Ajuda ai Galera! Velocímetro do Digital marcando errado!!!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Luiz Henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 222
Registrado em: 26 Jul 2007, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Ajuda ai Galera! Velocímetro do Digital marcando errado!!!

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

Olá pessoal, seguinte, to precisando de um help de vocês pra tentar resolver o problema de um amigo, ok?!
É o seguinte,um amigo meu comprou um painel digital pra colocar no Monza dele, como eu mesmo instalei um no meu, fui instalar o dele tb...
Tudo feito, instalação sem problemas, painel funcionando tudo, porém existe um item que eu não consegui resolver: O Velocímetro!

O painel está marcando a velocidade de maneira incorreta...
Vejam como procedi pra tentar resolver isso:

Sabemos que no painel existe uma chave vermelha pra mudar o modo de leitura pelo modelo do carro.
Na posição 1=Monza, irá aparecer a sequência no Display, 126-288-0 Kmh.
Na posição 2=Kadett, irá aparecer a sequência no Display, 128-288-0 Kmh.

Bem, na posição 1 o painel esta mostrando uma velocidade +/- 30% acima da real, e na posição 2 o painel esta mostrando uma velocidade +/- 30% abaixo da velocidade real!

Pensei: Problema no sensor de velocidade...
Tirei o sensor pra conferir, era original GM 8 pulsos (90149078), fiz o teste dele e comprovei que o funcionamento estava ok, inclusive com a luz de shift-up do painel acendendo pedindo troca de marcha, é sabido que com o sensor ruim esta luz não acende, então sensor ok!
Voltei a rever a ligação do painel q fiz, nada errado...

Continuei a duvidar do sensor, então consegui com um amigo de uma autopeças um sensor original, novo e lacradinho, instalei no carro e fui fazer o teste, o MESMO PROBLEMA ACONTECEU, ae ferrou!!!

Duvidas pra galera me ajudar:

O Painel veio de um Kadett, nada a ver né? Pois o painel é sempre o mesmo, por isso tem a chave vermelha e os sensores diferentes!

Desconheço qq modo de calibrar o velocímetro, vocês conhecem alguma? Seria isso?

O Monza é um 94 GLS 2.0, caixa de marchas longa né? Isso seria o problema?

Será q teremos q colocar um sensor de Kadett 16 pulsos (90149082) trabalhando em conjunto com o de 8 pra resolver isso?

A medida dos pneus desse carro é 185/60/14, senão me engano a medida original do carro seria 185/70/13 ou 185/65/14, seria a medida de pneus o problema? Acho q não pois a medida em uso não difere muito das outras medidas, oq acham???

Seria um defeito do Velocímetro Digital???

A galera que tem Digital aqui no fórum já passou por esse problema e conseguiu resolver??

Por favor pessoal, da um help ai...
Desde já, muito obrigado a todos...
Abraços...
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuda ai Galera! Velocímetro do Digital marcando errado!!!

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Esquisito, o meu aparece "124 - 288KM"...

O sensor pode até estar certo, precisa ver se o pinhão do velocímetro é o mesmo do painel do Kadett, ele fica no câmbio.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuda ai Galera! Velocímetro do Digital marcando errado!!!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Luiz Henrique escreveu: Olá pessoal, seguinte, to precisando de um help de vocês pra tentar resolver o problema de um amigo, ok?!
É o seguinte,um amigo meu comprou um painel digital pra colocar no Monza dele, como eu mesmo instalei um no meu, fui instalar o dele tb...
Tudo feito, instalação sem problemas, painel funcionando tudo, porém existe um item que eu não consegui resolver: O Velocímetro!

O painel está marcando a velocidade de maneira incorreta...
Vejam como procedi pra tentar resolver isso:

Sabemos que no painel existe uma chave vermelha pra mudar o modo de leitura pelo modelo do carro.
Na posição 1=Monza, irá aparecer a sequência no Display, 126-288-0 Kmh.
Na posição 2=Kadett, irá aparecer a sequência no Display, 128-288-0 Kmh.

Bem, na posição 1 o painel esta mostrando uma velocidade +/- 30% acima da real, e na posição 2 o painel esta mostrando uma velocidade +/- 30% abaixo da velocidade real!

Pensei: Problema no sensor de velocidade...
Tirei o sensor pra conferir, era original GM 8 pulsos (90149078), fiz o teste dele e comprovei que o funcionamento estava ok, inclusive com a luz de shift-up do painel acendendo pedindo troca de marcha, é sabido que com o sensor ruim esta luz não acende, então sensor ok!
Voltei a rever a ligação do painel q fiz, nada errado...

Continuei a duvidar do sensor, então consegui com um amigo de uma autopeças um sensor original, novo e lacradinho, instalei no carro e fui fazer o teste, o MESMO PROBLEMA ACONTECEU, ae ferrou!!!

Duvidas pra galera me ajudar:

O Painel veio de um Kadett, nada a ver né? Pois o painel é sempre o mesmo, por isso tem a chave vermelha e os sensores diferentes!

Desconheço qq modo de calibrar o velocímetro, vocês conhecem alguma? Seria isso?

O Monza é um 94 GLS 2.0, caixa de marchas longa né? Isso seria o problema?

Será q teremos q colocar um sensor de Kadett 16 pulsos (90149082) trabalhando em conjunto com o de 8 pra resolver isso?

A medida dos pneus desse carro é 185/60/14, senão me engano a medida original do carro seria 185/70/13 ou 185/65/14, seria a medida de pneus o problema? Acho q não pois a medida em uso não difere muito das outras medidas, oq acham???

Seria um defeito do Velocímetro Digital???

A galera que tem Digital aqui no fórum já passou por esse problema e conseguiu resolver??

Por favor pessoal, da um help ai...
Desde já, muito obrigado a todos...
Abraços...
Ligar apenas o negativo dos pinos 10 e 9 e deixo o do pino 11 isolado.

Faz o teste ai e depois diz para a gente se funcionou.

Outra coisa, a medida dos pneus, no meu caso n mudou mt coisa... usava rodas 17" a diferença era mínima... ao passar na lombada eletrônica dava diferença de no máximo 1km/h... agora como estou com as 14 (originais novamente) nem da diferença.

Abraço!!!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Luiz Henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 222
Registrado em: 26 Jul 2007, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re:Ajuda ai Galera! Velocímetro do Digital marcando errado!!!

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

Seria um defeito do Velocímetro Digital???

A galera que tem Digital aqui no fórum já passou por esse problema e conseguiu resolver?

Por favor pessoal, da um help ai...
Desde já, muito obrigado a todos...
Abraços...
Cara, acho que seu problema é bem fácil de resolver. No meu Monza, aparece "124-288km" como no do MMURAI, e o velocímetro é super preciso, mt mais que o painel analógico...

Um dia destes, mexendo no carro... mexendo no painel ele ficou igual ao seu "126-288KM" e a velocidade ficou bem mais alta que o comum... o carro tava chegando a 100km/h em menos de 5 segundos, hehehehe!

Para vc tentar resolver o problema de uma olhadinha neste esquema:
Imagem

Vc vai ver três pinos marcados com uma seta vermelha... são justamente os "negativos" do painel... quando eu liguei estes 3 fios ele ficou igual ao seu(126-288)... Para ficar igual ao meu e ao do MMURAI(124-288, na posição 1 Monza) vc devera ligar assim:
Imagem
Ligar apenas o negativo dos pinos 10 e 9, deixo o do pino 11 isolado.

Faz o teste ai e depois diz para gente se funcionou.

Outra coisa, a medida dos pneus, no meu caso n mudou mt coisa... usava rodas 17" a diferença era mínima... ao passar na lombada eletrônica dava diferença de no máximo 1km/h... agora como estou com as 14(originais novamente) nem da diferença.

Abraço!!!
Valeu Mmurai e Paiva, já vou agradecendo a vocês pelas dicas...
Amanha tentarei ver se realmente liguei este fio marrom pino 11 do X8 junto com os outros , é bem provável q eu tenha feito isso, huahuahua...
Ai digo para vocês se funcionou, muito obrigado mesmo caras...
Grande abraço pra vocês!
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
Luiz Henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 222
Registrado em: 26 Jul 2007, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ajuda ai Galera! Velocímetro do Digital marcando errado!!!

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

Ligar apenas o negativo dos pinos 10 e 9, deixo o do pino 11 isolado.

Faz o teste ai e depois diz pra gente se funcionou.

Outra coisa, a medida dos pneus, no meu caso n mudou mt coisa... usava rodas 17" a diferença era mínima... ao passar na lombada eletrônica dava diferença de no máximo 1km/h.... agora como estou com as 14(originais novamente) nem da diferença.

Abraço!!!
Valeu Mmurai e Paiva, já vou agradecendo a vocês pelas dicas...
Amanha tentarei ver se realmente liguei este fio marrom pino 11 do X8 junto com os outros, é bem provável q eu tenha feito isso, huahuahua...
Ai digo pra vocês se funcionou, muito obrigado mesmo caras...
Grande abraço pra vocês![/quote]

Diegão, voce estava certo cara, isolei o fio 11 marrom do X8 e o painel passou para 124-288-0.
Mas notei uma coisa, ao isolar este fio, tanto faz colocar a chave na posição 1 ou 2 que sempre vai aparecer 124-288.
Ao meu ver quando se isola este fio a chave perde sua função, concorda comigo???
Agora o velocímetro parece estar marcando a velocidade real...
A medida 185/60/14 dos pneus não deve alterar muito a velocidade real né?? Ou altera muito???
Valeu cara, essa dica foi certeira...
Abraços...
Editado pela última vez por Luiz Henrique em 18 Set 2007, 21:17, em um total de 1 vez.
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuda ai Galera! Velocímetro do Digital marcando errado!!!

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Não, não... foi o Diegão Paiva que deu a dica p/ vc do fio. Já eu "chutei a bola fora" huhahhauua!!!!!
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Luiz Henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 222
Registrado em: 26 Jul 2007, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ajuda ai Galera! Velocímetro do Digital marcando errado!!!

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

mmurai escreveu:Não, não... foi o Diegão Paiva que deu a dica p/ vc do fio. Já eu "chutei a bola fora" huhahhauua!!!!!
Puts... Kkkkkkkk...huahuahua...

..., maldita hora em que fui parar de tomar meu Gardenal... huahua...
Mas assim mesmo valeu brother...
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuda ai Galera! Velocímetro do Digital marcando errado!!!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Que beleza, hein? Deu certo mesmo né cara?

Fico feliz por ter dado certo!!
Essa medida dos pneus que vc falou, altera quase nada a velocidade... 185/60/14... 195/50/15 a diferença é bem pequenas... deve dá uma diferença de 1 ou 2 km/h no máximo.


Abração! :D
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder