento.

Re: A gasolina do reservatório de partida a frio está ferven

Enviado: 12 Nov 2010, 12:40
por guilherme sedan
tampa 8 reais ..............rs ja era :smt011

Re: A gasolina do reservatório de partida a frio está ferven

Enviado: 12 Nov 2010, 14:34
por waldir
M Guedes

dê uma olhada no topico abaixo (quase no final, há um exemplo)

viewtopic.php?f=50&t=14837