Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Bom, como o antigo tópico que eu havia criado na seção de apresentação de novos monzeiros sumiu, vou resumir aqui as modificações feitas no carro para a adaptação do turbo:

Como já sabem, procurei manter a estética original a qualquer custo.

- Motor: Original - Standard, hoje com 215.000 km rodados.
- Cabeçote: Original (acabei aproveitando para revisá-lo, pois ao sacar os prisioneiros, 2 se quebraram lá dentro e teve que ir para a retífica para remover...)
- Injeção: Original (Le-jetronic)
- Bicos: Substituídos pelos Bosch Vermelho (Omega/suprema 2.0 à álcool) somente para a conversão
- Ponto inicial: Aumentado em mais 6 graus, também para a conversão para álcool.
- Turbina: MasterPower .48/.42 (indicada para motores 1.8/2.0 até 1 bar), enchendo 0,8 bar.
- Coletor de escape: Original + flange
- Escapamento: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), sendo 2,5" até o flexível e depois 3" até o final, com 1 abafador Giba de 3".
- Pressurização: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), de 2,5".
- Filtro-de-ar: Marea 2.4 (foi o único que coube no espaço, e andar sem filtro, não é uma boa idéia)
- Ventoinha do radiador: Teve que ser trocada por uma mais fina, a única que deu foi a do Honda Civic.
- Intercooler: De S10 adaptado (mais baixo e pouco menor), instalado na parte debaixo da grade frontal.
- Bico suplementar: Bico mono na pressurização, a pouco mais de 50 cm da borboleta
- Válvula de prioridade: de carros turbo original (gol, tempra, golf, audi, etc.), que recircula o ar e não "espirra".
- Módulo de gerenciamento: MEG Top - gerencia o suplementar, atrasa o ponto quando tem pressão e ainda tem um módulo amplificador de centelhas embutido (mais forte que a MSD e mais fraco que o módulo separado, CM Plus).
- Freios: A disco nas 4 rodas (traseiros adaptado do monza tubarão) e pastilhas "red" de competição da Powerbrakes na frente.
- Suspensão: Original (confortável e estável o suficiente). Não pretendo trocá-las.
- Rodas: Originais, aro 13" (pena que as originais não eram 14" ou 15", mas têm a vantagem de ser mais confortáveis também)
- Pneus: 4 Eagle Ventura novos, que estão segurando muito bem, tanto em curvas, quanto em acelerações e frenagens mais fortes.
- Instrumentos: Manômetro de combustível, mano-vacuômetro (vácuo e pressão do turbo), sonda lambda no escape ligada a um multímetro (para acompanhamento da mistura) e manômetro de óleo incorporado no painel digital.


Foto dele: (aqui ele ainda estava original. Mas olhando assim, a diferença para agora é apenas no diâmetro da boca da descarga):

Imagem


Fotos da descarga de 3":

Imagem

Imagem


Fotos da turbina no coletor (original + flange):

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por 500EF em 12 Fev 2008, 14:53, em um total de 7 vezes.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

MUIIIIITO LINDO!!!!! perfect o carro!

Eu só mandaria fazer uma suspensão preparada(molas e amortecedores) pra carro turbo, um pouco mais baixa, pra da mais estabilidade...por conta do turbo.

Abraçoooo
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Diego_Paiva escreveu:MUIIIIITO LINDO!!!!! perfect o carro!

Eu só mandaria fazer uma suspensão preparada(molas e amortecedores) pra carro turbo, um pouco mais baixa, pra da mais estabilidade...por conta do turbo.

Abraçoooo
Obrigado... :lol:

Quanto a rebaixar, por enquanto não senti necessidade... o carro está bem firme, mesmo em altas velocidades... Além disso, estou legalizando nos documentos as modificações, e se estivesse baixo não passaria nos testes do inmetro... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Bernardo Gaetani
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1455
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Bernardo Gaetani »

Não Monza 500EF Não!

Esse é um carro que se eu comprasse um eu ia deixar ele igual de fabrica brilhando e usaria ele so pra evento...

500 unidades, sei que pelo menos 20 tiveram PT e agora você me diz de um turbo...

Bem gosto é gosto, mas pelo menos tire o insulfilm e adesivo traseiro para ficar com estilo carro de exposicao...
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

:lol: :lol: Tire o adesivo e coloque um do MONZEIROS.COM :lol: :lol:
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Bernardo Gaetani escreveu:Não Monza 500EF Não!

Esse é um carro que se eu comprasse um eu ia deixar ele igual de fabrica brilhando e usaria ele so pra evento...

500 unidades, sei que pelo menos 20 tiveram PT e agora você me diz de um turbo...

Bem gosto é gosto, mas pelo menos tire o insulfilm e adesivo traseiro para ficar com estilo carro de exposicao...
Acho que sairam 5000 mil unidades do 500EF, se não me engano, o Hi-Tech é que tem apenas 500 unidades.

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Diego Paiva escreveu:
Acho que sairam 5000 mil unidades do 500EF, se não me engano, o Hi-Tech é que tem apenas 500 unidades.

Abraço.
Diego,

concordo com vc.... aki em BH se vê muito mais dos 500 E.F. do que os hi-tech. Eu já vi uns 6 500 E.F. diferentes (ou as vezes passado pra outro dono e que tenha ficado com um estado pior, neh...) e uns 2 hi-tech. Um deles à venda... :!: Um dos 500 E.F. eu ví recem batido. Minha namorada ficou ... pq queria ir embora e eu tava la, tristinho olhando a situação desconsolado... :smt010
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
dedehulck
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1456
Registrado em: 13 Dez 2006, 16:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por dedehulck »

lindaum !
™Dedé Hulck ™
Responder