Manutenção no Sist. de Arrefecimento (final de semana)
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Manutenção no Sist. de Arrefecimento (final de semana)
E aí Monzeirada!
Só venho relatar a manutenção que fiz no meu carro neste último sábado de sol... me diverti bastante : )
O líquido do sistema estava com ferrugem, então soltei as mangueiras do reservatório e fui adicionando água pela "entrada" até que ela saísse completamente cristalina novamente. Fiz isso com o carro ligado por um tempo também, o que fez sair um pouco mais de ferrugem.
Aproveitei e troquei a "cebolinha da temperatura" (R$ 24,50) que no Monza caixote fica no lado direito do radiador e possui 2 fios conectados nela. Importante dizer que é através dessa cebolinha que se remove o ar do sistema ao fazer a limpeza.
Com o motor limpo, removi o reservatório plástico de água e fiz uma lavagem completa, removendo qualquer indício de ferrugem.
Depois de colocar tudo no lugar, adicionei água e deixei o carro funcionando, até que ligasse a ventoinha, para verificar se a cebolinha estava funcionando corretamente. Tudo OK!
Como meu radiador está com um pequeno vazamento, adicionei um "Cimento de radiador" (R$ 20,00), um fluido que diz fechar qualquer buraco que tiver no radiador, pois ao ter contato com o ar, ele endurece. Evitando a troca completa da peça por mais um tempo.
Vou rodar um mês com esse "Cimento de radiador" no sistema.... depois então farei uma nova limpeza para adicionar o aditivo correto.
Fiquei contente com o trabalho... ficou uma beleza!
Só venho relatar a manutenção que fiz no meu carro neste último sábado de sol... me diverti bastante : )
O líquido do sistema estava com ferrugem, então soltei as mangueiras do reservatório e fui adicionando água pela "entrada" até que ela saísse completamente cristalina novamente. Fiz isso com o carro ligado por um tempo também, o que fez sair um pouco mais de ferrugem.
Aproveitei e troquei a "cebolinha da temperatura" (R$ 24,50) que no Monza caixote fica no lado direito do radiador e possui 2 fios conectados nela. Importante dizer que é através dessa cebolinha que se remove o ar do sistema ao fazer a limpeza.
Com o motor limpo, removi o reservatório plástico de água e fiz uma lavagem completa, removendo qualquer indício de ferrugem.
Depois de colocar tudo no lugar, adicionei água e deixei o carro funcionando, até que ligasse a ventoinha, para verificar se a cebolinha estava funcionando corretamente. Tudo OK!
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Parabens pelo serviço... deve ter ficado joia mesmo......
Quando for colocar o aditivo, coloca o radiex concentrado, so um litro resolve. Junto com aditivo, coloque agua destilada.... aí vc não terá problemas com sistema de arrefecimento.
Abraço.
Quando for colocar o aditivo, coloca o radiex concentrado, so um litro resolve. Junto com aditivo, coloque agua destilada.... aí vc não terá problemas com sistema de arrefecimento.
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Se meu sistema de refrigeração não tivesse ido pro pau, com certeza eu faria isso. Até tava nos meus planos mas, a preguiça de desmontar as mangueiras e usar o flush de limpeza me impediam...
Mas, agora sim ficou bom... 50% aditivo, 50% agua desmineralizada, que é praticamente a mesma coisa da destilada, com uma diferença: pra mim, pelo menos, é de gratis! heauheauheauheua
Mesmo assim, excelente dica Boss!
Mas, agora sim ficou bom... 50% aditivo, 50% agua desmineralizada, que é praticamente a mesma coisa da destilada, com uma diferença: pra mim, pelo menos, é de gratis! heauheauheauheua

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- Carlos A. Freire
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Re: Manutenção no Sist. de Arrefecimento (final de semana)
Alex,Alex escreveu:E aí Monzeirada!
Só venho relatar a manutenção que fiz no meu carro neste último sábado de sol... me diverti bastante : )
O líquido do sistema estava com ferrugem, então soltei as mangueiras do reservatório e fui adicionando água pela "entrada" até que ela saísse completamente cristalina novamente. Fiz isso com o carro ligado por um tempo também, o que fez sair um pouco mais de ferrugem.
