Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
E o verniz, aplica com esse mesmo bico, 1.4??
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Acho que sim, pois só tenho esse de 1.4 e o 2.0 que por sinal tão cedo nao uso.Diego Paiva escreveu:E o verniz, aplica com esse mesmo bico, 1.4??
Agora é esperar o Rafelo passar os macetes do verniz e mandar bala!
Eu ia tirar uma foto do recorte do porta malas para te perguntar, mas acabei esquecendo. Estava pensando no que vc me disse que a area sem verniz é como se fosse o porta malas fechado, mas olhando o contorno da lata, parece ter uns locais onde pode fazer a transiçao nao necessariamente sem envernizar toda a area como se o porta malas estivesse fechado. Meio confuso descrever sem mostrar, na sexta tiro uma foto e te pergunto direito. No sabado pretendo pintar todas as areas que nao vai verniz.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
nao tinha visto a respostas antes. hehehe os dog sao curiosos, as minhas cadelas é o mesmo vem ver oque ta acontecendo, uma vez eu tinha um pequena que pulou em cima da minha porta que esta com verniz auhaauauhuhauha cachorro fazendo coisa de macaco é brabo uahauhhuaauhauh. arranho tudo
sem duvida que esta melhor, e sem desperdício de material. agora é so lixar bem pouco o primer pra nao afinar ele e passar a tinta.
quanto ao verniz nao foge muito do primer, porem com uns detalhe a mais, o verniz alem de ter que estar com bastante pressao, tem que estar com leque todo aberto, e aplicação nao é muito distante da peça, se for muito distante da overspray. faça um teste antes
*2 voltas fluido
*todo aberto leque
*45 psi
*distancia max da peça 20cm
*bico 1.4
*verniz diluido corretamente
*2 demao cruzadas
Eduardo foi bom em ter tocado no assunto transição. acho que nao comentamos ainda isso. vou mostras um exemplo de transição que se deve ser feito, por exemplo nas portas. nao sei se ja comprou mais vai precisar comprar o thinner fundidor. é um thinner de baixa agressividade que dilui o overspray de tintas e vernizes... ele é muito usado pra alongamento de remendos tanto tinta como verniz. a qualidade so é possivel usando o thinner fundidor.
imagens de transiçao verniz e sem verniz na mesma peça.

como da pra ver. tem a area de verniz, e a area sem verniz. nao tem segredo algum, se aplica o verniz onde queira, e depois da ultima demao de verniz, aplica-se o thinner fundidor nas bordas de transição(entre sem e com verniz) se alastra a aplicação do thinner fundidor com leque bem aberto e com pouco fluido pra nao escorrer... geralmente 1 volta de fluido.
*isso faz com que o verniz fique liso e uniforme.
*aplicaçao do thinner fundidor deve-se ser aplicado 15min apos aplicar a ultima demao de verniz.
*cuidado ao aplicar, por ser um "fluido liquido" como agua é facil escorrer.
*isso é aplicado sempre onde tem transição, com nas bordas das portas,mala,etc.
sem duvida que esta melhor, e sem desperdício de material. agora é so lixar bem pouco o primer pra nao afinar ele e passar a tinta.
quanto ao verniz nao foge muito do primer, porem com uns detalhe a mais, o verniz alem de ter que estar com bastante pressao, tem que estar com leque todo aberto, e aplicação nao é muito distante da peça, se for muito distante da overspray. faça um teste antes
*2 voltas fluido
*todo aberto leque
*45 psi
*distancia max da peça 20cm
*bico 1.4
*verniz diluido corretamente
*2 demao cruzadas
Eduardo foi bom em ter tocado no assunto transição. acho que nao comentamos ainda isso. vou mostras um exemplo de transição que se deve ser feito, por exemplo nas portas. nao sei se ja comprou mais vai precisar comprar o thinner fundidor. é um thinner de baixa agressividade que dilui o overspray de tintas e vernizes... ele é muito usado pra alongamento de remendos tanto tinta como verniz. a qualidade so é possivel usando o thinner fundidor.
imagens de transiçao verniz e sem verniz na mesma peça.

como da pra ver. tem a area de verniz, e a area sem verniz. nao tem segredo algum, se aplica o verniz onde queira, e depois da ultima demao de verniz, aplica-se o thinner fundidor nas bordas de transição(entre sem e com verniz) se alastra a aplicação do thinner fundidor com leque bem aberto e com pouco fluido pra nao escorrer... geralmente 1 volta de fluido.
*isso faz com que o verniz fique liso e uniforme.
*aplicaçao do thinner fundidor deve-se ser aplicado 15min apos aplicar a ultima demao de verniz.
*cuidado ao aplicar, por ser um "fluido liquido" como agua é facil escorrer.
*isso é aplicado sempre onde tem transição, com nas bordas das portas,mala,etc.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Nao entendi muito isso do thinner fundidor :smt017
Minha idéia era a seguinte:
Amanhã terminar de lixar pela manha, fazer uma delimitação com fita / papel as areas que vai só o poliéster e aplicar o poliéster, no assoalho, porta malas, cofre.
Depois de seco, no sabado, mascarar as areas que estao com poliester, pintar a carcaça e aplicar o verniz
No caso se eu utilizar o thinner fundidor, eu teria que fazer isso no mesmo dia ? (interna e externa)
Como delimitaria a area com/sem verniz?
Nao tem perigo de eu aplicar o thinner fundidor e arruinar o serviço pela minha falta de experiencia?
