Página 1 de 2

troca da correia do alternador

Enviado: 20 Mai 2010, 20:12
por MotaPM
alguem sabe me dizer como posso trocar a correia do alternador do meu monza tubarão; ele tem ar condicionado.
Ela escapou durante uma viagem, consegui desmontar, mas não consegui retirar a outra que fica no condicionador de ar, e essa impede que a correia do alternador seja tirada... alguem sabe me dizer? :?:

Re: troca da correia do alternador

Enviado: 21 Mai 2010, 07:24
por MonzaClub20EFICHZ
Para soltar a do ar, basta soltar o parafuso de regulagem do mesmo, recuar o compressor e sacar a correia, para recolocar a correia do alternador e esticá-la o troque está em usar uma chave 17 por trás tensionador para poder esticá-lo.

Mas creio que já deve ter tópicos sobre isso na seção faça você mesmo!

Agora saber porque a correia soltou é o real problema, pois isso não é nada comum, deve ter algo bem desalinhado!

Re: troca da correia do alternador

Enviado: 21 Mai 2010, 08:54
por John Cleiton
Pessoal aproveitando o tópico, meu alternador está dando uns estralos, em baixa aceleração como se estivesse algo batendo nele, mas qndo em alta o barulho some de vez....o que pode ser, correia meio frouxa tbm faz isso?

Re: troca da correia do alternador

Enviado: 21 Mai 2010, 18:56
por MotaPM
eu e tem mesmo... o tensor da correia travou, saiu uma parte do rolamento dele... bom vou ter que por as mãos a obra... obrigado ^^

Re: troca da correia do alternador

Enviado: 22 Mai 2010, 08:00
por MonzaClub20EFICHZ
John Cleiton escreveu:Pessoal aproveitando o tópico, meu alternador está dando uns estralos, em baixa aceleração como se estivesse algo batendo nele, mas qndo em alta o barulho some de vez....o que pode ser, correia meio frouxa tbm faz isso?
Veja se não é a correia do comando batendo da tampa plástica!

Re: troca da correia do alternador

Enviado: 22 Mai 2010, 08:25
por MonzaClub20EFICHZ
Veja também folga na bomba d'água.

Re: troca da correia do alternador

Enviado: 23 Mai 2010, 13:15
por Luiz Carlos (Rio)
Nos dois Monzas que já tive, um GLS 95 e o atual 94, ambos com ar cond original, mesmo afrouxando o esticador da correia do ar a referida correia não sai.
A solução que eu encontrei foi afrouxar os parafusos que prendem o suporte do compressor no motor.
Fazendo isso a correia sai fácil.
Ah, a correia é a original para o Monza, mas na próxima troca dela vou procurar por uma um pouco mais longa.
Com isso espero também afastar mais o tubo de pressão do compressor da longarina do carro, pois qdo o coxim direito do motor cede, essa mangueira (sua parte metálica) começa a atritar na carroceria.

Abraços

Re: troca da correia do alternador

Enviado: 24 Mai 2010, 08:52
por Carlos A. Freire
No meu Monza GLS 96 e todos os Monza que faço manutenção nas correias, não movimento o compressor do A/C. Eu retiro os 4 parafusos da polia do virabrequim e removo a polia junto com a correia do A/C. Depois é só recolocar a correia (a mesma ou nova), a da DH e recolocar a polia que vai encaixar normalmente, mesmo com a correia do A/C tensionada. Para mim, esse procedimento fica mais fácil e rápido. O que dá mais trabalho mesmo e colocar o tensionador da correia da DH/alternador no Monza de 91 a 96. Que deve ser removido para retirar a capa de proteção da correia dentada, e alí tem pouco espaço, mal cabe a mão. Por baixo do carro fica mais fácil o acesso a esse tensionador.

Abs,

Carlos Freire


Abs,

Carlos Freire