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PROBLEMA - BATERIA ou Alternador ????

Enviado: 04 Jan 2010, 15:30
por Robson Marques
Pessoal meu monzão hoje não queria ligar! Até o relógio estava quase totalmente apagado! porém depois que coloquei a bateria do meu outro carro, ele funcionou normalmente! Tenho que trocar bateria mesmo ou pode ser o alternador com problema?

OBS: A correia no alternador está funcionando normalmente!

No painel digital, tem alguma indicação do alternador em funcionamento? Pois quando tinha o painel analógico, disseram uma certa vez que, aquele barrinha vermelha junto ao marcador de bateria, era a indicação do alternador em funcionamento!


Monza SL/E 1987 completo com painel digital!

Re: PROBLEMA - BATERIA ou Alternador ????

Enviado: 04 Jan 2010, 15:41
por Carlos A. Freire
Com voltímetro pode ser avaliado se o alternador está carregando ou não, e ainda com amperímetro pode ser avaliado se tem algo drenando a tensão da bateria. Rádio e luz do porta malas acesa constantemente são as principais causas para o sintoma. Curto no motor de arranque ou no alternador também fazr ocorrer o sintoma.

Abs,

Carlos Freire

Re: PROBLEMA - BATERIA ou Alternador ????

Enviado: 04 Jan 2010, 21:12
por ronaldo theodoro
Aquela moldura vermelha indica o funcionamento do alternador. O voltímetro também dá dica de funcionamento. Com motor desligado, gire a chave para funcionar o painel, veja a voltagem no marcador. Funcione o motor e depois de alguns segundos veja se a tensão aumentou.

Abs

Re: PROBLEMA - BATERIA ou Alternador ????

Enviado: 04 Jan 2010, 21:43
por José Leal
Robson, aquela moldura vermelha que acende quando vc vira a chave tem exatamente a mesma função "aquele barrinha vermelha junto ao marcador de bateria". Quando o alternador está ruim, com o motor funcionando, a moldura fica piscando

Para verificar se o alternador está carregando direito, além de ver no painel, use um multímetro para verificar. Se vc não tiver o aparelho, vá em uma casa de auto-elétrica e peça para fazer o teste. A voltagem deve ficar entre 13,5V e 14,5V (até 13,3V, com tudo ligado é aceitável).

Re: PROBLEMA - BATERIA ou Alternador ????

Enviado: 06 Jan 2010, 12:40
por kuhfuss
Senhores.

O meu teve este problema, minha esposa esqueceu de desligar o botaão do ar condicionado e da ventilação, quando foi ligar o carro novamente...pimba, o carro ligou e desligou na hora, chamei um eletricicta que disse que a bateria tinha "colado as placas", comprei uma bateria nova de 65A.

Com esta bateria nova o carro não está legal, ele "pega de primeira", entretanto se eu ligar o ar condicionado, ou os faróis alto a barrinha de carga no painel digital fica na faixa amarela.

Já fiz ponte de safena, já coloquei aterramento novo, troquei regulador, agora estou pensando em tirar definitivamente o alternador e trocar o rotor e a ponte retificadora, só que é uma m..., pois nessa brincadeira vão 300,00 mangos.

Fazer o quê, será que pode ser outra coisa?

OBS: teve um eletricista que falou que se a ponte retificadora estiver ruim, ela danificará o regulador com o tempo, isso é verdade?

abraços.

Re: PROBLEMA - BATERIA ou Alternador ????

Enviado: 06 Jan 2010, 19:59
por ronaldo theodoro
kuhfuss escreveu:Senhores.

O meu teve este problema, minha esposa esqueceu de desligar o botaão do ar condicionado e da ventilação, quando foi ligar o carro novamente...pimba, o carro ligou e desligou na hora, chamei um eletricicta que disse que a bateria tinha "colado as placas", comprei uma bateria nova de 65A.

Com esta bateria nova o carro não está legal, ele "pega de primeira", entretanto se eu ligar o ar condicionado, ou os faróis alto a barrinha de carga no painel digital fica na faixa amarela.

Já fiz ponte de safena, já coloquei aterramento novo, troquei regulador, agora estou pensando em tirar definitivamente o alternador e trocar o rotor e a ponte retificadora, só que é uma m..., pois nessa brincadeira vão 300,00 mangos.

Fazer o quê, será que pode ser outra coisa?

OBS: teve um eletricista que falou que se a ponte retificadora estiver ruim, ela danificará o regulador com o tempo, isso é verdade?

abraços.
O fato de deixar a chave do ar e ventilador ligado não é o problema, a menos q seu sistema de ar condicionado esteja com defeito., pois, quando se dá a partida com sistema ligado, o mesmo só vai efetivamente ligar quando o motor estiver em funcionamento e com vácuo o suficiente para acionar o sistema. Pelo q vc disse, acho realmente q seja no alternador, mas, é necessário avaliar corretamente para não trocar algo q não precise.
Abs

Re: PROBLEMA - BATERIA ou Alternador ????

Enviado: 07 Jan 2010, 00:23
por Dudu SL/E 89
Aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma dúvida. Hoje liguei meu carro de noite, e não liguei os faróis e lanternas, logo não liguei o painel. Pois bem, com o painel apagado observei que quando eu acelerava o carro, aquela luz do lado do marcador da bateria acendia bem fraquinho, só dando para ver com o painel totalmente apagado e no escuro, quando deixava em marcha lenta, sem acelerar ela apagava. Alguém saberia me explicar o vem a ser isso? Se é normal ou não? Desde já agradeço a ajuda. Abraço a todos e um feliz e próspero ano novo.

Re: PROBLEMA - BATERIA ou Alternador ????

Enviado: 07 Jan 2010, 08:02
por Carlos A. Freire
Dudu SL/E 89 escreveu:Aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma dúvida. Hoje liguei meu carro de noite, e não liguei os faróis e lanternas, logo não liguei o painel. Pois bem, com o painel apagado observei que quando eu acelerava o carro, aquela luz do lado do marcador da bateria acendia bem fraquinho, só dando para ver com o painel totalmente apagado e no escuro, quando deixava em marcha lenta, sem acelerar ela apagava. Alguém saberia me explicar o vem a ser isso? Se é normal ou não? Desde já agradeço a ajuda. Abraço a todos e um feliz e próspero ano novo.
Aterramento com problemas, chicote dando perda de corrente, alternador não carregando corretamente.

Abs,

Carlos Freire