Aproveitei e troquei a "cebolinha da temperatura" (R$ 24,50) que no Monza caixote fica no lado direito do radiador e possui 2 fios conectados nela. Importante dizer que é através dessa cebolinha que se remove o ar do sistema ao fazer a limpeza.
Com o motor limpo, removi o reservatório plástico de água e fiz uma lavagem completa, removendo qualquer indício de ferrugem.
Depois de colocar tudo no lugar, adicionei água e deixei o carro funcionando, até que ligasse a ventoinha, para verificar se a cebolinha estava funcionando corretamente. Tudo OK!
Como meu radiador está com um pequeno vazamento, adicionei um "Cimento de radiador" (R$ 20,00), um fluido que diz fechar qualquer buraco que tiver no radiador, pois ao ter contato com o ar, ele endurece. Evitando a troca completa da peça por mais um tempo.
Vou rodar um mês com esse "Cimento de radiador" no sistema.... depois então farei uma nova limpeza para adicionar o aditivo correto.
Fiquei contente com o trabalho... ficou uma beleza!
para limpeza do sistema de arrefecimento, é preciso remover a válvula termostática também, só assim trocará toda água do sistema, pois a válvula termostática só começa abrir com temperaturas acima de 80ºc, e mesmo com motor funcionando ao colocar água fria ela sempre estará fechada.
Faça isso na próxima limpeza e, na recolocação da válvula termostática, coloque um anel de vedação novo para evitar vazamentos.
Coloque aditivo de boa qualidade na proporção indicada na embalagem. Lembrando que a capacidade do sistema de arrefecimento do Monza é de 7,0litros sem ar-quente, e 7,5litros com ar-quente. Normalmente a proporção é de 40% de aditivo e 50% de água ou 50% de aditivo e 50% de água, então são necessário 3litros de aditivo.
Existe um aditivo super concentrado da STP, que um litro dele serve para 8litros de água. Em todo caso, verifique a recomendação na embalagem.
Abs,
Carlos Freire
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Carlos, onde fica essa válvula termostática? Como é o processo para abri-la ou remove-la?
Vou fazer outra limpeza do sistema em breve para remover o "Cimento de radiador" do sistema... não quero deixar isso muito tempo por lá...
Um abraço!
Alex
Vou fazer outra limpeza do sistema em breve para remover o "Cimento de radiador" do sistema... não quero deixar isso muito tempo por lá...
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- Carlos A. Freire
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Alex,Alex escreveu:Carlos, onde fica essa válvula termostática? Como é o processo para abri-la ou remove-la?
Vou fazer outra limpeza do sistema em breve para remover o "Cimento de radiador" do sistema... não quero deixar isso muito tempo por lá...
Um abraço!
Alex
a válvula termostática do Monza fica do lado direito do motor (perto das correias), na carcaça que está fixada a mangueira que vai para parte de cima do radiador. Para remove-la, solte os três parafusos de cabeça 10mm e retire a tampa. A válvula termostática está fixada nesta tampa.
Para recolocar a tampa (válvula está fixada na tampa) , é preciso colocar um anel de borracha de vedação novo.
Abs,
Carlos Freire
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Obrigado novamente! Vou comprar esse anel de vedação novo antes de tirar a válvula!
Ontem abri o reservatório de água para verificar o nível e percebi que estava com cor meio alaranjada de ferrugem ainda.... deve ter sobrado água suja no sistema por causa desta válvula que não retirei.
Ontem abri o reservatório de água para verificar o nível e percebi que estava com cor meio alaranjada de ferrugem ainda.... deve ter sobrado água suja no sistema por causa desta válvula que não retirei.
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- Carlos A. Freire
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Alex,
quando montar a válvula termostática, não se esqueça de sangrar o sistema para retirar o ar. Para isso basta retirar um bujão (Monza carburado gasolina até 91), sensor de temperatura de partida frio (Monza carburado álcool até 91), ou sensor de temperatura CTS (Monza EFI álcool ou gasolina) que está na carcaça da válvula termostática.
Abs,
Carlos Freire
quando montar a válvula termostática, não se esqueça de sangrar o sistema para retirar o ar. Para isso basta retirar um bujão (Monza carburado gasolina até 91), sensor de temperatura de partida frio (Monza carburado álcool até 91), ou sensor de temperatura CTS (Monza EFI álcool ou gasolina) que está na carcaça da válvula termostática.
Abs,
Carlos Freire