Página 116 de 217
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Enviado: 07 Mai 2015, 11:22
por 500EF
Não sei se viram lá no tópico do meu astra.
Estes dias eu zerei o comando dele usando a regulável que estava na blazer (coloquei a com chaveta dupla nela e zerou também).
Antes estava assim (bem parecido com o do fariaswolf):
Parece pouca coisa. Mas não é desprezível.
A diferença na condução do carro é bem nítida, principalmente abaixo de 2.500rpm. Com ela do jeito que estava na foto aí em cima, ele ficava meio bobo até 2.500, dava uma estilingada quando passava e virava o cão acima de 4.000rpm, girando forte até no corte. Parecendo um 16v (dos antigos, sem variadores).
Com ele zerado, fica mais linear. Como num original mesmo.
Mas comparando tempos de puxadas, até uns 140 km/h, piorou +/- 1 segundo.
E viva os variadores... Como não temos, é preciso escolher entre torque em baixa com ele zerado (deve ficar mais econômico também) ou girando forte até no corte, com ele um fio de cabelo atrasado (lembrando que cada fio de cabelo no comando vale dois fios de cabelo lá em baixo ou na posição do pistão)...

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Enviado: 07 Mai 2015, 11:44
por Fariaswolf
coy escreveu:Com relação a folga da CD não tenho como opinar pois não estou tendo uma percepção de tal folga pela foto, mas fica sim uma pequena folga.
Eu sei que vc sabe disto mais e sempre bom reforçar:
Pra conferir se o ponto da Cd esta correto, coloque a polia do eixo do vira coincidindo a marcação da polia com a marcação do bloco e verifique se primero pistão esta em cima neste momento.
pra conferir se o comando esta no ponto tambem, alinhe as duas polias (vira e comando) em suas marcações, monte o distribuidor alinhando a marca de ponto da carcaça do mesmo(se for original é mais certo) e coloque o rotor para verificar se neste momento estara apontando para o cabo do primeiro cilindro
A bomba de combustivel eletrica vc pode desligar a tomada da mesma e meter 12 volts nela, respeitando a polaridade.
pode deixar Coy, vou verificar isso hoje assim que for tensionar a correia, já vejo o alinhamento do pistão com comando com distribuidor.
sobre a bomba, excelente idéia, vou largar uma fonte de 12v lá enquanto faz a limpeza!
muito obrigado pelas dicas!
------------------------------------------------
Rafaelo, vou mandar uma Mp pro Waldir, boa idéia essa ai, vou fazer isso!
mto trampo então, deixa essa capa por enquanto, quando eu achar uma boa do kadett eu troco.
Edu e Rafaelo, então o que eu faço?
deixo o comando nessa posição (apontando pra esquerda), ou refaço a colocação da correia, e deixo apontando mais pra direita?
o que vai privilegiar melhor?
praticamente na foto do edu, ta igual o meu mesmo
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Enviado: 07 Mai 2015, 11:51
por coy
Acho que o Eduardo tem razão nesta questão do comando, o meu mesmo ta um pentelho e meio pra esquerda e acho ele meio "bobao" em alguns momentos, mas ja troquei a dentada de alguns monzas e nenhum deles casou certinho.
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Enviado: 07 Mai 2015, 12:02
por 500EF
Não tem como acertar (só tem opção de pular 1 dente para lá ou para cá... mas isso é muuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa).
Não adianta casar a marcação. Assim que o motor der algumas voltas e o lado direito da correia esticar, elas vão ficar fora outra vez.
A única solução para zerar comando com cabeçote rebaixado é polia regulável.
Mas vejam bem. Não fica muito ruim de guiar porque a taxa alta aumenta o torque também, como o rafaelo disse. E a alta vai que vai.
Andei assim por muito tempo.
Se não quiser arrumar mais encrenca por agora, monte assim mesmo. Se incomodar ou quiser trazer o torque para baixo, tira a correia e monta com outra polia... É chatinho, mas também não é nada que não resolva com algumas horas de "selviço"... hehehe
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Enviado: 07 Mai 2015, 12:37
por Rafaelo
essa foto do Eduardo ficou exatamente igual ao meu motor zerado, e montado conforme o manual, e eu montando com equipamento correto. pra mim ta normal de todo motor familia 2, deixe assim mesmo que ta normal.
se quiser usar a polia regulavel pra tentar acertar ok! mas nada nos garante que sao mesmo os 0° PMS, so com disco de grau, e comparador antes mesmo de montar o cabeçote se faz as marcas.
e um pouco que se troca a curva mal nao faz, a diferença é tao pequena que passa batido, o torque que vai ganhar tu nem vai lembrar de nada hehehe
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Enviado: 07 Mai 2015, 17:25
por 500EF
Se minha memória não estiver me traindo, a lógica diz que o motor 2.0 GM com cabeçote rebaixado 2mm fica com o comando uns 4 graus atrasado em relação ao pistão (2 no comando = 4 no virabrequim).
Eu já medi e calculei isso aí uns tempos atrás.
Na prática, não é tão imperceptível assim não... Melhora a baixa e piora a alta.
Mas como já disse, monta assim mesmo e se depois incomodar, tem solução relativamente fácil...

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Enviado: 07 Mai 2015, 18:42
por Rafaelo
500EF escreveu:Na prática, não é tão imperceptível assim não... Melhora a baixa e piora a alta.
ae a coisa já não teria mais logica.
atrasar em relação ao 0°(virando ao lado esquerdo anti-horario) o acionamento das valvula transfere a curva de torque e potencia pra areas mais altas. é o contrario do que tu disse Eduardo, nesse teu exemplo teria que adiantar o comando.
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Enviado: 07 Mai 2015, 21:04
por 500EF
Mas tem que adiantar mesmo...
Minha explicacao pode ter ficado confusa... Vou tentar de outro jeito...
O rebaixamento do cabeçote atrasa o comando. Fica como na minha foto ai em cima (anti horario)
Para corrigir, voce adianta, para ele voltar para o zero. (Horario)
Aí, quando fizer isso (adiantar para zerar), o efeito é o que falei mesmo. Vai melhorar a baixa e perder em alta.
Ficou mais claro?
