Consultando o “Catálogo de Peças da Chevrolet/GM” (Figura nº 01) com exceção da bomba elétrica, não há qualquer semelhança com o sistema de partida a frio que existe em meu carro, o qual está representado no diagrama da Figura nº 02 e visualizado na Figura nº 03.
Já troquei o reservatório e sua tampa, a bomba elétrica do reservatório e sua bucha, o solenoide e as mangueiras e suas braçadeiras.
Pesquisando diversas fontes de dados na internet e outras literaturas e fóruns específicos, em razão das diferentes informações e da falta de unanimidade das mesmas, fiquei totalmente “perdido”.
O que acontece é o seguinte:
- Após algum tempo andando com o veículo, começava a vazar combustível pela bucha de vedação da bomba do reservatório de gasolina, “lavando” a carroceria e a direção hidráulica.
- Quando eu ia verificar o motivo do vazamento, percebia que o reservatório de gasolina estava sob forte pressão interna e dava a impressão de que estava para explodir de tão deformado (inflado).
- Abrindo a sua tampa a pressão acabava e o reservatório voltava à sua forma normal (desinflava).
De umas 02 (duas) semanas para cá, o problema se agravou, pois além dos sintomas acima:
- Quando abro a tampa do reservatório, a pressão acaba e a gasolina “retorna” borbulhando como se estivesse fervendo, além de que a sua temperatura é tão quente que “amolece” o corpo do reservatório.
- Eu só fecho o reservatório novamente quando este borbulhamento acaba e a temperatura da gasolina volta ao normal.
- Depois disso, quando vou sair com o carro novamente, sou obrigado a abrir a tampa do reservatório, pois ele está deformado como se todo o ar de seu interior tivesse sido retirado.
Analisando o sistema de partida a frio existente, comparando com as informações que obtive, eu pergunto:
1º - Através de uma chave existente no painel do carro, logo abaixo do interruptor das luzes (Figura nº 04), a “bomba elétrica do reservatório” é acionada e manda gasolina ao “TBI” via “solenoide”. Se a “bomba elétrica” tem justamente esta função, para que serve o “solenoide” que está no meio do caminho (Figura nº 03 - Quadro à esquerda)???
2º - Porque esta operação não é automática, ou seja, ao ligar o contato a gasolina é injetada no “TBI”???
3º - Será que o proprietário anterior fez uma “gambiarra” no sistema de partida a frio???
E a pergunta que vale US$ 1,000,000.00:
4º - Como eu resolvo este problema???
Não consigo entender o que está acontecendo e fico preocupado, pois penso estar dirigindo uma “bomba ambulante” que pode explodir a qualquer momento já que o reservatório de gasolina está parecendo uma sanfona: infla e desinfla.
Figura nº 01:

Figura nº 02:

Figura nº 03:

Figura nº 04: