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Rele auxiliar para farol

Enviado: 27 Jul 2007, 15:37
por adrianonayfero
ai pra quem quer instalar lampadas mais fortes na caranga esse tutorial serve de boa.

http://geocities.yahoo.com.br/adrianona ... _farol.doc

abraço!

Enviado: 27 Jul 2007, 23:54
por dedehulck
Aprenda a trocar a fiação e instalar um relê de farol para poder fazer uso das lâmpadas de 100W sem perigo de queima ou curto no chicote do seu carro.

Porque instalar o Relê?
As lâmpadas de 100 w, puxam aproximadamente 20A à sua plena potência, fazendo com que a chave comutadora esquente a ponto de derreter o plástico e fundir, pegar fogo ou provocar um curto-circuito.
Com a instalação do relê, você faz com que o farol puxe sua corrente diretamente da bateria, não passando pela chave comutadora, evitando assim esses riscos.

Vamos ao que interessa.
Lista de material:
- 1,5m a 2m de fio 6mm
- 2m de fio 3mm de uma cor
- 2m de fio 3mm de outra cor (para identificar farol alto e baixo)
- 1m de fio 3mm de uma terceira cor (para identificar terra)
- 1 relê de farol duplo de 150w no mínimo
- terminais para todos os fios
- parafuso para prender o relê na chapa do carro

Ferramentas:
- furadeira com broca de aço rápido
- ferro de solda + solda para soldar os terminais
- fita isolante ou fita termo-condutora (apenas para dar acabamento, nesse tipo de instalação não podemos ter nenhuma emenda de fios para não haver perda de potência)

PASSO 1
escolher o local para colocação do relê, veja a melhor posição possível. Para evitar curto, convém que o terminal que receberá os 12v diretamente da bateria fique virado para baixo para evitar que uma chave de fenda caia em cima dele fechando um curto por exemplo

PASSO 2
- trocar a fiação do terminal do farol (não adianta emedar o fio grosso no fio fino, tem que trocar tudo mesmo), usar o fio 3mm para ir do relê até os faróis.
- identifique bem qual é o terminal dos faróis alto e baixo para ligar a mesma cor nos dois faróis para não confundir depois.
- esses fios devem ter comprimento para vir do farol até o relê
- soldar terminais nas pontas dos fios que vão estar em contato com o relê e soldar os fios diretamente nos terminais da lâmpada (removendo os antigos).

Deverão vir 2 fios de cada farol, um para farol alto e outro para baixo, não há necessidade de mexer na fiação da lanterna, pode deixar a original como estiver mesmo e o terra não precisa vir até o relê, pode ser aterrado em qualquer parafuso que esteja por perto do farol mesmo (até no próprio parafuso que prende o farol) o importante é que todos os fios tenham terminal para maximizar os contatos elétricos.

PASSO 3
- soldar 2 terminais nas duas pontas do fio de 6 mm, uma ponta alimenta o relê pelo terminal de 12v, a outra vai direto ao positivo da bateria (não há necessidade de instalação de fusível pois o próprio relê tem seu sistema de proteção, só tome cuidado para não descascar o fio no decorrer do percurso pois o relê só protegerá dele para a frente).

PASSO 4
fazer as ligações no relê
- primeiro ligue os dois fios dos dois farois altos num terminal "F" do relê
- faça o mesmo, unindo os dois faróis baixos no outro terminal "F" do relê
- pegue os fios que originalmente iriam para os faróis e ligue no terminal "C" do relê (obs.: nesse caso deve-se ligar apenas o fio do farol que estiver mais próximo, será apenas um fio, pois nesse percurso elétrico não haverá grandes correntes passando por ali, será só para comandar o relê). Identifique o fio do farol alto e ligue no terminal "C" referente ao terminal "F" em que foram colocados os fios dos faróis altos e faça a mesma coisa com os faróis baixos.
- Por último ligue o 12V da bateria.

Agora é só testar.

A vantagem de se instalar o relê é que além das famosas lâmpadas de 100W, pode-se usar também as tradicionais lâmpadas de 55w.
Outra vantagem é que como vamos colocar fiação nova, é como se estivéssemos fazendo uma revisão dessa parte elétrica tão importante.

Bom, espero que tenham gostado, aguardo comentários, abaixo seguem fotos do meu projeto, o meu foi um pouquinho mais extenso pois eu troquei também os faróis e os piscas por de lentes lisas:

Esquema de ligações:

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Material:
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Close no farol e pisca de lentes lisas:
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Close na Lâmpada PCP + relê:
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Detalhe dos fios 6mm e 4mm (não façam a besteira que eu fiz de usar fio 4mm, ele não é muito maleável, dificultando o trabalho, o fio 3mm já é suficiente para este projeto e é bastante maleável:
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Detalhes do terminal original das lâmpadas
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Detalhes do terminal com fio 1,5mm para as lâmpadas de 55w
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Detalhes do terminal agora com fio 4mm
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Local escolhido para colocação do relê:
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Relê já colocado no lugar com os fios já ligados:
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Fios com terminais na bateria (aproveitei para colocar terminal no fio do amplificador também)
fio vermelho 6mm vai para o relê de farol
fio verde 6mm vai para o amplificador na mala
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Olhem a diferença do farol e pisca de lente lisa para o original com pisca laranja:
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Agora com os dois de lente lisa já no lugar:
Imagem
.Aceso de dia:

Enviado: 30 Jul 2007, 16:17
por tcpthiago
Ótimo tutorial.

Quero colocar um relé desse pras neblinas que vão de 100w.

:P

Enviado: 04 Ago 2007, 17:59
por senno
ai galera ótimo tutorial , parabens! :smt023

Re: Rele auxiliar para farol

Enviado: 27 Set 2009, 00:04
por erickiacanga
:D
Boa noite amigo monzeiro, muito obrigado por suas explicações, me ajudou muito, um grande abraço e fique com Deus...

Re: Rele auxiliar para farol

Enviado: 28 Set 2009, 09:01
por adrianonayfero
erickiacanga escreveu::D
Boa noite amigo monzeiro, muito obrigado por suas explicações, me ajudou muito, um grande abraço e fique com Deus...

blz meu caro, precisando estamos ai.

forte abraço!

Re: Rele auxiliar para farol

Enviado: 04 Jul 2010, 16:10
por tcalves
otimas dicas..... usei elas pra instalar o rele no meu monzão..... ficou otimo

Re: Rele auxiliar para farol

Enviado: 14 Nov 2010, 17:40
por joaopaulomr85
cara otima explicaçao sobre o rele li e instalei em alguns minutos ,valeu obrigado,fique com DEUS