Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Controles

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Controles

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Como toda vez que eu posto uma foto alguém me pergunta "o que é isso ali?", e geralmente se interessam pelas minhas modificações, resolvi colocar todas as modificações que fiz em um tópico só, centralizado.

O Difícil foi sbaer onde colocar este tópico, já que fala de tudo um pouco então Mecânica Geral

Descrição das modificações e controles extras pelo número nas fotos:

Imagem
Imagem

1) Chave de acionamento da alteração da temperatura do motor, com o motor quente sobe em 10°C o valor informado pelo sensor para a ..., para manter o motor trabalhando mais frio.

2) Chave de acionamento manual do compressor do ar condicionado (desliga mesmo na posição do console ativo, para poder usar ar re-circulado quando atrás de um caminhão fumacento no inverno), no Monza com ar original a recirculação do ar só existe quando o ar está acionado na posição de frio máximo, não tem como desligar o compressor do ar nesta situação, a não ser como eu fiz, cortando o fio que vai para o relé e colocando uma chave extra, aí o ar não liga, mas o sistema pneumático deixa em recircular!

3) Chave que aciona o aquecimento do coletor (adaptação para o álcool não original)

4) Chave de seleção para o Computador de Bordo, tenho dois sensores, um para a temperatura interno colocada dentro da tubulação da grade de ventilação central, que uso para regular a temperatura do ar condicionado, como se fosse um ar digital, porém com controle manual ajustando em conjunto com o ar quente, o segundo sensor é o padrão de temperatura externa.

5) Potenciômetro de regulagem fina para alterar a temperatura do motor percebida pela ECU, está desativado pois agora só uso na chave com aumento fixo de 10°C.

6) Potenciômetro de regulagem do módulo economia, girando para esquerda diminui a potência e o consumo, girando para a direita aumenta a potência e o consumo.
Tópico específico:
Reduzir consumo 20 reais em peças:
viewtopic.php?f=3&t=6982 e o esquema em viewtopic.php?f=3&t=6982&p=176716#p176692

7) Potenciômetro desativado, era para injeção direta de gasolina em emergência, porém não funcionou direito, o potenciômetro queimou e por ali ficou, já faz alguns anos.

8) Manômetro de pressão de óleo do motor.

9) Computador de Bordo, no original era relógio digital, instalado com todas as funções.

10) A lâmpada de indicação Ventilador Acionado, era de alta temperatura, mas agora indica o acionamento da ventoinha do motor, pois o relé da alta estragou logo quando comprei o carro a onze anos, mas na época ninguém sabia consertar, então alterei a função da lâmpada.

Imagem

11) Chave de controle do módulo economia baixo ela desliga o módulo e para cima liga
Tópico específico o mesmo do item 6.

12) Chave de tripla função, para baixo ficam ligados o bico injetor e o sensor de velocidade VSS, na posição central desliga o bico injetor (para poder desligar o motor, sem precisar desligar a chave, no caso de querer saber um código de erro que apaga quando desliga-se a chave. Finalmente para cima, mantém ligado o bico injetor, mas desliga o sensor de velocidade VSS, isso economiza até 10% de combustível, mas não pode ser usado em descida de serra (mas não desliga no CB só na ECU).

13) Botão de injeção de gasolina da partida a frio do motor a álcool (acionamento manual).

14) Acelerador de mão (não é afogador, lembrem-se o meu é EFI), funciona como um piloto automático, no caso limitado a 38% do acelerador, só uso em trechos planos, com pouco tráfego, para descansar o pé em viagens longas.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=15688&p=176776#p176776

Imagem


15) Chave do acionamento dos faróis de neblina. O meu não tinha, e como o local original foi ocupado, foi parar aí.

Imagem

16) Chave de acionamento do código lampejante, em vez de ficar enfiando clips, fiz uma ligação via chave, muito mais fácil de acionar.

Imagem

17) Luz de freio extra, elas acendem quando piso no freio, e não acendem quando ligo a sinaleira, só no freio, o que eu acho que ainda melhor do que a lanternas de neblina originais (que eu não tinha).

Imagem

18) Amortecedor no porta-malas, quando a minha mola quebrou pela 3ª vez, e não achei mais, coloquei um amortecedor no lugar.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=8350&p=96481&hilit ... las#p96481

Imagem

19) Acendedor de cigarros no console traseiro, muito útil para ligar o DVD ou o computador para as crianças em viagens no banco traseiro, sem precisar ficar aquele fio todo esticado saindo lá do painel e incomodando o câmbio. Por óbvio retirei o enrolamento para que não funcionasse aquecendo muito perto do carpete.

Imagem

20) Filtro extraordinário para reduzir o excesso de vapores produzidos pelo cárter, que dificultam meu arranque com motor quente.
Tópico específico:
viewtopic.php?f=14&t=12552#p143278

21) Válvula solenóide para gasolina da partida a frio.

22) Reservatório de gasolina da partida a frio.

23) O sensor de baixo nível da partida a frio parou de funcionar, então retirei a tampa e agora a haste sobe indicando o nível de gasolina.

Imagem

24) Chave Geral, desliga a bateria do carro rapidamente para consertos, ou quando o caro vai ficar parado por algum tempo.

Imagem

25) Este está difícil de ver, é uma chapa de metal de 2 mm dobrada envolta do batente da borboleta do acelerador para que o motor acelerasse um pouquinho mais evitando a oscilação da lenta.

