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taxa de 16:1 no 2.0 para GNV, será possivel?

Enviado: 22 Jun 2010, 20:50
por jonataapolinario
Bom dia pessoal,
Eu tenho um 2.0 Gasolina/Gnv 94 e....
to querendo fazer o monza mais economico do mundo hehehhe..
bom, pra começar eu estou desenvolvendo um sistema de gerenciamento para o gnv para meu TCC, usando umas teorias bem loucas que eu vou fazer ficar melhor que injetado de 5a geração ( pelomenos eu acho que sim ).
o segundo passo é levar a taxa de compressão pro espaço.
eu estive analizando e fiz os calculos entao cheguei no seguinte, se eu usar bielas de vectra 2.2, que sao de 148mm, eu vou ter, além de uma taxa de compressao de 16:1, um r/l de 0,29.
agora eu pergunto a quem ja pôs a mao na massa desses motores, seria possível eu ter uma taxa assim alta? nao vai estourar tudo pela alta pressão, e outra, sera que nao vai bater nas valvulas? as bielas são 5mm mais longas( original = 143mm, vectra 2.2 = 148mm ).
acredito estar certo nos calculos, mas não sei se é possivel na pratica.
Gostaria de ideias de voces amigos, como eu, aparixonados pelo monzão!
abraços!

Re: taxa de 16:1 no 2.0 para GNV, será possivel?

Enviado: 22 Jun 2010, 21:59
por mello3
Uma coisa é certa. Gasolina você nunca mais vai poder usar.


[]´s

Re: taxa de 16:1 no 2.0 para GNV, será possivel?

Enviado: 22 Jun 2010, 22:13
por Rafaelo
as bielas pode esquecer vai lançar o pistao contra o cabeçote, pra tu ter uma ideia a "distancia" entre a cabeça do pistao em PMS ate a face do cabeçote e de apenas 0.5mm original.

vai ter que usar as bielas original...

bom se tu quer atingir 16:1 oque é ideal pro GNV anda legal com potencia e economia, nao sei se é possivel chegar a essa taxa com a receita abaixo mas pelo menos 14,5:1 tu consegue.

1º teria que troca de pistao e por o a alcool(domo) so ae ja teria os 12:1 original
2º junta de aço ficando 12,5:1(precisa ver se pode usar com gnv)
3º rebaixar o cabeçote em 2.00 mm(se for virgem)

usando desse jeito nao é pra bater na valvula

Uma coisa é certa. Gasolina você nunca mais vai poder usar.[2]

Re: taxa de 16:1 no 2.0 para GNV, será possivel?

Enviado: 22 Jun 2010, 22:25
por jonataapolinario
certo, gasolina nem vou por mesmo, TALVEZ, SE funcnionar, eu coloco alcool..
bom, quanto a receita, pelos meus contas, o pistao do alcool tem 2,2mm a mais que o gasolina(pra chegar no 12:1), mais os 2mm do rebaixo do cabeçote, mais o tanto da junta, digamos que deu menos 4,5mm.
se eu colocar a biela +5mm e tirar 0,5 dos pistoes deve funcionar, certo?
falo isso pq me interessa também um r/l baixo, para ter um motor mais "redondo".
mas ainda me interessa chegar nos 16:1.
outra coisa que me saiu, caso ele bata nas valvulas, é possivel fazer um rebaixo só onde pega nas valvulas? tipo buracos?

Re: taxa de 16:1 no 2.0 para GNV, será possivel?

Enviado: 22 Jun 2010, 22:41
por dimitrius
achei muito interessante a sua idéia quanto aos pistoes será que não existem pistoes prontos com essas"cavas" seria bem mais facil do que ter de mandar usinar o pistão e quanto você acha que vai gastar nisso porque se voce conseguir o resultado deve ser bem interessante.abração

Re: taxa de 16:1 no 2.0 para GNV, será possivel?

Enviado: 22 Jun 2010, 23:34
por jonataapolinario
bom ainda não sei quanto vou gastar, mas espero ficar muito bom.
como falei, eu estou trabalhando em um sistema de gerenciamento de mistura, parecido com um mapa de injeção mas que se auto-corrija através de redes neurais. com isso espero fazer 18km/m³ de gnv com o motor original ( ja fiz 16 com a regulagem manual ).
depois de fazer a mecanica, espero fazer de 20 a 22 km/m³.
pode ser que u esteje exagerando, masssss nao chega quem nao sonha hehhe
abraço a todos!

Re: taxa de 16:1 no 2.0 para GNV, será possivel?

Enviado: 23 Jun 2010, 09:39
por 500EF
Eu costumo brincar que só para a morte não existe solução. Para o resto, com dinheiro e tempo acaba conseguindo.

Sua ignição vai falhar o tempo todo com esta taxa e problemas de aquecimento do motor podem aparecer com tanta taxa assim.

Andar com álcool não é impossível (já postei aqui no fórum sobre um carro de um usuário do fórum CMRacing que anda com 15,6:1 e um motor de carro de competição que andava com 17:1).

Porque não começa a brincadeira com 14:1, já deve ficar bem melhor no GNV e melhor ainda com álcool... Volto a insistir no problema da ignição. O GNV já exige muito mais do sistema com taxa original. Com taxa alta, vai obrigá-lo a fechar tanto os eletrodos das velas que o vai perder muita potência e economia.

Re: taxa de 16:1 no 2.0 para GNV, será possivel?

Enviado: 23 Jun 2010, 09:57
por acochaves
eu tambem esta pensando em baixar a r/l desse motor nas uma coisa um pouco diferente, usar o vira do 1.8 com as biela do 2.2 e manter os pistoes a alcool. nao diminuira muito a capacidade cubica do motor e seria mais girador, talves usasse os pistoes do 2.2.