Agora não tem mais como. É retífica nele!

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Roberto Marinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 111
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:38
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Agora não tem mais como. É retífica nele!

Mensagem não lida por Roberto Marinho »

Olá povo monzeiro!!!
Muito bom estar de volta! (Passei meses sem conseguir logar! Só consegui quando pedi pra mudarem meu nick :? )
Seguinte, da ultima vez que estive aqui, partilheicom os senhores e senhoras, o meu temor de ter que fazer a retífica do motor do Balthazar.
Pois bem, omedose tornou fato. Terei que fazê-lo.
Existe uma folga maligna no virabrequim que em determinados regimes de rotação o faz trepidar, essa trepidação ja abriu uma folga por onde vaza óleo do motor.

Ai vem a chuva de perguntas...

Moro na Taquara, Rio de Janeiro.
Aonde tem uma boa retífica aqui na cidade? Mas uma boa mesmo. Me preocupo com o preço sim, pero, mucho mas con la qualidad!

Quero aproveitar que vou abrir o motor e fazer traquinagens :smt077

Uma que vou fazer e estou irredutível é a troca dos pistões do meu 2.0 gasolina pelos do 2.0 alcool.
Por quê? Aumentar compressão sem rebaixar cabeçote. Alias, nem quero mexer no cabeçote.
Ao fazer isso, que alterações mais devo fazer? Creio que deverei mexer no ponto do distribuidor pra evitar pré detonação não?

E o próprio virabrequim... ja ouvi falar que aliviar seu peso traz respostas mais rápidas nas acelerações, facilita a partida. Procede? Que cuidados tomar?

Que outras traquinagens os amigos sugeririam?

Eu queria mesmo era por um motor 2.2 8v do Vectra, só que dá muito trabalho e até onde pesquisei, eu teria que abrir mao do meu AC e da DH... isso NUNCA!

Valeu galera! Muito obrigado!
Roberto Marinho
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!

"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"

Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Agora não tem mais como. É retífica nele!

Mensagem não lida por José Leal »

Peraí, o William Bonner não chorou em pleno JN com sua morte??? :smt005 :smt005

Brincadeiras a parte, vamos ao que interessa:

Se vc trocar os pistões pelos álcool, fatalmente vc terá que trocar o carburador por um original álcool e rodar com álcool, pois na gasolina, é detonação na certa, com a nova taxa de compressão.

Tem como vc "transformar" seu motor de 2.0 para 2.2. Basta trocar o virabrequim e as bielas pelas do motor 2.2, já que os pistões dos dois motores possuem a mesma medida. Seu motor vai ficar ainda mais torcudo, mas a subida de giro vai ficar prejudicada, mas nada desesperador. Pode ser que seu motor vibre um pouco mais, devido a relação R/L desfavorável.

Quem disse que para trocar o motor, vc perderia o AC e a DH, está totalmente equivocado. No máximo, vc teria que deslocar a bomba de DH para próximo ao radiador, onde é o local original no Vectra.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Roberto Marinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 111
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:38
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Agora não tem mais como. É retífica nele!

Mensagem não lida por Roberto Marinho »

Hum...
Quanto aolance dos pistões do alcool, se não me engano foi até o The Ripper que falou que era possível sem problemas.
É que eu queria aumentar a compressão sem ser de forma irreversível. Mas se for assim como o amigo falou, eu infelizmente vou ter que passar a faca no cabeçote. Eu so acredito que seja possivel com os pistões, pois os carros mais novos, inclusive os flex, tem taxas de compressão muito elevadas. Mas é claro que levo em consideração também que a quantidade de combustível que entra na câmara de combustão é gerenciada eletrônicamente.

O objetivo é melhorar o desempenho na gasosa e no futuro, porei GNV. E sabemos que quando se trata de GNV quanto mais compressão, melhor.

O lance com o motor do Vectra é a posição do alternador. Parece que ele fica batendo na DH, e o caso do AC, eu nao sei se o compressor do Monza pode ser usado nesse motor ou mesmo se o do Vectra seria compativel com o restante do sistema original do Monza.

