500EF escreveu:Não estão desgastadas. Agora que estou chegando a 10% da vida delas...
As velas originais do cruze são de material nobre (provavelmente iridium). O manual só prevê que sejam avaliadas pela concessionária na revisão dos 100.000km. Antes disso eles não vão nem olhar para elas...
E realmente, elas não sofreram nenhum desgaste no período, já que conferi o gap tanto quando as tirei para colocar a fita isolante, quanto agora para remover. Lembrando que rodei o tempo todo com elas originais. Não alterei nem o gap.
É Rettore, este gap original é mais um fator pelo qual eu duvido muito que o resultado apresentado por você e sentido pela sua esposa tenha uma comprovação em medições sérias e científicas.
Então quando você aumentar este gap nem precisará de turbina ou de um vtec como nos hondas...
Acho que pelo gráfico que já postei para você anteriormente perceberá que não terá melhora alguma abrindo este gap.
500EF escreveu:Independente de qualquer coisa, entre o antes e depois de tirar a ignição do carro, nenhum outro fator foi alterado.
Tomei o cuidado até de perguntar se ela havia abastecido o carro nos dias anteriores e ela disse que a última vez havia sido na semana anterior (realmente eu não tinha postado este detalhe antes, então entendo que levantou a possibilidade, como eu também levantei. Mas não existiu).
Rettore, eu não quis dizer que o combustível tenha sido trocado, mas você não pode garantir a qualidade do mesmo correto?
Sendo o combustível adulterado o faiskator sim fará diferença, mas lembrando que desta forma o motor estará trabalhando fora de suas especificações.
Note o combustível já poderia estar adulterado antes.... entendeu......
500EF escreveu:Realmente não foi minha intenção (e nem tinha como ser), usar a percepção da patroa como argumento técnico. Mas demonstra que na prática, pelo menos para mim, nos 5 carros meus em que usei ignição, ficou muito clara a diferença que faz.
Rettore conheço pessoas que tem carros preparados e que não percebem diferenças de torque na casa de 2kgf, qual seria a percepção da sua esposa?
Acho que para isto que existe dinamômetro.
500EF escreveu:O mesmo já havia acontecido quando instalei a ignição mais fraca (indutiva) no vectra 2.2 16v e ela percebeu nitidamente o ganho de torque ao dizer que passou a subir o morro em terceira onde antes tinha que puxar a segunda.
Rettore, este tipo de depoimento é com um caráter muito relativo e de uma análise muito complexa.
500EF escreveu:É óbvio que não tenho como afirmar de forma generalizada que isso vai acontecer com a mesma intensidade em todos os carros do mercado, nem precisar quantos % deu nos meus carros. Mas posso afirmar que não é algo que possa se desprezar, já que foi sempre tão perceptível nas minhas experiências (quando uma mulher chega a notar é porque mudou muito... para melhor ou para pior).
Rettore este tipo de exagero é descabido, daqui a pouco a ignição estara dando o desempenho de um turbo.
Mas lembrando do seu vectra ele era taxado não? Isto influencia os resultados.
500EF escreveu:Sempre obtive. Inclusive no cruze quando ainda estava praticamente 0 km (tinha lá seus 3.000 km rodados) e eu instalei a ignição.
Agora quando for instalar de volta, vou aproveitar para aumentar o gap das velas (ainda não entendi o motivo do original ser de míseros 0,6mm... parece gap de carro turbo num carro com 10,5:1 de taxa...)...
Mesmo porque, já fiz a revisão (óleo e filtros) na sexta-feira e a patroa já perguntou que dia vou recolocá-la... hehehe
Rettore, este tema “gap das velas” é muito importante, ele envolve muitas coisas, quer abrir um tópico para isto?
1- Você sabe o que acontece quando se aumenta o gap das velas em 1mm?
2- Geometria da câmara e o formato da vela?
3- Ponto de ignição?
4- Área de trabalho negativo?
Lembra que la no fórum mais técnico ….. ele nunca falou sobre como uma injeção de fábrica trabalha e ninguém lá sabia que a injeção trabalhava em closed loop e open loop e quando este assunto surgiu la nos nossos debates do xpeedclub ele foi obrigado a falar bem agora que estou levantando este ponto e talvez você possa pegar estas informações com ele, ai irá descobrir porque este gap de 0,6, mas se ele passar as informações corretas e não as deturpadas.