Página 1 de 2
Ar Condicionado !
Enviado: 20 Ago 2007, 20:18
por Luiz Henrique
De: Luiz Henrique
Para: Carlos A. Freire
Enviada: Seg Ago 20, 2007 8:10 pm
Assunto: Ar Condicionado !
Ola Carlos, sera q voce poderia me ajudar?!
Seguinte,tenho im Monza 94GLS/2.0 EFI completo de fábrica.
O AC funciona pefeitamente e gela muito, minha duvida é sobre o desligamento automático do compressor quando é exigido mais potencia do motor, acho que meu carro possue esse recurso mas creio q ela não esta funcionando, pois em nenhum momento mesmo em caso de ultrapassagens ou qq situação parecida o compressor desacopla e o AC continua trabalhando.
Sei q tudo é comandado pela UCE , reles, interrupor de alta pressão e interuptor de ciclagem .
Os reles estão ok's , acredito que a UCE tb, os interruptores estão lá, então ok poderia estar impedindo esse funcionamento?
A UCE ou o interruptores de alta pressão ou o de ciclagem?
Fora isso tudo funciona perfeitamente no AC.
Pode me explicar melhor , dar um help no que estaria impedindo esse funcionamento ?
Outra duvida o AC do monza não possui aquele sensor que desliga e liga o AC de acordo com a temperatura interior não é mesmo?!
Mais uma, a falta do sensor de temperatura ambiente externa não influencia em nada no funcionamento do AC né, acredito que esse sensor seja usado somente para o computador de bordo ?!
Valeu cara e abraços, Luiz Henrique.
_________________
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas ferro 15'' pneus Michelin Pilot Exalto 195/50
Enviado: 20 Ago 2007, 20:51
por Marcel Murai
Tmbm tenho essa dúvida. Nas subidas em estrada com ar ligado parecia 1.0 , pé embaixo e nada. Eu simplesmente posicionava a alavanca p/ a posição "0" e imediatamente parecia que foi ejetado algum ocupante pesado p/ fora do carro...

Re: Ar Condicionado !
Enviado: 20 Ago 2007, 22:01
por Carlos A. Freire
Luiz Henrique escreveu:De: Luiz Henrique
Para: Carlos A. Freire
Enviada: Seg Ago 20, 2007 8:10 pm
Assunto: Ar Condicionado !
Ola Carlos, sera q voce poderia me ajudar?!
Seguinte,tenho im Monza 94GLS/2.0 EFI completo de fábrica.
O AC funciona pefeitamente e gela muito, minha duvida é sobre o desligamento automático do compressor quando é exigido mais potencia do motor, acho que meu carro possue esse recurso mas creio q ela não esta funcionando, pois em nenhum momento mesmo em caso de ultrapassagens ou qq situação parecida o compressor desacopla e o AC continua trabalhando.
Sei q tudo é comandado pela UCE , reles, interrupor de alta pressão e interuptor de ciclagem .
Os reles estão ok's , acredito que a UCE tb, os interruptores estão lá, então ok poderia estar impedindo esse funcionamento?
A UCE ou o interruptores de alta pressão ou o de ciclagem?
Fora isso tudo funciona perfeitamente no AC.
Pode me explicar melhor , dar um help no que estaria impedindo esse funcionamento ?
Outra duvida o AC do monza não possui aquele sensor que desliga e liga o AC de acordo com a temperatura interior não é mesmo?!
Mais uma, a falta do sensor de temperatura ambiente externa não influencia em nada no funcionamento do AC né, acredito que esse sensor seja usado somente para o computador de bordo ?!
Valeu cara e abraços, Luiz Henrique.
_________________
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas ferro 15'' pneus Michelin Pilot Exalto 195/50
Olá Luiz Henrique.
Todo Monza EFI tem esse recurso, porém ele só desliga o compressor do ar-condicionado por alguns segundos até que o motor ganhe rotação. Para que este recurso entre em funcionamento, é preciso pisar mais de meio curso do acelerador.
No meu Monza GLS 96, vejo com frequência este recurso sendo ativado, mas volto a lembrar que é por poucos segundos.
Algumas vezes não é possível notar, pois o compressor está desligado quando a temperatura no interior do carro está baixa, então o compressor é ligado e desligado conforme a necessidade, como ocorre com as geladeiras.
