Excesso de pressão no sistema (e não alivia)
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Excesso de pressão no sistema (e não alivia)
Prezados companheiros.
Por favor, estou precisando de orientação para resolver um problema no meu tubarão 95.
Já lí inúmeros tópicos que se aproximam do problema do meu carro, porém ainda não consegui encontrar uma solução.
Quando chego em casa após trafegar aproximadamente 50 km, percebo que as mangueiras estão muito duras em função da pressão presente nelas, até aí tudo bem, é normal. Porém no dia seguinte com o motor totalmente frio as mangueiras continuam estufadas e duras igual a barriga do meu tio. Ao abrir a tampa do reservatório de expansão, o ar sai e tudo volta ao normal.
Observei que o nível da água está baixando aproximadamente 1/4 de litro a cada 100 km, coisa que não acontecia antes.
Por questões de manutenção preventiva, praticamente todas as mangueiras foram trocadas assim como a tampa do reservatório de expansão. Também fui obrigado a trocar o radiador considerando que apresentou uma fissura na junção do plástico com a colméia.
Verifiquei o estado dos eletrodos das velas e não há indícios de ferrugem o que poderia denunciar a presença de água na câmara de combustão. O óleo do cárter está limpíssimo não apresenta nenhum vestígio de borra branca.
Trabalho em auto center e o nosso mecânico disse que poderia ser a válvula termostática (?). Tenho lá as minhas dúvidas e se possível gostaria que alguém fizesse algum comentário.
Desde já agradeço pela atenção,
Atenciosamente,
Jotalima
Macaé - RJ
Por favor, estou precisando de orientação para resolver um problema no meu tubarão 95.
Já lí inúmeros tópicos que se aproximam do problema do meu carro, porém ainda não consegui encontrar uma solução.
Quando chego em casa após trafegar aproximadamente 50 km, percebo que as mangueiras estão muito duras em função da pressão presente nelas, até aí tudo bem, é normal. Porém no dia seguinte com o motor totalmente frio as mangueiras continuam estufadas e duras igual a barriga do meu tio. Ao abrir a tampa do reservatório de expansão, o ar sai e tudo volta ao normal.
Observei que o nível da água está baixando aproximadamente 1/4 de litro a cada 100 km, coisa que não acontecia antes.
Por questões de manutenção preventiva, praticamente todas as mangueiras foram trocadas assim como a tampa do reservatório de expansão. Também fui obrigado a trocar o radiador considerando que apresentou uma fissura na junção do plástico com a colméia.
Verifiquei o estado dos eletrodos das velas e não há indícios de ferrugem o que poderia denunciar a presença de água na câmara de combustão. O óleo do cárter está limpíssimo não apresenta nenhum vestígio de borra branca.
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Jotalima
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Monza GL EFI 2.0 95 alcool - Vermelho Goya Perolizado completo - ar (que pena).
Estou casado com ele desde 1999.
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Re: Excesso de pressão no sistema (e não alivia)
sobre a pressão talves pode ser a tampa do reservatório.
monza gls 95.
freio a disco tras
regulagem eletrica dos faróis
faróis de longo alcance
ar condicionado
antena eletrica
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- david crozeta
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Re: Excesso de pressão no sistema (e não alivia)
bom...se já trocou a tampa e continua o problema e está baixando água... isso deve ser junta do cabeçote que foi pro beleléu.
MONZA CLASSIC-SE 1988


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Re: Excesso de pressão no sistema (e não alivia)
o meu 91 carburado eu não aperto demasiadamente a tampa e com isso não fica muito estufado e não abaixa o nível. caso eu aperte muito a tampa ocorre o que vc menciomou (pressão alta e nível de água abaixando). eu não tenho a válvula termostática instalada.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Excesso de pressão no sistema (e não alivia)
Seu carro provavelmente tem um vazamento no sistema de resfriamento do motor que só se manifesta qdo a pressão interna, que por projeto é sempre positiva, atinge certo valor.Flávio escreveu:
o meu 91 carburado eu não aperto demasiadamente a tampa e com isso não fica muito estufado e não abaixa o nível. caso eu aperte muito a tampa ocorre o que vc menciomou (pressão alta e nível de água abaixando). eu não tenho a válvula termostática instalada.
Como vc deixa a tampa do reservatório frouxa aí a pressão não sobe e não vaza. Mas o sistema não trabalha como deveria, o que diminui a capacidade de resfriamento.
Em situação normal isso pode não ocasionar nada, mas numa situação crítica, tipo tempo muito quente e engarrafamento brabo, o carro poderá ferver e jogar a água para fora em forma de vapor, com consequências sérias para o motor....e o bolso depois.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Excesso de pressão no sistema (e não alivia)
Boa tarde.
Não conheço a barriga do seu tio
, mas já aconteceu no meu Monza e o problema foi na junta de cabeçote. Passava pressão dos cilindros para os dutos de arrefecimento.
Talvez seja o mesmo problema do seu.
obs: o carro não falhava, mas mesmo frio, ao abrir a tampa do reservatório vazava pressão. Era abrir e fazer igual ao abrir um refrigerante: psssssiiiii!
:smt023
Não conheço a barriga do seu tio

Talvez seja o mesmo problema do seu.
obs: o carro não falhava, mas mesmo frio, ao abrir a tampa do reservatório vazava pressão. Era abrir e fazer igual ao abrir um refrigerante: psssssiiiii!
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Re: Excesso de pressão no sistema (e não alivia)
vc ja tentou sangrar o sistema se não é so soltar o sensorzinho q fica na onde vai a valvula termostatica e vai enchendo o reservatorio a hora q vazar agua por onde fica o sensor vc coloca de novo ele no lugar e pronto o sistema fica sem ar
beleza pode ser isso não custa tentar
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- waldir
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Re: Excesso de pressão no sistema (e não alivia)
Jotalima,jotalima escreveu:Prezados companheiros.
Observei que o nível da água está baixando aproximadamente 1/4 de litro a cada 100 km, coisa que não acontecia antes.
verifique ~se não está vazando pelas mangueiras do coletor de admissão, pela junção do braço que suporta a VT junto ao cabeçote
Um copo dágua a cada 100 km é muita água. Se vc usa liquido refrigerante colorido é mais fácil rastrear.
Um fim de semana destape o reservatório à noite e no dia seguinte com um papel toalha passe nas coneções das mangueiras para perceber se não há umidade.
Eu descobri o vazamento da mangueira do coletor desta forma. E há muito tempo atrás quando não usava aditivo na refrigeração, corroeu a junção do braço da VT com o cabeçote e vasava por ali, mas com o motor quente a água que escorria evaporava e era difícil de descobrir.
Abs
waldir
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