DÉCO - MEU CARRO

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Deco, fico feliz por ter solucionado o problema do seu Monza.
Quando recomendaram aquecer o local do parafuso, não era para colocar fogo e sim usar um soprador térmico, rs!
Não se usa cola de junta na junta de borracha do carter. Pode ter problemas futuros.
Pelo que entendi, o local a ser feito o furo era na bomba de óleo e não no bloco, não é verdade?

Não troque óleo com 20.000km mesmo sendo sintético. A FIAT recomendou isso em manual do proprietário de alguns carros e o resultado não foi bom. Voltaram atrás.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entao, eu sei que nao era para por fogo kkkkkkkk , sabia que era para usar um soprador termico ou isqueiro maçarico, mas ficou inviavel . . .

O parafuso com problemas era o que fixa o carter no lugar, que sao 14 parafusos, o parafuso que deu pau foi o que fica entre o filtro de oleo e a polia do alternador , isso, ele fica na bomba mesmo !

Nao , eu ja troquei uma vez o oleo com 20k , meu carro é alcool e nao gerou NADA de borra, abri o carter e nao tinha absolutamente nenhuma borra , fazia 40 k que ele tava la, fiquei impressionado na limpeza do local, apenas tinha um pouco de cola branca na peneira do pescador, que removi toda, nao tinha nada de metal somente alguns graos de terra, coisa minima mesmo .

Nao usei cola entre o defletor e o carter, usei cola apenas entre o defletor e o carter, como indicado pelo fabricante SABÓ .

Agora vou la comprar o oleo para completar e ver o resultado . . .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Quando recomendaram aquecer o local do parafuso, não era para colocar fogo e sim usar um soprador térmico, rs!
pois é. eu tinha falado algo do tipo. um soprador daria pra fazer. alias eu sempre uso ele, so em caso estremo que uso o queimador GLP quando o parafuso tem mais massa.

Carlos A. Freire escreveu:Não se usa cola de junta na junta de borracha do carter. Pode ter problemas futuros.
Carlos, não vejo isso como um problema, eu ate ja expliquei isso mas vale falar novamente. olha o exemplo que é o irmao do motor que usa no mesmo caso que voces, mesmo bloco, tipo de junta, etc

o motor N20XF que foi produzido de 2009 a 2012(foram feito aos milhares) e posteriormente o N24XF que é o mesmo motor porem 2.4 8V flex. o manual de serviço PEDE o uso de silicone cinza entre as junta do carter e o bloco. se tu tiver uma hora um carro desse pra ver (astra,vectra,zafira,s10) te abaixa e olha lá a cola :wink:

senao colocar pode vazar ou babar. o meu que é um N20XF completo, usa junta de borracha(nucle de aluminio) e esta com silicone cinza como manda o manual. pode esfregar uma camisa branca que nao tem nada de oleo em volta. ja fiz a primeira troca de oleo e abri o filtro, so achei pouco de limalha(esperado) e nada de pedaços de silicone como alguns defendem essa tese. oque nao pode fazer é nao saber usar a cola rsrsrsrs, meter a mais ou abrir o carter e raspar a cola(aqui onde mora o perigo) tem que jogar tudo fora, nao pode raspar e reaproveitar.

------------------------

nao sei se voces tem TV fechada. mas eu olho esses documentarios de fabricaçao de motores e carros, ontem mesmo vi um da Renault sport que o carter era colado. alias, todos os carros praticamente saem colados de fabrica.

se agente fosse levar pra esse lado que nao pode colar, a gaiola tambem nao poderia pq ali tem um duto de oleo muito critico onde o pessoal sapeca silicone. na verdade nao se deve usar silicone ali justamente por isso, e sim cola elastica.

-------------------------

Removi do manual de serviço do Astra 2009 que utilizava o N20XF :ok:
cola2.png
cola1.png
cola.png
o problema que o pessoal que faz manunteçao nao sabe como proceder. ou colocam de mais ou de menos. fazendo da forma correta nao tem problema. so vai ter problema se tu quiser rsrsrsrs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Rafaelo, em nenhuma dessas imagens que enviou, eu vi remover ou colocar a junta do carter. Vi apenas remover a cola ou aplicar a cola, rs!
A junta da bomba de óleo não é de borracha.

Eu estou praticamente todos os dias em oficina mecânica de amigos. Acompanho e muitas vezes ajudo em avaliações de problemas.
Para ser sincero, não me lembro de ter junta e cola em carter com motor de fábrica. A partir de amanhã vou reparar nisso, pois até o momento não me chamou a atenção. Que me lembro ou usa a junta do carter ou somente cola e, os motores modernos usam cola ou o que chama de elimina juntas. Mas vou prestar a atenção sobre isso.

Meu Monza GLS 96, removi o carter em 2005 para manutenção na bomba de óleo. Tinha apenas a junta de borracha integrada no defletor e já não vazava nada antes. Não tinha cola.
Coloquei a mesma junta com defletor e até hoje nunca precisei mexer ou reapertar parafusos. Nunca vazou e não está vazando.
Em 2005, nessa manutenção estava com 140.000km e hoje está com 305.000km.

Andando nessas oficinas de amigos, o que percebo é ocorrência de vazamentos quando aplicam a junta de carter com cola. Se reutilizaram a junta e aplicaram cola, não sei dizer.