26) Haste extra para acionamento do acelerador de mão.

27) Na foto não aparece, mas tem um fio segurando o cabo do acelerador para que ele não escape quando o acelerador de mão é acionado.

28) Parafuso de fixação do cabo do acelerador de mão (ele pode girar para acompanhar o movimento do acelerador e não quebrar o cabo.

29) Fixação nos moldes gambiarra do cabo do acelerador de mão.


É isso!
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Control

Mensagem não lida por José Leal »

Carlos, quanto incremento no seu carro! Parabéns pelo empenho em construir tudo.

Para mim tem coisas que são bem úteis, mas outras nem tanto. O esquema do "piloto automático", como vc limita o acelerador, nas descidas, o aumento da velocidade não deve ser muito grande, certo? É quase como o funcionamento do piloto automático do Vectra, só que no último, a velocidade mantém-se constante tb na subida.

Mais uma vez parabéns pela engenhosidade!
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Control

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

José Leal escreveu: O esquema do "piloto automático", como vc limita o acelerador, nas descidas, o aumento da velocidade não deve ser muito grande, certo? É quase como o funcionamento do piloto automático do Vectra, só que no último, a velocidade mantém-se constante tb na subida.
E como falei acima "só uso em trechos planos, com pouco tráfego, para descansar o pé em viagens longas", ou seja, não dá para usar em subidas e descidas, só em trechos planos, mas em uma viagem de 745 km como a de Porto Alegre - Curitiba, isso não falta!

Mas se quiser, dá para ficar regulando com a mão, mas não é muito fácil!
fabioherian
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1668
Registrado em: 30 Mai 2008, 13:24
Cidade: SOBRADINHO
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1987
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Control

Mensagem não lida por fabioherian »

caraca cara, bom mesmo ein, isso que é um sistema inteligente,ajuda muito, tenho um sle 87-88 e quero coloccar o computador de bordo carburado, acho que a velocidade ta certo pois tem um painel digital, agora o semsor de temperatura e vazão não sei encontrar eles, vc sabe como encontrar?
Agradeço a Deus por mais um dia de vida!!! Obrigado meu tão amado senhor!
[*]Fotosviewtopic.php?f=33&t=3915[*]

Monza SL/E 1987/1988 2.2
Carburação Brosol 3E Gasolina
Cor Verde Amazônia, Direção Hidraulica, Painel Digital, 2 Portas, Antena Elétrica, Retrovisores e Vidros Elétricos, Portas Malas Elético
donnas
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 188
Registrado em: 26 Dez 2008, 20:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Control

Mensagem não lida por donnas »

Parabens pela engenhosidade, particularmente adoro modificações, mesmo que as vezes pareçam não ter tanta funcionalidade, servem de base para futuras alterações.

Parabens :smt023
ImagemImagemImagemImagem
ImagemImagemmonza classic 87 2.0 alcool prata andino: SAUDADES!!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Control

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

fabioherian escreveu:caraca cara, bom mesmo ein, isso que é um sistema inteligente,ajuda muito, tenho um sle 87-88 e quero coloccar o computador de bordo carburado, acho que a velocidade ta certo pois tem um painel digital, agora o semsor de temperatura e vazão não sei encontrar eles, vc sabe como encontrar?
O de tmperatura é razoalvelmente fácil de achar, e se não achar dá para usar um moderno, adaptando um de Meriva, Astra, Vectra, etc...

Agora o de vazão, é quase mais fácil ganhar na loteria do que achar um que esteja funcionando e sem vazamentos! É mais fácil transformar todo o carro para EFI do que achar este sensor!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Control

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Faltou ainda mais algumas:

30) Troquei o painel simples pelo completo.

31) Meu carro é com escora braços central no banco traseiro, cortei a forração e parte da grade e agora dá para carregar canos longos no carro, ma fiz isso bem antes de saber que o Vectra e o Astra tornarem isso de linha com uma portinhola.

32) Troquei as lâmpadas do teto de do porta-malas por leds, para não ficar sem bateria quando esquecia a luz do teto ligada.
fabioherian
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1668
Registrado em: 30 Mai 2008, 13:24
Cidade: SOBRADINHO
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1987
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Control

Mensagem não lida por fabioherian »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:
fabioherian escreveu:caraca cara, bom mesmo ein, isso que é um sistema inteligente,ajuda muito, tenho um sle 87-88 e quero coloccar o computador de bordo carburado, acho que a velocidade ta certo pois tem um painel digital, agora o semsor de temperatura e vazão não sei encontrar eles, vc sabe como encontrar?
O de tmperatura é razoalvelmente fácil de achar, e se não achar dá para usar um moderno, adaptando um de Meriva, Astra, Vectra, etc...

Agora o de vazão, é quase mais fácil ganhar na loteria do que achar um que esteja funcionando e sem vazamentos! É mais fácil transformar todo o carro para EFI do que achar este sensor!

Valeu cara, vc me ajudou a decidir a compra, obrigado. :smt023
Agradeço a Deus por mais um dia de vida!!! Obrigado meu tão amado senhor!
[*]Fotosviewtopic.php?f=33&t=3915[*]

Monza SL/E 1987/1988 2.2
Carburação Brosol 3E Gasolina
Cor Verde Amazônia, Direção Hidraulica, Painel Digital, 2 Portas, Antena Elétrica, Retrovisores e Vidros Elétricos, Portas Malas Elético
Responder