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VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Enviado: 02 Fev 2010, 21:43
por maurosbastos
Monzeiros,

Tenho um Monza Tubarão 1991 MPFI Injeção Analógica e Também tenho GNV instalado. Acontece que pela terceira vez, o meu GNV deu um estouro. A primeiro estouro aconteceu por um rasgo na mangueira do filtro de ar a 2 anos atras e tive mais dois estouros em menos de 6 meses. Um pelo cabo da bobina que soltou e agora, acredito eu, pelo fato do GNV estar desregulado!

O problema é que um estouro no GNV danifica meu VAF e empena sua paleta, as vezes até desgasta a trilha. Na primeira vez paguei R$250 pelo reparo, na segunda eu mesmo dei um jeito e na terceira não tenho como resolver e vou procurar o especialista, pois mesmo tendo ajeitado o empenado o meu carro não está segurando a rotação, acredito eu que seja por causa da trilha do sensor que ficou danificada, pois ele liga a rotação cai e ele morre, nem acelerando segura!!! :smt021

Aí vai:
1 - Gostaria de saber se existe alguma peça que evite que o estouro do GNV danifique o VAF?
2 - Se é possivel instalar a mangueira do GNV em outro lugar que não seja entre o filtro de ar e o VAF?
3 - Tem como colocar um filtro de ar (um esportivo por exemplo) separado para a mangueira do GNV?
4 - qualquer dica ficarei muito agradecido... :D

OBS.Comprei não tem 6 meses: velas, cabo de vela, tampa de distribuidor, filtro de ar. Tudo pra evitar que o GNV estourasse!!!
Ah...Cheguei a comprar cabos de vela 8mm no ML, mas a porcaria não prende no distribuidor e vai soltando....

Abraços :smt023 :smt023

Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Enviado: 05 Fev 2010, 00:12
por maurosbastos
Alguma bola aí...rsrsrs

Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Enviado: 05 Fev 2010, 10:26
por 500EF
Você vai ter que arrumar um jeito de acabar com estes "backfires". Você pode fazer a gambiarra que quiser, mas não há nada que aguente a explosão na admissão.

Veja se está com o sistema de ignição em dia (ter trocado a 6 meses não quer dizer muita coisa, porque primeiro não sei quanto você roda com o carro, e também porque o sistema de ignição sofre muito mais desgaste com GNV que com original), confira a abertura das velas e regulagem do GNV E O AVANÇO DO PONTO DE IGNIÇÃO (muito importante)

E tome cuidado com estes Cabos de vela de 8mm "made in sei lá onde" que vendem no ML. Costumam ser muito piores que os originais NGK.

E por estas e outras que eu não curto GNV... Mas como já está instalado, vamos tentar arrumar. :smt023

Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Enviado: 06 Fev 2010, 13:12
por maurosbastos
Valeu Eduardo,

Vou ver o GNV, fazer uma revisão geral. Tenho medo de na hora da regulagem do GNV danificarem meu Sensor!
Não coloquei os cabos, eles não prendem!!! A parte interna não tem um chanfro que faz o clique pra prender aí ele vai soltando aos poucos.

Sobre o ponto de ignição, você acha que um variador de avanço daria jeito?
Percebi que quando ando no GNV e ligo o ar condicionado aí mesmo que desregula o GNV e fica mais propenso a backfires!!!

Uma coisa é verdade....na Gasosa não tenho nenhum desses problemas!!! Me diz uma coisa. Você colocou turbo? O consumo é alto só quando pisa ou fica alto normalmente!

Valeu

Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Enviado: 06 Fev 2010, 21:38
por 500EF
maurosbastos escreveu:Valeu Eduardo,

Vou ver o GNV, fazer uma revisão geral. Tenho medo de na hora da regulagem do GNV danificarem meu Sensor!
Não coloquei os cabos, eles não prendem!!! A parte interna não tem um chanfro que faz o clique pra prender aí ele vai soltando aos poucos.

Sobre o ponto de ignição, você acha que um variador de avanço daria jeito?
Ja disse isso aqui algumas vezes. Estes "variadoidos" de avanco so mesmo como ultimo recurso, pois nao fazem o que deviam corretamente (variam loucamente as vezes).

Se voce anda 99% do tempo com GNV, muito melhor solucao eh fazer duas marcas na carcaca do distribuidor. Uma para o ponto original e outra para o ponto avancado para andar com GNV.

Ai, voce adiantar o ponto pelo distribuidor e anda com uma chave de boca (acho que eh a 13) no porta-luvas para nas emergencias poder virar para gasolina.
Percebi que quando ando no GNV e ligo o ar condicionado aí mesmo que desregula o GNV e fica mais propenso a backfires!!!
Pode ser porque aumenta a carga...
Uma coisa é verdade....na Gasosa não tenho nenhum desses problemas!!! Me diz uma coisa. Você colocou turbo? O consumo é alto só quando pisa ou fica alto normalmente!

Valeu
Converti para alcool. Se ando normalmente, onde antes fazia 10 km/l com gasolina, passou a fazer 7 km/l.

Como uso um gerenciador externo para bico suplementar, para injetar somente quando entra pressao, o consumo so aumenta se o pe direito quiser... hehehe

Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Enviado: 13 Fev 2010, 19:09
por maurosbastos
Consertei meu fluxo de ar! Morri em R$ 200,00 :smt010 Ele testou no Kadett GSI e medidor de fluxo de ar funcionou redondinho...

Agora estou andando na Gasolina, até regular o GNV e trocar o misturador. Pois percebi que os misturadores agora são tipo boca de fogão, cheio de furinhos que melhora a passagem do ar e aumenta o furo de passagem de ar original do carro que é diminuido como misturador antigo!

O que está me incomodando é que a rotação do meu carro está uma droga, em torno de 600 e 700, subindo para 800 somente quando está aquecido. Sem contar que demora a ligar e dá uns estalos antes de virar o motor..tac tac tac . Levei no mecânico e colocou o carro no ponto usando uma pistola de com umas luzes e mexeu na posição do meu distribuidor. Disse que o ponto estava errado.

Porém, o carro está pior. Tremendo pacas, rotação baixa e sem força na 1ª e 2ª marcha!!!! :smt021 :smt021

Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Enviado: 15 Fev 2010, 08:24
por 500EF
Dificil dar palpite assim sem ver o carro, porque isso pode ser causado por varias coisas.

Comece procurando por alguma entrada falsa de ar (nao pode haver nenhuma abertura, mangueira rasgada ou desconectada, etc. depois do VAF).

Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Enviado: 17 Fev 2010, 21:30
por maurosbastos
Boa Eduardo...achei uma mangueirinha que sai do regulador de pressão para TBI fazendo barulho, quando mexi nela a danada abriu um rasgo...toda ressecada!!!! Adaptei uma pequena mangueira de combustível no local e amanhã irei comprar a certa. Melhorou a rotação....e o carro está desenvolvendo melhor, acho que com a mangueira correta ele deve ficar melhor ainda, pois o orifício, passagem do ar, da correta é menor do que a que coloquei. Se não ficar 100%....pedirei a mecânico pra ver o regulador de pressão tb(Eu uma vez o vi testando com a boca....rs) e regular o ponto com uma chave de fenda dentro do orifício da vela como fez uma vez e ficou show!