Monza superaquecendo com ar ligado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza superaquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Um detalhe eu chamo ele de 96/97, por ser o último modelo, aquele fabricado até dezembro de 96, os para-choques são com o aplique da cor do carro, o painel (mesmo sendo GL), tem conta-giros, mas não tem vacuômetro e nem voltímetro. Os símbolos externos já são todos daquele tipo prata brilhante, separados e mais finos, como nos carros atuais.
A produção do Monza no Brasil foi encerrada em 14/08/1996. No Brasil não teve Monza modelo 97. Entretanto, foi vendido para alguns países da América Latina, o Monza na forma de CKD (que seria desmontado). Para esses países é possível que tenha modelo 97. Se esse for o caso, esse Monza foi montado fora do país e retornou como modelo 97.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza superaquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Corrigindo: A data do término do final de produção do Monza foi em 21/08/1996. Dia 14 de agosto foi um dos Encontros Nacional do Monza Clube, onde fiz confusão.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
asantorio
Mensagens: 6
Registrado em: 05 Nov 2010, 17:23
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza superaquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por asantorio »

Amigo.
Troque o sensor de temperatura que fica próximo à válvula termostática. O meu apresentava o mesmo problema e resolveu quando fiz isso.
Também existe uma possibilidade de ser problema no módulo que não aciona a velocidade alta da ventoinha de refrigeração do radiador, quando o ar esta ligado, se for este o caso o módulo deverá ser substituído.

Abraço,
André Santório
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza superaquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Motor de carro com ar condicionado tem mesmo a tendência de esquentar mais, mesmo com ar desligado.
Isso porquê, na grande maioria dos carros, o condensador do ar condicionado, que nada mais é que um radiador cuja função é resfriar o fluído refrigerante, fazendo-o passar do estado gasoso para o estado líquido, é instalado na frente do radiador normal do motor, o que tira muito da eficiência do segundo, que, com ar ligado, recebe ar quente, e com ar desligado, recebe menos ar, já que o condensador é um obstáculo à passagem livre do ar exterior.
Tanto que qdo se instala um ar condicionado 'genérico' num carro que não saiu com ele de fábrica, é recomendado no próprio manual do ar condicionado substituir o radiador por um de maior capacidade, substituir a hélice por uma com mais pás, instalar uma coifa em torno da hélice, para melhorar o rendimento do radiador do motor, etc.
Isso é especialmente importante nos carros mais antigos, tipo Chevette, Opala, onde o ventilador não era elétrico, e só tem uma velocidade, que é a do motor que o aciona através de uma correia. Nos carros modernos pode-se usar dois eletro ventiladores, um só para o ar, ou instalar ventiladores com 2 velocidades, como é o caso dos Monza com ar de fábrica.
No Monza com ar original, ao ser ligado o ar o eletro ventilador entra automaticamente em funcionamento em sua velocidade mínima, para compensar essa perda de eficiência do radiador.
Com tudo funcionando de acordo, não haverá um aumento significativo da temperatura do motor.
Imagine no entanto se o radiador estiver parcialmente entupido, ou a válvula termostática já preguiçosa, não abrindo totalmente no momento em que deveria escancarar...

Então, eu sugeriria duas medidas básicas inicialmente:
1- substituição da termostática
2- limpeza do radiador.

Depois disso, se continuasse o problema, aí sim eu partiria para providências mais radicais.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
nicolasrj
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 330
Registrado em: 25 Mar 2010, 17:04
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza superaquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por nicolasrj »

Amigo o meu também está com o mesmo problema e eu não sei o que é.
Atual : Monza GLS 2.0 E.F.I 1995/1996 completo Prata
Ex: Monza SL/E 1.8 Álcool 1985/1985 Vermelho Bonanza.
Ex Monza GLS 2.0 E.F.I 1995/1995 completo Azul Cezanne
Gaf MonzaLover
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 107
Registrado em: 12 Fev 2009, 11:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza superaquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por Gaf MonzaLover »

Pessoal achei o defeito. Realmente era o módulo que estava com problema , o anta do antigo dono havia colocado um cebolão para acionar a ventoinha, fazendo toda essa confusão no motor, e tb por causa do módulo, na última semana quando resolvi usar gasolina o motor começou a enrolar, quando eu engatava alguma marcha e acelerava o carro, quase morria e depois dava um tranco e saia com toda a força.
Espero que agora ele fique bom e não de mais nenhum problema de aquecimento excessivo.
Obrigadão pela ajuda e dica de vcs, foi mt útil para eu arrumar o meu flecha-verde!
Ele manda umas aceleradas como agradecimento.
Gaf MonzaLover
Monza o carro da minha vida .


Imagem
ricardorick32
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 26 Mai 2008, 22:58
Cidade: Rio da Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Monza superaquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por ricardorick32 »

O meu esta exatamente como o seu, mas meu carro é carburado 1991. Já foi trocado a bomba d'água, a água só retorna pelo retorno qdo eu acelero o carro, é assim mesmo?
A ventoinha foi trocada por uma original de 5 pás(de carro com ar), já não sei mais o que fazer, o que não foi feito ainda foi o tal de varetamento no radiador.
Vcs acham que pode ser isso?
Rodas Reformadas.
Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza superaquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por Leocastro »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Motor de carro com ar condicionado tem mesmo a tendência de esquentar mais, mesmo com ar desligado.
Isso porquê, na grande maioria dos carros, o condensador do ar condicionado, que nada mais é que um radiador cuja função é resfriar o fluído refrigerante, fazendo-o passar do estado gasoso para o estado líquido, é instalado na frente do radiador normal do motor, o que tira muito da eficiência do segundo, que, com ar ligado, recebe ar quente, e com ar desligado, recebe menos ar, já que o condensador é um obstáculo à passagem livre do ar exterior.
Tanto que qdo se instala um ar condicionado 'genérico' num carro que não saiu com ele de fábrica, é recomendado no próprio manual do ar condicionado substituir o radiador por um de maior capacidade, substituir a hélice por uma com mais pás, instalar uma coifa em torno da hélice, para melhorar o rendimento do radiador do motor, etc.
Isso é especialmente importante nos carros mais antigos, tipo Chevette, Opala, onde o ventilador não era elétrico, e só tem uma velocidade, que é a do motor que o aciona através de uma correia. Nos carros modernos pode-se usar dois eletro ventiladores, um só para o ar, ou instalar ventiladores com 2 velocidades, como é o caso dos Monza com ar de fábrica.
No Monza com ar original, ao ser ligado o ar o eletro ventilador entra automaticamente em funcionamento em sua velocidade mínima, para compensar essa perda de eficiência do radiador.
Com tudo funcionando de acordo, não haverá um aumento significativo da temperatura do motor.
Imagine no entanto se o radiador estiver parcialmente entupido, ou a válvula termostática já preguiçosa, não abrindo totalmente no momento em que deveria escancarar...

Então, eu sugeriria duas medidas básicas inicialmente:
1- substituição da termostática
2- limpeza do radiador.

Depois disso, se continuasse o problema, aí sim eu partiria para providências mais radicais.

Abraços
Muito interessante essa sua dica, viu Luiz?
Ontem (FINALMENTE!!!!!!!) arrumei o AC do meu Monza, e, a temperatura dele sobe muito depois de o carro estar ligado por muito tempo. Faz muito sentido essa explicação, e é lógica. Já que o ar quente dissipado no condensador, vai passar pelo radiador, logo, vai esquentar o radiador do carro ao invés de esfriar...

Vou estudar melhor uma forma de melhorar a eficiência da troca térmica!

Abraços.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder