kadu nascimento escreveu:ola
terei q trokar a homoçinetika ld roda do meu monza
ja vou trokar as 2
e amorteçedor e kit
aproveitando queria baixar um pouko a dianteira
pois esta muito mais alta q a trazeira q ja teve suas molas kortadas pelo antigo proprietario
gostaria de saber se eu kortar 1,5 volta da mola original baixa muito e se eu kortar este tanto
preçisarei de enkolhedor de molas
para montagem
Olá amigo, td bem?
Se vc pretende cortar as molas da frente somente para deixar o carro com a suspensão na mesma altura por completo, aconselho a trocar as molas traseiras tmb e por as originais. Eu não sou muito fã de carros rebaixados... Sinceramente.
Agora, se sua intenção é rebaixar a altura da suspensão, acredito que cortar as molas não seja o mais apropriado (apesar de ser o mais barato), pois você forçara as bandejas, pivôs, os amortecedores, enfim... todo o sistema da suspensão...
Sem contar que o carro ficará muito mais "duro" ao passar por buracos/valetas/quebra-molas, sem contar na barulhera e no desconforto que o carro ficará (vc vai se sentir dirigindo uma Uno antiga).
Se gosta e pretende deixar o carro mais baixo, existem molas e amortecedores apropriados para rebaixados (que já são construídos em tamanho reduzido, e, em regra, são menos "duros" do que molas cortadas).
Acho que existe uns kits de suspensão rebaixada da "Macauley" (acho que escrevi certo...hehe) também para o Monza, que parece ser bom.
Pense no
custo x benefício. Pois molas cortadas são
muito mais
baratas, mas a
longo prazo tendem a
ferrar muito com a suspensão em geral (e aí o custo de molas, amortecedores, buchas, pivôs, bandejas, coxins e etc
novos é relativamente alto - em torno de R$ 1.000,00 / R$ 1.200,00 aproximadamente).
Agora kits apropriados para rebaixar a suspensão, em geral são mais
caros (não faço idéia de quanto estão custando, mas acredito que sejam mais baratos que trocar tudo da suspensão...) mas em regra, se bem instalados e dependendo da utilização do carro e da maneira como você costuma guiar o carro, costumam ser
tão duráveis que os componentes de suspensão originais de altura "padrão".
Sem contar que a suspensão não fica um côco, tipo Fiat Uno, além do risco que vc corre de umas das molas se quebrar , pelo fato de estar com menos elos, e portanto, sofrendo maior "carga" de peso proporcionalmente.
Outro detalhe: Acredito que o Detran não permita você a legalizar a modificação da suspensão usando molas cortadas. Somente com kits de suspensão, e mesmo assim vc terá que fazer uma perícia/análise em alguma autorizada do Inmetro para emitir um parecer dizendo que a modificação é segura para os ocupantes do carro.
Estou falando isso com base no "achismo", pode não ser verdade... Procurarei me informar.
Enfim... o que eu tinha para falar sobre suspensão era isso. Provavelmente você encontrara opiniões diferentes/opostas à minha. Cabe somente à você analisar o que é melhor para a sua segurança e o seu bolso.
Dê uma pesquisada no Fórum, pois certamente já existem outros tópicos sobre o assunto que perguntou, com gente mais embasada que eu para te ajudar.
Abraços e boa sorte com o seu Monza!
Henrique.