Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Controles
Enviado: 16 Out 2010, 17:53
Como toda vez que eu posto uma foto alguém me pergunta "o que é isso ali?", e geralmente se interessam pelas minhas modificações, resolvi colocar todas as modificações que fiz em um tópico só, centralizado.
O Difícil foi sbaer onde colocar este tópico, já que fala de tudo um pouco então Mecânica Geral
Descrição das modificações e controles extras pelo número nas fotos:
1) Chave de acionamento da alteração da temperatura do motor, com o motor quente sobe em 10°C o valor informado pelo sensor para a ..., para manter o motor trabalhando mais frio.
2) Chave de acionamento manual do compressor do ar condicionado (desliga mesmo na posição do console ativo, para poder usar ar re-circulado quando atrás de um caminhão fumacento no inverno), no Monza com ar original a recirculação do ar só existe quando o ar está acionado na posição de frio máximo, não tem como desligar o compressor do ar nesta situação, a não ser como eu fiz, cortando o fio que vai para o relé e colocando uma chave extra, aí o ar não liga, mas o sistema pneumático deixa em recircular!
3) Chave que aciona o aquecimento do coletor (adaptação para o álcool não original)
4) Chave de seleção para o Computador de Bordo, tenho dois sensores, um para a temperatura interno colocada dentro da tubulação da grade de ventilação central, que uso para regular a temperatura do ar condicionado, como se fosse um ar digital, porém com controle manual ajustando em conjunto com o ar quente, o segundo sensor é o padrão de temperatura externa.
5) Potenciômetro de regulagem fina para alterar a temperatura do motor percebida pela ECU, está desativado pois agora só uso na chave com aumento fixo de 10°C.
6) Potenciômetro de regulagem do módulo economia, girando para esquerda diminui a potência e o consumo, girando para a direita aumenta a potência e o consumo.
Tópico específico:
Reduzir consumo 20 reais em peças:
viewtopic.php?f=3&t=6982 e o esquema em viewtopic.php?f=3&t=6982&p=176716#p176692
7) Potenciômetro desativado, era para injeção direta de gasolina em emergência, porém não funcionou direito, o potenciômetro queimou e por ali ficou, já faz alguns anos.
Manômetro de pressão de óleo do motor.
9) Computador de Bordo, no original era relógio digital, instalado com todas as funções.
10) A lâmpada de indicação Ventilador Acionado, era de alta temperatura, mas agora indica o acionamento da ventoinha do motor, pois o relé da alta estragou logo quando comprei o carro a onze anos, mas na época ninguém sabia consertar, então alterei a função da lâmpada.
11) Chave de controle do módulo economia baixo ela desliga o módulo e para cima liga
Tópico específico o mesmo do item 6.
12) Chave de tripla função, para baixo ficam ligados o bico injetor e o sensor de velocidade VSS, na posição central desliga o bico injetor (para poder desligar o motor, sem precisar desligar a chave, no caso de querer saber um código de erro que apaga quando desliga-se a chave. Finalmente para cima, mantém ligado o bico injetor, mas desliga o sensor de velocidade VSS, isso economiza até 10% de combustível, mas não pode ser usado em descida de serra (mas não desliga no CB só na ECU).
13) Botão de injeção de gasolina da partida a frio do motor a álcool (acionamento manual).
14) Acelerador de mão (não é afogador, lembrem-se o meu é EFI), funciona como um piloto automático, no caso limitado a 38% do acelerador, só uso em trechos planos, com pouco tráfego, para descansar o pé em viagens longas.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=15688&p=176776#p176776
15) Chave do acionamento dos faróis de neblina. O meu não tinha, e como o local original foi ocupado, foi parar aí.
16) Chave de acionamento do código lampejante, em vez de ficar enfiando clips, fiz uma ligação via chave, muito mais fácil de acionar.
17) Luz de freio extra, elas acendem quando piso no freio, e não acendem quando ligo a sinaleira, só no freio, o que eu acho que ainda melhor do que a lanternas de neblina originais (que eu não tinha).
18) Amortecedor no porta-malas, quando a minha mola quebrou pela 3ª vez, e não achei mais, coloquei um amortecedor no lugar.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=8350&p=96481&hilit ... las#p96481
19) Acendedor de cigarros no console traseiro, muito útil para ligar o DVD ou o computador para as crianças em viagens no banco traseiro, sem precisar ficar aquele fio todo esticado saindo lá do painel e incomodando o câmbio. Por óbvio retirei o enrolamento para que não funcionasse aquecendo muito perto do carpete.
20) Filtro extraordinário para reduzir o excesso de vapores produzidos pelo cárter, que dificultam meu arranque com motor quente.
Tópico específico:
viewtopic.php?f=14&t=12552#p143278
21) Válvula solenóide para gasolina da partida a frio.
22) Reservatório de gasolina da partida a frio.
23) O sensor de baixo nível da partida a frio parou de funcionar, então retirei a tampa e agora a haste sobe indicando o nível de gasolina.
24) Chave Geral, desliga a bateria do carro rapidamente para consertos, ou quando o caro vai ficar parado por algum tempo.
25) Este está difícil de ver, é uma chapa de metal de 2 mm dobrada envolta do batente da borboleta do acelerador para que o motor acelerasse um pouquinho mais evitando a oscilação da lenta.
26) Haste extra para acionamento do acelerador de mão.
27) Na foto não aparece, mas tem um fio segurando o cabo do acelerador para que ele não escape quando o acelerador de mão é acionado.
28) Parafuso de fixação do cabo do acelerador de mão (ele pode girar para acompanhar o movimento do acelerador e não quebrar o cabo.
