Página 1 de 1

Mudança de marcha, tranco no motor

Enviado: 03 Nov 2010, 10:27
por leandro_gama
Bom eu sei que esse assunto é repetido, mas como vou trocar na semana que vem o retentor do trambulador preciso de um diagnóstico dos colegas.

Tenho um monza 94/95 GL.

Como o carro parado e motor desligado e frio, as marchas entram duras as vezes, tendo que pisar na embreagem para que elas se encaixem.

Se desligo o carro e deixo um marcha engata até o carro esfriar, por exemplo a 1ª ou a Ré, esta fica presa, preciso forçar a alavanca para solta-la e nem pisando na embreagem ela solta. As vezes somente quando ligo o carro, solto bem devagar, deixo a frente ou atraseira levantar, e volto a ir até o final com a embreagem é que a marcha solta.

Quando estou dirigindo, e mudo da 1ª para 2ª mesmo soltando devagar sinto um tranco no carro.

As vezes quando vou passar para 5ª, esta arranha, isso pisando a embreagem até o final

Parado com o carro ligado, vou tentar engatar a 1ª, ela não entra. Preciso soltar a embreagem e pisar de novo para que ela funcione.

quando o carro esta em ponto morto, vou balançar a alavanca para ver ser esta em engata vejo que a distancia entre um ponto a direita e o outro a esquerda é longo.

O problema pode ser regulagem?

Se sim como faço? (procurei no forum e não achei tutorial ou maçete)
- os unicos que achei é um do forum do vectra sem imgens de auxilio e outro falava para deixar a alavanca reta (reta como em ponto morto?)

Quais são as verificações que tenho que fazer para diagnosticar o problema?

Se precisarem de mais detalhes me falem e o teste que posso fazer.

Obrigado a todos
PS.: Se tiverem ciência dos topicos que possuem essas dicas poste para mim, procurei aqui no site e não achei os que ensinam os procedimentos deste tipo de manunteção.

Re: Mudança de marcha, tranco no motor

Enviado: 03 Nov 2010, 13:06
por danilo-sn
nao entendo muito nao, mas sera q nao é o kit embreagem?

abs.

Re: Mudança de marcha, tranco no motor

Enviado: 03 Nov 2010, 17:39
por Carlos A. Freire
Pode estar com problemas no trambulador. Pode ser desgaste que muitas vezes um simples ajuste pode resolver o problema. Mas, se tem desgaste recomendo trocar as peças e depois ajustar se necessário. Os coxins também podem estar com problemas, deixando o motor e câmbio fora do seu alinhamento no compartimento. Como o sintoma ocorre mesmo com motor parado, penso que não deve ter problemas com a embreagem. Se fosse só com motor funcionando aí sim incluiria a embreagem na avaliação.

Abs,

Carlos Freire

Re: Mudança de marcha, tranco no motor

Enviado: 03 Nov 2010, 18:30
por leandro_gama
Como faço para ajustar o trambulador?


Os coxins são muito dificeis de trocar?

Re: Mudança de marcha, tranco no motor

Enviado: 05 Nov 2010, 08:36
por leandro_gama
Senhores,

Peço ajuda de vocês, estou precisando muito fazer essas tarefas.

Obrigado

Re: Mudança de marcha, tranco no motor

Enviado: 05 Nov 2010, 10:55
por Carlos A. Freire
Leandro,

os coxins são de fácil manutenção, mas ajustar o trambulador deve ter conhecimento e noção. Caso faça errado, vai ficar pior. Então, já que pelas mensagens parece não ter conhecimento, recomendo que um profissional execute o serviço. Daí ao ver fazendo o serviço, já ganha um pouco de noção e experiência.
De qualquer forma, mesmo se ajustar o problema pode acabar ou diminuir, o ajuste não sai sozinho. Se estiver fora e ninguém mexeu, é por que tem peças desgastadas e, o ideal é fazer a substituição.

Quanto ao ajuste, pode soltar o parafuso do varão que entra no liame, posicionar a alavanca na posição ideal para compensar a folga e apertar o parafuso.

Abs,

Carlos Freire

Re: Mudança de marcha, tranco no motor

Enviado: 06 Nov 2010, 08:16
por leandro_gama
Carlos,

Obrigado pela resposta

Quando você fala de posição ideal para o ajuste, quer dizer com o carro engatado em alguma marcha ou em ponto morto?

Re: Mudança de marcha, tranco no motor

Enviado: 06 Nov 2010, 10:06
por Carlos A. Freire
A posição ideal quando não há desgaste, é a alavanca no meio ou levemente para direita. Quando há desgaste e folga excessiva, deve calcular essa folga e compensar na posição da alavanca. Algumas vezes, quando muito desgastado, só com tentativa e erro, até achar o melhor ponto. Mas como disse anteriormente, se há folga excessiva, provocada por desgaste, faça o reparo antes do ajuste.

Abs,

Carlos Freire