Sei que alguns motores, requer a junta e cola em locais específicos, onde tem curva ascendente e a junta não é efetiva, mas isso não se aplica ao motor do Monza.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, em nenhuma dessas imagens que enviou, eu vi remover ou colocar a junta do carter. Vi apenas remover a cola ou aplicar a cola, rs!
ta cego Carlos ? rsrsrsr :lol: leia o titulo em negrito da pagina PDF e veja a foto do lado parecem um carter visto por baixo?
ta bem explicito ali que se usa cola rsrsrs pra por a junta do carter, leia com calma as duas primeira imagem. ate deixei em vermelho pra voces verem melhor.

ou se quiser baixa no reparadorchevrolet.com.br o manual de serviço do astra 2009. la esta escrito isso. eu uso ele pq meu motor foi usado nesse modelo.

remover e aplicar a cola com a junta, Carlos hehehehehe agora tu me fez rir.

Imagem
Carlos A. Freire escreveu: Eu estou praticamente todos os dias em oficina mecânica de amigos. Acompanho e muitas vezes ajudo em avaliações de problemas.
Para ser sincero, não me lembro de ter junta e cola em carter com motor de fábrica. A partir de amanhã vou reparar nisso, pois até o momento não me chamou a atenção. Que me lembro ou usa a junta do carter ou somente cola e, os motores modernos usam cola ou o que chama de elimina juntas. Mas vou prestar a atenção sobre isso.
tenta ver um novo, pq se tu ver um usado onde foi feito manutençao e alguem desavisado nao fez o procedimento como manda o manual tecnico ae nao vale.
Carlos A. Freire escreveu: Andando nessas oficinas de amigos, o que percebo é ocorrência de vazamentos quando aplicam a junta de carter com cola. Se reutilizaram a junta e aplicaram cola, não sei dizer.
é pq nao sabem usar. ou fazem porquise de reaproveitar a junta colada. dae da as merdda de entupir a bomba pq rasparam tanto a junta com cola como o carter ou nao lavaram bem.

eu ja vi o contrario tb! sem cola tudo vazando ou melado em volta. aqui no forum tem varios exemplos.
como falei antes, entao temos mais de '500,000' carros vazando oleo pq esses usam silicone na junta do carter com a junta. é o mesmo motor do monza.

OBS: é a junta de borracha + cola silicone. nao so a cola sozinha ok?

Carlos A. Freire escreveu: Sei que alguns motores, requer a junta e cola em locais específicos, onde tem curva ascendente e a junta não é efetiva, mas isso não se aplica ao motor do Monza.
o N20XF é o mesmo do monza, bloco, a junta é do mesmo material(borracha), so o carter que é de aluminio. mas é pra por em ambos as faces entao é borracha da junta contra bloco. ou seja mesma coisa que no monza.

------------------

Eu particularmente prefiro nao arriscar e ter que fazer duas vezes o mesmo serviço. prefiro usar cola(eu sei como aplicar e quanto usar) do que botar sem e vazar e perder todo o serviço. carter tem que usar cola.

como disse antes, ja imaginou quantos motores foram fechados com silicone no carter Carlos ? faz as conta. nao foi um, foi milhares ! se fosse um problema seria um recall milionário.

eu sempre recomendo que usem cola. especialmente cortiça. agora se querem por sem e contar com a sorte, bom ae é com cada um rsrsrs
Carlos A. Freire
MODERADOR

Como disse antes, só a cola elimina juntas já vi muitos, a cola com a junta do com a junta de borracha, só em motores onde foi refeito e está vazando. De fábrica só vejo com a junta de borracha ou somente com a cola elimina juntas.
Mas como teve o alerta desse tópico, vou prestar mais a atenção em todos carros novos que entrar nas oficinas de amigos.
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

Carlos A. Freire escreveu:Como disse antes, só a cola elimina juntas já vi muitos, a cola com a junta do com a junta de borracha, só em motores onde foi refeito e está vazando. De fábrica só vejo com a junta de borracha ou somente com a cola elimina juntas.
Mas como teve o alerta desse tópico, vou prestar mais a atenção em todos carros novos que entrar nas oficinas de amigos.
pois é, mas nesse caso é junta + cola.

observe esses modelos :wink:
motores que usam o N20XF (2.0 8v flex)
* vectra 2009 a 2011
* astra 2009 a 2012
* zafira 2009 a 2013

motores que usam o N24XF (2.4 8v flex)
* S10 flex nao sei os anos

------------------------------------------------

a junta do carter é em questao essa aqui. ela é de aluminio com a borda de borracha(e nao toda de borracha ). so a juntas vedaria, mas é usado o silicone pra vedar ainda mais.
Imagem

outra coisa, quando comprei meu bloco novo lacrado da GM, semana seguinte comprei o carter "usado". mas usar a palavra usado é heresia de mais ! saiu de um vectra 2011(mesmo ano da compra da peça) ele so tinha 950 km rodados!!! entrou no ferrinho e ja comprei, tanto que limpei a peça e estava com borra de metal e o oleo novo. e saiu o silicone das duas faces da junta e do carter. ninguem faz manutenção em menos de 30 dias e 950km em um carro rsrsrsrs ou seja saiu da fabrica assim.

talvez o silicone seja por causa do aluminio, mas de qualquer forma é usado silicone em carter onde algumas pessoas alegam que entope o pescador.
silicone sabendo usar nao é um problema! problema é quem nao sabe usar.
Rafaelo
MODERADOR

hoje por curiosidade deitei pra ver o carter do I30, o carro é 2009 com apenas 15850 km 100% lacrado. e esta la o silicone cinza, e vai junta tambem no carter.

é meio que um padrao isso hoje em dia. se usa muito silicone em carter. muitos modelos ja vi, nao é so o familia 2 GM
Responder