Mas de toda a forma, muito obrigado de verdade pelas dicas. É vivendo e apendendo!
Roberto Marinho
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!

"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"

Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Agora não tem mais como. É retífica nele!

Mensagem não lida por RicardoDS »

José Leal escreveu: Tem como vc "transformar" seu motor de 2.0 para 2.2. Basta trocar o virabrequim e as bielas pelas do motor 2.2, já que os pistões dos dois motores possuem a mesma medida.
Não dá.
Se trocar o virabrequim e as bielas, o motor não vai nem fechar. O bloco do 2.2 é mais alto.

No motor do Monza, 12:1 é uma taxa de compressão muito alta para rodar com gasolina.
Nos carros mais novos essa taxa só é possível por causa dos sensores anti-detonação e dos mapas de ponto da injeção eletrônica.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Roberto Marinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 111
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:38
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Agora não tem mais como. É retífica nele!

Mensagem não lida por Roberto Marinho »

É amigo Ricardo.
Você acabou de confirmar o que eu pensava.
Só os auxilios eletônicos permitiriam o milgre de andar com taxa tão alta ainda na gasolina.
Vou ter que passar a faca no cabeçote mesmo.

Até onde sei, o meu motor ainda é todo std. Se isso se confirmar quando ele for aberto, qual é o máximo que posso tirar do cabeçote pra ele continuar rodando sem problema na gasolina?

E a questão do virabrequim. Alguém tem alguma dica?

Quaisquer dicas de alteração pra melhorar qualquer coisa no motor, sou todo ouvidos!

Obrigado por todas as dicas vindas até o momento!
Roberto Marinho
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!

"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"

Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250
weuller

Re: Agora não tem mais como. É retífica nele!

Mensagem não lida por weuller »

Bom, sem querer jogar água fria na idéia! hehehehehe! :)

Mas, depois que retificar o motor, ele vai melhorar a potência bastante!
Será que sua insatisfação com a potência não se dá pelo fato de o motor estar com problemas?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Agora não tem mais como. É retífica nele!

Mensagem não lida por Rafaelo »

pense assim caso seja possivel fazer um 2.2 ate ae ok, motor com otimo torque. mas se com 2.0 faz 7km/l imagine isso no 2.2 ! no minimo 5 km/l é certo pq a giglem vai ter que ser arrombada ou trocada pra alimentar esse volume maior. em fim pra nao ganha quase nada de potencia. se o motor tem 110cv nao vai pra 140cv ja limitado pelo comando 8V entre outros.

eu faria algo totalmente diferente, ja que vai retifica troque por pistao a alcool 2.0 mesmo e use o GNV vai fica otimo com potencia e economia. e tb ta pronto pro alcool original ou mesmo turbo... caso queira potencia e com um motor garantido.

2.2 so injetado pra fica economico e potente, ae a brincadeira nao é com 2000 reais pq tem adaptação do seu bloco pra roda fonica,sensor detonação,fase,fiação,etc etc quando ve sai mais caro que comprar um motor em desmanche completo perto dos 5000,00 c/nota 2.2 16V injetado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Roberto Marinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 111
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:38
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Agora não tem mais como. É retífica nele!

Mensagem não lida por Roberto Marinho »

Então, 2.2 carburado na gasosa nem rola.

2.2 só se eu pegasse o motor completo do Vectra ou do Astra que até onde sei são a mesma coisa. Mas meu temor de fazer isso está em adaptar o AC e a DH nesse novo motor. Por questões de espaço para o alternador, a DH ja fica encrencada.

Quanto a passar pro alcool... sei la, aqui no Rio não tá valendo muito a pena. Gasolina tá quase 2.60 e o alcool ja tá 2.10 em alguns lugares.
Eu quero aumentar compressão pra ele render melhor um pouquinho na gasolina e quando receber o GNV ele nao ficar muito manco. Acho a cmpressão para gasolina do Monza muito baixa demais, mesmo para um carburado. Por isso eu quero saber o quanto eu posso tirar no maximo, com segurança do cabeçote.
Roberto Marinho
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!

"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"

Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250
Responder