Minha idéia era a seguinte:
Amanhã terminar de lixar pela manha, fazer uma delimitação com fita / papel as areas que vai só o poliéster e aplicar o poliéster, no assoalho, porta malas, cofre.
Depois de seco, no sabado, mascarar as areas que estao com poliester, pintar a carcaça e aplicar o verniz
No caso se eu utilizar o thinner fundidor, eu teria que fazer isso no mesmo dia ? (interna e externa)
Como delimitaria a area com/sem verniz?
Nao tem perigo de eu aplicar o thinner fundidor e arruinar o serviço pela minha falta de experiencia?
-
- MODERADOR
é um thinner especial pra fazer exatamente isso que expliquei acima.eduardo_saura escreveu:Nao entendi muito isso do thinner fundidor :smt017
esta aqui:
http://www.sherwin-auto.com.br/produtos ... e-esfumado
tu vai colocar ele puro na pistola intente? depois que a ultima demao de verniz estiver aplicada - 15min apos isso, tu aplica esse thinner especial SOMENTE onde termina o verniz e começa a tinta(onde nao tem verniz), isso dilui o overspray do verniz que fica la...
tu nao precisa empapelar o carro. como é pintura geral dentro e fora nao é preciso empapelar nada. ate pq tu vai pintar todo ele nao é mesmo? entao, deixa ele sem papel algum, pinta o que tem que pintar passa a poliester geral nele dentro e fora em todas as areas, depois de 15 min tu entra com o verniz... denovo nao precisa empapelar nada.aplica o verniz como ele todo fechado(portas,mala,capo,etc).eduardo_saura escreveu: Minha idéia era a seguinte:
porem faltaria a areas internas como bordas das portas certo? como te mostrei na minha porta ali, ae tu abre a porta pra poder passar o verniz nessas areas... depois que terminou, aguarde 15 min e aplique o thinner fundidor de emendas SOMENTE onde terminou o verniz. veja o exemplo que dei.
o thinner fundidor tu so vai usar ele apartir de +-15min apos ter aplicado o verniz ultima demao é claro, porem como o próprio nome do produto esta dizendo, so é pra fundir "onde termina o verniz e começa a tinta" assim cria um alastramento sem aspereza do verniz na tinta crua...eduardo_saura escreveu:No caso se eu utilizar o thinner fundidor, eu teria que fazer isso no mesmo dia ? (interna e externa)
nao precisa, tua pintura é geral vai pintar dentro e fora, nao teria logica delimitar areas com/sem verniz.eduardo_saura escreveu:Como delimitaria a area com/sem verniz?
nao se tu seguir as dicas que te dei acima e ler o rotulo do produto, nao tem erro. mesmo nunca ter usado. tu só vai aplicar o thinner retoque é nas emendas, NAO no verniz todo. nas emendas seria a transição do verniz pra tinta... como tu viu no exemplo que dei das minhas portas.eduardo_saura escreveu:Nao tem perigo de eu aplicar o thinner fundidor e arruinar o serviço pela minha falta de experiencia?
quando aplicar ele, vai notar que ele deu uma "alisada" e ficou mais brilhoso "molhado" quando acontecer isso atingiu o ponto certo, dae ta feito, nao é pra encharcar desse thinner, as dicas estao na regulagem da pistola pra ele que dei acima. so 1 volta de fluido pq ele é muito fino...
-
Ok, só falei em mascara pq meu carro está só a carcaça.
Esta sem portas, capo e mala. Por isso tinha falado em delimitação de área.
Vou comprar esse produto. Fica muito bonito.
Esta sem portas, capo e mala. Por isso tinha falado em delimitação de área.
Vou comprar esse produto. Fica muito bonito.
-
- MODERADOR
ah entendi, pensei que estava ja tudo montado no lugar, por isso que achei sem logica. sem problema, delimita a area. o certo era tu tirar esse carro dae, pintar todas as peças primeiro, ate pra treinar... so depois partiria pra o geral... nao pensou nisso? como é tua primeira vez nao? ae ja pega a manha do negocio, pq ae nao é primer, se errar baba de vez.
thinner de fundir custa 17,00 e os 0.900ml sabendo usar faz uns 4x carro todo. pq é so em algumas areas da transição verniz pra tinta. ou seja onde acaba o verniz, fica sim.
thinner de fundir custa 17,00 e os 0.900ml sabendo usar faz uns 4x carro todo. pq é so em algumas areas da transição verniz pra tinta. ou seja onde acaba o verniz, fica sim.
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Concordo com isso. Eu começaria o teste em uma porta, ou para-lamas, que é uma área pequena. Depois que pegasse a manha, partiria pro resto.
Esse thiner fundidor, o boqueta que pintou o opala usou. Ele deixou um escorrido meio grande no para-lamas, que não saiu no polimento. Dai retocou o local e deu esse thiner, disfarçou legal o retoque, principalmente depois do polimento. Mas como era uma área de fácil visualização, se vc ficasse olhando MUITO, dava pra ver uma marca/mancha BEM discreta...
Esse thiner fundidor, o boqueta que pintou o opala usou. Ele deixou um escorrido meio grande no para-lamas, que não saiu no polimento. Dai retocou o local e deu esse thiner, disfarçou legal o retoque, principalmente depois do polimento. Mas como era uma área de fácil visualização, se vc ficasse olhando MUITO, dava pra ver uma marca/mancha BEM discreta...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO