Dúvida sobre consumo de motor com carburador

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
-x2-
Modelo: - SELECIONE --------

Dúvida sobre consumo de motor com carburador

Mensagem não lida por -x2- »

Antes de mais nada, queria saber se é permetido pela moderação o que eu quero perguntar, ja que não se trata de um motor de monza..
É o seguinte, to na faculdade, e preciso fazer um projeto pra encerrar meu curso.. o projeto consiste em um sistema que realize o máximo de medições possivel em um motor estacionário, de 8HP, carburado (afial, não vão forneçer um baita motor pra por na bancada e tals..), faço engenharia elétrica e já desenvolvi boa parte do sistema, como se fosse uma injeção eletonica, mas ela não atua no motor (bico injetor, ajuste de lenta..).. apenas lê tudo e mostra no pc
até agora ja leio temperatura do óleo (ja que ele não tem agua.), temperatura do ar admitido, pressão na admissão, rotação, posição da borboleta.

Porem, o professor pediu pra medir o consumo do motor, em ml/minuto, ou ml/segundo.. o que eu achar melhor..
Como o bentido não é injeção.. fiquei pensando como medir o consumo dele.. pensei em um sensor de fluxo, porem , o fluxo é realmente baixo.. e o sensor custa em torno de 3000 reais !!! :shock: isso ultrapassa totalmente o custo/benefício..

então venho aqui no forum, pedir a opinião de voçes, como pelo menos estimar o consumo dele, pensei que pode haver alguma relação entre a posição da borboleta e o consumo.. ou apenas com a rotação.. mas queria saber como varia quando se coloca carga no motor, etc..

qualquer idéia ja ajudaria

muito obrigado
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Dúvida sobre consumo de motor com carburador

Mensagem não lida por Leocastro »

Amigo, nos Monzas carburado, que dispõe de computador de bordo, existe um sensor de vazão, mesmo a vazão sendo pequena, ele mede ela, e, informa ao CB o fluxo, para calcular o consumo instantâneo, e o cálculo de km/l..
Trabalho com automação industrial, e, creio que não terá outro jeito de você saber o consumo instantâneo, se não for com o sensor de vazão.
OK?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-x2-

Humm.. entendo.. mas onde será que posso encontrar um desses mediroes do monza ? é fácil ? é barato?
pesquisei muito na internet mas só achei sensores de fluxo para industrias, não aachei nenhum de carro (sem ser o fluxe de ar..)

mas caso eu não ache esse medidor, não seria possivel medir, mesmo que com certa imprecisão, o fluxo dele ?
fez um teste aqui com mangueria, cronometro e uma seringa com gasolna, e o motor consumo 6ml/min em marcha lenta e 28ml/min na máxima rotação
Pensei de repente em fazer mais medições, tracar um grafico e tals.. mas o motor ta sem carga , como será que ele se comporta com carga ?
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

-x2- escreveu:Humm.. entendo.. mas onde será que posso encontrar um desses mediroes do monza ? é fácil ? é barato?
pesquisei muito na internet mas só achei sensores de fluxo para industrias, não aachei nenhum de carro (sem ser o fluxe de ar..)

mas caso eu não ache esse medidor, não seria possivel medir, mesmo que com certa imprecisão, o fluxo dele ?
fez um teste aqui com mangueria, cronometro e uma seringa com gasolna, e o motor consumo 6ml/min em marcha lenta e 28ml/min na máxima rotação
Pensei de repente em fazer mais medições, tracar um grafico e tals.. mas o motor ta sem carga , como será que ele se comporta com carga ?
Não é facil de achar nem barato um sensor de vazão. :(
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-x2-

Na verdade, o professor disse que ia ser meio que impossivel mesmo, mas ele me alertou que um aluno de alguns anos atras consegui estimar o consumo, sem sensor de vazão e obteve um erro de 8%, o que não é nada ,al eu diria..

Tô pensando aqui: a quantidade de combustível que entra no motor carburando, dependende boa parte do vácuo da admissão correto ?
Eu não poderia então medir a pressão do vácuo (eu ja meço na verdade) e fazer uma proporção entre: "quanto mais vácuo, mais rápido ele está, logo mais ele consome"

Ou uma ídeia que me deram tambem, medir relacionar a posição da borboleta e a rotação
"imagine se o motor está sem carga, e está a 2000RPM, a borboleta está digamos, em 25% aberta... se voçe colocar uma carga no motor, a rotação vai cair.. digamos para 1500RPM.. dai voçe acelera mais e ele volta a 200RPM porem agora a borboleta está sei lá, a 30% então voçe pode relacionar a carga que o motor está sendo submetido"

será que algumas dessas idéias dá certo ??
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

-x2- escreveu:Na verdade, o professor disse que ia ser meio que impossivel mesmo, mas ele me alertou que um aluno de alguns anos atras consegui estimar o consumo, sem sensor de vazão e obteve um erro de 8%, o que não é nada ,al eu diria..

Tô pensando aqui: a quantidade de combustível que entra no motor carburando, dependende boa parte do vácuo da admissão correto ?
Eu não poderia então medir a pressão do vácuo (eu ja meço na verdade) e fazer uma proporção entre: "quanto mais vácuo, mais rápido ele está, logo mais ele consome"

Ou uma ídeia que me deram tambem, medir relacionar a posição da borboleta e a rotação
"imagine se o motor está sem carga, e está a 2000RPM, a borboleta está digamos, em 25% aberta... se voçe colocar uma carga no motor, a rotação vai cair.. digamos para 1500RPM.. dai voçe acelera mais e ele volta a 200RPM porem agora a borboleta está sei lá, a 30% então voçe pode relacionar a carga que o motor está sendo submetido"

será que algumas dessas idéias dá certo ??
Possivelmente cara! o EFI usa o sensor MAP, de pressão, para saber o vácuo e consequentemente, saber quanto de combustível jogar!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-x2-

Vou fazer o seguinte.. até segunda que vem vou tentar medir o TPS, o MAP e a rotação jogar tudo num gráfico pra ver como que varia e ver como se comportam.. de repente dá uma luz né...

façam suas apostas, quem irá refletir melhor o consumo : TPS, MAP, Rotação ou o conjunto deles ? :D
Responder