"Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 33.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: "Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 3
Mas uma coisa é certa, sistema de ignição indutivo é tudo uma porcaria, só o sistema cop que tem uma bobina pra cada vela e espetada na ... delas, aí sim.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Pois é, agora que lembrei que as minhas velas são NGK green (corte em V), nesse caso a abertura parece que é de 0.8... Acho que vou colocar 0.8 pra não forçar a bobina 

Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
As minhas também possuem o corte no eletrodo central... Mesmo assim rodo com 1.1mm
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Amigos,
à titulo de ilustrar somente esta discussão, visto que cada um faz a sua escolha, na qual estou teimando já há um ano e meio em 0,95mm de gap
Mas, o gráfico da NGK aponta que a vela nova com 0,8 demanda 12KV e no fim da vida com 1,0 de gap demanda 17KV e acima disso pode chegar teoricamente em 30KV se a bobina alimentar e suportar o aquecimento. E que motores à GNV devem trocar as velas na metade do período de uma troca normal, devido o desgaste acentuado que majora a abertura do gap.

à titulo de ilustrar somente esta discussão, visto que cada um faz a sua escolha, na qual estou teimando já há um ano e meio em 0,95mm de gap
Mas, o gráfico da NGK aponta que a vela nova com 0,8 demanda 12KV e no fim da vida com 1,0 de gap demanda 17KV e acima disso pode chegar teoricamente em 30KV se a bobina alimentar e suportar o aquecimento. E que motores à GNV devem trocar as velas na metade do período de uma troca normal, devido o desgaste acentuado que majora a abertura do gap.

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Nos outros 2 dois Monza que tive, usava as velas AC Delco/NGK ou na embalagem NGK com BPR5ES-11 gasolina / BPR7ES-11 álcool com a abertura de 1.1mm, como recomendado no manual do proprietário.
Esse Monza GLS 96, quando comprei em 1999, já estava com as velas AC Delco/NGK BPR5EY, com abertura de eletrodos de 0,8mm e mantive até hoje essa configuração.
Uso a AC Delco feita pela NGK, ou na embalagem NGK e sempre foi a de terminação EY em 0,8mm. Apenas uma vez neste período usei a Bosch (não me lembro o código), mas porque ganhei do fabricante como cortesia, através do Monza Clube, que a aplicação da Bosch também era de 0,8mm. Lembro que não senti diferença em desempenho e consumo entre as duas marcas.
Como troco velas entre 20.000 e 25.000km, ainda estão em bom estado fisicamente, não me lembro de uma ou outra ter desgaste maior.
Abs,
Carlos Freire
Esse Monza GLS 96, quando comprei em 1999, já estava com as velas AC Delco/NGK BPR5EY, com abertura de eletrodos de 0,8mm e mantive até hoje essa configuração.
Uso a AC Delco feita pela NGK, ou na embalagem NGK e sempre foi a de terminação EY em 0,8mm. Apenas uma vez neste período usei a Bosch (não me lembro o código), mas porque ganhei do fabricante como cortesia, através do Monza Clube, que a aplicação da Bosch também era de 0,8mm. Lembro que não senti diferença em desempenho e consumo entre as duas marcas.
Como troco velas entre 20.000 e 25.000km, ainda estão em bom estado fisicamente, não me lembro de uma ou outra ter desgaste maior.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Eu também coloco 1.1 porque é citado no manual do Monza... e sinto diferença quando ando assim e quando peguei o carro com 0,8mm do mecânico no início do ano... Acho que deve ser pelo fato do meu Monza ser à álcool... se pudesse colocava mais ainda... mas o sistema de ignição já falha no padrão especificado, quem dirá acima dele...kkkk
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Sou bem metódico com essas coisas.
Tudo que faço no carro, toda peça que substituo, sempre sigo a recomendação do fabricante, com excessão unicamente do fluido de freio. Esse só uso dot 4 de preferencia da marca ATE.
Agora velas, calibragem de pneus, bateria, óleo do motor e etc, tudo conforme o fabricante orienta.
Tudo que faço no carro, toda peça que substituo, sempre sigo a recomendação do fabricante, com excessão unicamente do fluido de freio. Esse só uso dot 4 de preferencia da marca ATE.
Agora velas, calibragem de pneus, bateria, óleo do motor e etc, tudo conforme o fabricante orienta.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
eduardo_saura escreveu:Sou bem metódico com essas coisas.
:smt023 :smt023 :smt023