Luiz se o compressor desacopla, automaticamente o peso a mais no motor deixa de existir, mas nesse momento a ventilação interna continua trabalhando normalmente e empurrando o ar frio do evaporador para dentro do carro.
Não acredito que seu carro tenha problemas com relés ou interruptores, pois assim o AC não funcionaria, e quem comanda esse desligamento é o módulo de injeção eletrônica.
O sensor de temperatura mencionado, é para o computador de bordo indicar a temperatura externa, não tem nada a ver com o AC.
Abs,
Carlos Freire
Enviado: 21 Ago 2007, 00:13
por Luiz Henrique
De: Luiz Henrique
Para: Carlos A. Freire
Enviada: Ter Ago 21, 2007 12:11 am
Assunto: Re: Ar Condicionado !
Carlos A. Freire escreveu:
Olá Luiz Henrique.
Todo Monza EFI tem esse recurso, porém ele só desliga o compressor do ar-condicionado por alguns segundos até que o motor ganhe rotação. Para que este recurso entre em funcionamento, é preciso pisar mais de meio curso do acelerador.
No meu Monza GLS 96, vejo com frequência este recurso sendo ativado, mas volto a lembrar que é por poucos segundos.
Algumas vezes não é possível notar, pois o compressor está desligado quando a temperatura no interior do carro está baixa, então o compressor é ligado e desligado conforme a necessidade, como ocorre com as geladeiras.
Luiz se o compressor desacopla, automaticamente o peso a mais no motor deixa de existir, mas nesse momento a ventilação interna continua trabalhando normalmente e empurrando o ar frio do evaporador para dentro do carro.
Não acredito que seu carro tenha problemas com relés ou interruptores, pois assim o AC não funcionaria, e quem comanda esse desligamento é o módulo de injeção eletrônica.
O sensor de temperatura mencionado, é para o computador de bordo indicar a temperatura externa, não tem nada a ver com o AC.
Abs,
Carlos Freire
Ok, Carlos eu sakei, mas se o compressor desligasse mesmo por alguns segundos eu notaria pela recuperação de potencia e pela estilingada que que o carro daria. Já tochei o acelerador até o fundo e nunca percebi isso, o compressor sempre esta funcionando.
Quanto ao desigamento automático do compressor devido a baixa temperatura no interior do carro , isso nunca ocorreu no meu, já fiz percursos de mais de 150km com o ar ligado e o interior frio de ter que botar casaco e nunca em nenhum momento o compressor se desligou por isso. Não conheço e nunca ouvir dizer que o AC do Monza tivesse esse recurso pois não a indicação nem no CEPCHEV de um sensor de temperatura ambiente/interna dentro do carro que envie um sinal pra UCE desacoplar o compressor.
É claro que eu notaria o momento que o compressor desligase mesmo q por alguns segundos ou por periodos maiores.
Acredito que alguma coisa não funciona a contento, nada grave que impessa o funcionamento do AC e de gelar muito como esta gelando, mas algo que esteja interferindo no desacoplamento do compressor no momento de exigir mais potencia do motor... vou tentar descobrir isso...
Valeu Carlos , grande abraço...
Luiz Henrique.
- Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.
Como Funciona
1 - Ao receber o sinal de tensão , a UC reconhece a solicitação de Ar Condicionado, Corrige a rotação do motor e faz massa para a bobina do Relê de Plena carga pino C2, da UC para que se ligue a Polia Eletroventilador do Compressor.
2 - A UC desliga o Compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação.
3 – Funcionamento normal de funcionamento sempre que a pressão passar de um determinado nível o Interruptor de ciclagem se abre para e interrompe o sinal para a UC, através do pino C9. A UC então comanda o acionamento dos eletroventiladores conforme estratégia específica.
_________________
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas ferro 15'' pneus Michelin Pilot Exalto 195/50
Enviado: 21 Ago 2007, 07:49
por Carlos A. Freire
Luiz Henrique,
será que o AC do seu Monza é original de fábrica ou foi adaptado? Se for original, será que o módulo de injeção eletrônica foi trocado e está com aplicação correta? Ou seja, módulo para Monza GLS com AC.
Não há sensor de temperatura, não faço manutenção em AC, mas pelo esquema entendo que o controle de temperatura é feito pelos interruptores de alta pressão e ciclagem , ao gás refrigerante atingir 30,6 bar, o interruptor de alta pressão abre e o compressor desarma ao baixar a pressão arma o compressor. Isso já programado pela montadora deixa a temperatura no interior do veículo fria. É possível he tenha um tipo de pressostato junto ao evaporador, mas não consegui visualizar no CepChev.
Um problema possível também, a embreagem do compressor ficar enroscada depois de ser acionada. Só uma avaliação com veículo presente para fazer o diagnóstico correto.
Abs,
Carlos Freire
Enviado: 31 Ago 2007, 20:54
por Luiz Henrique
Carlos A. Freire escreveu:Luiz Henrique,
será que o AC do seu Monza é original de fábrica ou foi adaptado? Se for original, será que o módulo de injeção eletrônica foi trocado e está com aplicação correta? Ou seja, módulo para Monza GLS com AC.
Não há sensor de temperatura, não faço manutenção em AC, mas pelo esquema entendo que o controle de temperatura é feito pelos interruptores de alta pressão e ciclagem , ao gás refrigerante atingir 30,6 bar, o interruptor de alta pressão abre e o compressor desarma ao baixar a pressão arma o compressor. Isso já programado pela montadora deixa a temperatura no interior do veículo fria. É possível he tenha um tipo de pressostato junto ao evaporador, mas não consegui visualizar no CepChev.
Um problema possível também, a embreagem do compressor ficar enroscada depois de ser acionada. Só uma avaliação com veículo presente para fazer o diagnóstico correto.
Abs,
Carlos Freire
Ola Carlos...
Bem, o AC é original de fábrica sim e o módulo tb é o original , já verifiquei isso e o compressor está em perfeito funcionamento...
To começando a acreditar que no GLS 94 esse recurso não exista, no 94 não existe este pressostato...
Fui a uma oficina de AC e o técnico me falou que no 94 original este pressostato não existe, só nos adaptados...
Então me dou por vencido e ter aguentar o congelamento dentro do carro, vou aproveitar e levar uns refri e umas cervejas pra gelar, rs rs rs...
Abraços brother e valeu....
Enviado: 01 Set 2007, 09:55
por Carlos A. Freire
Ola Carlos...
Bem, o AC é original de fábrica sim e o módulo tb é o original , já verifiquei isso e o compressor está em perfeito funcionamento...
To começando a acreditar que no GLS 94 esse recurso não exista, no 94 não existe este pressostato...
Fui a uma oficina de AC e o técnico me falou que no 94 original este pressostato não existe, só nos adaptados...
Então me dou por vencido e ter aguentar o congelamento dentro do carro, vou aproveitar e levar uns refri e umas cervejas pra gelar, rs rs rs...
Abraços brother e valeu....[/quote]
Luiz Henrique,
veja o que diz a reportagem da Quatro Rodas:
http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... r371.shtml
A reportagem a seguir foi cedida e autorizada pela revista "Quatro Rodas" para publicação exclusiva no Monza Clube. Aproveite para visitar o site da revista clicando na imagem ao lado.
Monza 2.0 EFI: o carro na era ecológica
(Edição nº 371, junho de 1991)
Do módulo de comando eletrônico partem também outras decisões tomadas pelo comando, com base nos dados recebidos: liga-desliga a bomba de combustível, adverte sobre anomalias no veículo, indica o melhor momento para as trocas de marcha, liga-desliga o ventilador de arrefecimento e
controla o ar-condicionado (desligando-o toda vez que o carro inicia uma ultrapassagem, para voltar a ligá-lo 5 segundos depois). Outra novidade é que a injeção single point pode ser usada também nos carros movidos a álcool. Isso exigiu um completo desenvolvimento do chip de memória _e, principalmente, de materiais que resistem à ação corrosiva do álcool. Não há como negar que a vida do antigo carburador está por um fio.
Abs,
Carlos Freire
Enviado: 01 Set 2007, 20:01
por Marcel Murai
Num tem como aumentar o tempo? 5 Segundos é muito pouco.
Ou o monza acelera de 80-120 em 4 segundos?