Dúvidas - Computador de Bordo

Assuntos específicos relacionados à rodas, spoilers, pára-choques, etc.
nandu87
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 274
Registrado em: 11 Nov 2009, 13:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvidas - Computador de Bordo

Mensagem não lida por nandu87 »

Rafaelo escreveu: é do farol de milha. o desembaçador sao 3 fios.

o teu nao tem farol de milha? pelo jeito a ligação ja ta pronta.
Pois é cara, nao tem farol de milha não... tinha uma tampinha ali, retirei ela, e so falta um botão e conectar este chicote... e claro a parte da frente com as lampadas e tal...

Resumindo, pelo jeito nao achei o chicote do CB... eu tava na esperança que tivesse...

Abs
Fernando
Monza GLS 95 2.0 EFI - Completo
Curitiba - PR

Fotos: viewtopic.php?t=16407
edu_fedozzi
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Dez 2012, 14:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvidas - Computador de Bordo

Mensagem não lida por edu_fedozzi »

Eu estava passeando por aqui e sei que a pergunta é bem antiga, mas pode ser que ainda sirva para alguém.

Eu tenho um GLS 94 e instalei CB nele.

Computador de Bordo:
O único que funciona é o de número 52263347 pois ele foi feito para ingeção EFI
Tanto os do Kadett quanto os do Monza são muito parecidos quanto aos calculos, mas como isso é uma peça que precisa ser precisa necessita que tudo esteja redondo para funcionar.
Fisicamente tanto o do Monza quanto o do Kadett servem um no outro, a única diferença é uma moldura adaptadora que deve ser utilizada junto com o CB para que ele encaixe em um ou outro veículo.
O CB para Monza e Kadett EFI são praticamente o mesmo, só que o sensor de velocidade do Monza e do Kadett são diferentes, portanto se for utilizado o do Kadett no Monza as informações de velocidade média, autonomia, entre outros dados, estarão errados. Logo não adianta usar um no outro.

Chicote:
No caso do Monza, os modelos SL/E, Classic e GLS possuem o mesmo chicote (exceto o GLS 96). Logo nestes veículos é possível instalar o CB sem problema nenhum e sem adaptações. Já todas as outras versões inclusive series especiais, como são montados sobre o modelo SL, GL e GLS 96 não possuem o chicote do carro completo não da pra colocar o computador de bordo.

Rabicho:
O rabicho deve ser adquirido junto com o CB, e ele é ligado ao chicote do carro.
Quando o relogio do Monza é removido, seguindo-se o fio, chega-se em um espaguete de espuma que envolve os fios. Movendo esta espuma aparecerá debaixo dela dois conectores se não me engano com 6 fios cada um. O rabicho do relógio do carro utiliza apenas um dos conectores, já o CB utiliza os dois conectores. Logo o carro já vem preparado para colocar o CB necessitando apenas do rabicho.

Sensor de Temperatura:
O único item que deve ser instalado além do CB é um sensor de temperatura que fica instalado atras da placa dianteira do veículo.
Sua função é informar a temperatura externa, ou melhor ainda, a temperatura próxima do asfalto.
Este item por incrível que pareça é um item de segurança, pois na Europa, ao se trafegar em pistas abaixo de 0°C pode ser formar uma camada fina de gelo imperceptível, e que pode levar a perda de controle do carro. Nesta condição o CB muda para o modo de temperatura automaticamente e fica piscando indicando a temperatura para alertar o motorista.

Kit CB contem:
Computador de Bordo
Moldura adaptadora
Rabicho para conexão com o chicote do carro
Sensor de temperatura.

Tempo médio para instalar tudo: 5 minutos

O combustível não influencia no funcionamento do CB. A não ser que seja instalado GNV, pois desta maneira não há como realizar calculo de consumo e autonomia.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços.

Eduardo
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvidas - Computador de Bordo

Mensagem não lida por vrsilva »

Monza 94/95 não tem rabicho de espera para o computador de bordo. Eu fiquei umas 3 horas procurando o rabicho no meu Bartok e não achei.
No antigo 93/94 que tive, tinha. Isse se deve ao fato que o Monza Classic ao qual tinha o computador de bordo saiu de linha em 93, portanto os modelos daquele ano, 93/93 e 93/94 ainda contavam com o chicote, os carros do ano seguinte 94/95 já não possuem mais os chicotes de espera para o computador de bordo, MESMO no modelo completo GLS. PORÉM, o chicote do sensor de temperatura está lá, pelo menos no meu está. Por isso eu perdi 3h procurando. Não faz sentido passar o chicote do sensor se não tem o chicote do computador... Mas está assim...
Também pode ser porque meu Monza não tem ar condicionado, pode ser que o chicote do painel central seja outro para os modelos sem ar, mesmo eles sendo GLS, pois o chicote do farol de milha, TAMBÉM estava lá originalmente.
Aliás, meu carro hoje está com farol Cibié, com milha, e regulagem elétrica de altura.

Voltando ao computador de bordo, o Kadett tinha algumas unidade em que o sensor de velocidade era de 16 pulsos, o Monza é de 8, se o computador de bordo do Kadett de 16 pulsos for instalado no Monza, deverá ser instalado um sensor de velocidade de 16 pulsos SOBRE o de 8 do Monza. Assim ficarão 2 sensores, 1 para a ECU e outro para o computador de bordo.
O tamanho do tanque pode ser calibrado, com um procedimento que se encontra com muita facilidade no YouTube.

Quando o carro não tem o chicote de espera como é o meu caso, é necessário puxar 3 fios apenas, 2 da ECU, sendo eles, A2 e A10 do conector menor, e o outro fio é o sinal da boia do tanque de combustível, para o calculo da autonomia do tanque.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvidas - Computador de Bordo

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Errado, se o CB for de Kadett funciona direto no Monza, sem precisar trocar o VSS ou colocar 2 deles, basta fazer o aterramento adequado no CB que ele saberá qual carro é, a tabela do Monza já postei, a do Kadett eu vi, mas não copiei porque não precisava dela.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvidas - Computador de Bordo

Mensagem não lida por rafamts »

Amigos, estou precisando do código da moldura do computador de bordo do Monza EFI. Se alguém souber...
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvidas - Computador de Bordo

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Amigos, estou precisando do código da moldura do computador de bordo do monza efi. Se alguém souber...
Rafael, anota aí : 52255883 conforme o CepChev
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvidas - Computador de Bordo

Mensagem não lida por rafamts »

Muito obrigado Waldir. Valeu mesmo! Estou sem o CepChev no computador. Tinha no notebook, mas o equipamento quebrou.
Avatar do usuário
Xela1347
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Ago 2019, 18:39
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Class
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvidas - Computador de Bordo

Mensagem não lida por Xela1347 »

Boa noite a todos, revivendo o tópico aqui.
Gostaria de saber e se algum puder me informar se o meu carro vem com o chicote para o computador de bordo, tenho um Monza Class 93.
Desde já, grato
Monza class cinza haendel 1993
painel digital
freio a disco nas 4
computador de bordo
bancos recaro
trio elétrico
retrovisor interno fotocrômico
Responder