29) Fixação nos moldes gambiarra do cabo do acelerador de mão.
É isso!
O Difícil foi sbaer onde colocar este tópico, já que fala de tudo um pouco então Mecânica Geral
Descrição das modificações e controles extras pelo número nas fotos:
1) Chave de acionamento da alteração da temperatura do motor, com o motor quente sobe em 10°C o valor informado pelo sensor para a ..., para manter o motor trabalhando mais frio.
2) Chave de acionamento manual do compressor do ar condicionado (desliga mesmo na posição do console ativo, para poder usar ar re-circulado quando atrás de um caminhão fumacento no inverno), no Monza com ar original a recirculação do ar só existe quando o ar está acionado na posição de frio máximo, não tem como desligar o compressor do ar nesta situação, a não ser como eu fiz, cortando o fio que vai para o relé e colocando uma chave extra, aí o ar não liga, mas o sistema pneumático deixa em recircular!
3) Chave que aciona o aquecimento do coletor (adaptação para o álcool não original)
4) Chave de seleção para o Computador de Bordo, tenho dois sensores, um para a temperatura interno colocada dentro da tubulação da grade de ventilação central, que uso para regular a temperatura do ar condicionado, como se fosse um ar digital, porém com controle manual ajustando em conjunto com o ar quente, o segundo sensor é o padrão de temperatura externa.
5) Potenciômetro de regulagem fina para alterar a temperatura do motor percebida pela ECU, está desativado pois agora só uso na chave com aumento fixo de 10°C.
6) Potenciômetro de regulagem do módulo economia, girando para esquerda diminui a potência e o consumo, girando para a direita aumenta a potência e o consumo.
Tópico específico:
Reduzir consumo 20 reais em peças:
viewtopic.php?f=3&t=6982 e o esquema em viewtopic.php?f=3&t=6982&p=176716#p176692
7) Potenciômetro desativado, era para injeção direta de gasolina em emergência, porém não funcionou direito, o potenciômetro queimou e por ali ficou, já faz alguns anos.
Manômetro de pressão de óleo do motor.
9) Computador de Bordo, no original era relógio digital, instalado com todas as funções.
10) A lâmpada de indicação Ventilador Acionado, era de alta temperatura, mas agora indica o acionamento da ventoinha do motor, pois o relé da alta estragou logo quando comprei o carro a onze anos, mas na época ninguém sabia consertar, então alterei a função da lâmpada.
11) Chave de controle do módulo economia baixo ela desliga o módulo e para cima liga
Tópico específico o mesmo do item 6.
12) Chave de tripla função, para baixo ficam ligados o bico injetor e o sensor de velocidade VSS, na posição central desliga o bico injetor (para poder desligar o motor, sem precisar desligar a chave, no caso de querer saber um código de erro que apaga quando desliga-se a chave. Finalmente para cima, mantém ligado o bico injetor, mas desliga o sensor de velocidade VSS, isso economiza até 10% de combustível, mas não pode ser usado em descida de serra (mas não desliga no CB só na ECU).
13) Botão de injeção de gasolina da partida a frio do motor a álcool (acionamento manual).
14) Acelerador de mão (não é afogador, lembrem-se o meu é EFI), funciona como um piloto automático, no caso limitado a 38% do acelerador, só uso em trechos planos, com pouco tráfego, para descansar o pé em viagens longas.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=15688&p=176776#p176776
15) Chave do acionamento dos faróis de neblina. O meu não tinha, e como o local original foi ocupado, foi parar aí.
16) Chave de acionamento do código lampejante, em vez de ficar enfiando clips, fiz uma ligação via chave, muito mais fácil de acionar.
17) Luz de freio extra, elas acendem quando piso no freio, e não acendem quando ligo a sinaleira, só no freio, o que eu acho que ainda melhor do que a lanternas de neblina originais (que eu não tinha).
18) Amortecedor no porta-malas, quando a minha mola quebrou pela 3ª vez, e não achei mais, coloquei um amortecedor no lugar.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=8350&p=96481&hilit ... las#p96481
19) Acendedor de cigarros no console traseiro, muito útil para ligar o DVD ou o computador para as crianças em viagens no banco traseiro, sem precisar ficar aquele fio todo esticado saindo lá do painel e incomodando o câmbio. Por óbvio retirei o enrolamento para que não funcionasse aquecendo muito perto do carpete.
20) Filtro extraordinário para reduzir o excesso de vapores produzidos pelo cárter, que dificultam meu arranque com motor quente.
Tópico específico:
viewtopic.php?f=14&t=12552#p143278
21) Válvula solenóide para gasolina da partida a frio.
22) Reservatório de gasolina da partida a frio.
23) O sensor de baixo nível da partida a frio parou de funcionar, então retirei a tampa e agora a haste sobe indicando o nível de gasolina.
24) Chave Geral, desliga a bateria do carro rapidamente para consertos, ou quando o caro vai ficar parado por algum tempo.
25) Este está difícil de ver, é uma chapa de metal de 2 mm dobrada envolta do batente da borboleta do acelerador para que o motor acelerasse um pouquinho mais evitando a oscilação da lenta.
26) Haste extra para acionamento do acelerador de mão.
27) Na foto não aparece, mas tem um fio segurando o cabo do acelerador para que ele não escape quando o acelerador de mão é acionado.
28) Parafuso de fixação do cabo do acelerador de mão (ele pode girar para acompanhar o movimento do acelerador e não quebrar o cabo.
29) Fixação nos moldes gambiarra do cabo do acelerador de mão.
É isso!