.COMO JA DISSE ANTERIORMENTE , estava com um vazamento IMENSO no carter do meu carro pela quebra de uma parfuso de fixaçao do carter que fica entre o filtro de oleo e a polia do alternador, chgava a " jogar " oleo no disco de freio e vazava um litro cada 250 km aprox .
PEÇAS : (todas imagens do google, nao consegui camera)
Defletor de carter com junta marca sabó ($95,00)
Carter novo ($120)
Junta do defletor do carter:
SOLUCIONANDO O PROBLEMA :
Para solucionar o problema precisaria furar o parafuso quebrado , aplicar um sacador de parafusos, sacar o parafuso quebrado, refazer a rosca, talvez com outra medida, POREM pela posiçao deste parafuso, nao era possivel ACESSAR com a furadeira, o agregado do motor , lado direito, ficava no "caminho" atrapalhando a entrada da furadeira, entao seria preciso remover ou o motor, ou o agregado, (travessa) entao fui la remover o agregado, que é fixado por 6 parafuso com medidas 16 mm e 17 mm , fixados com trava rosca :
2 DOS PARAFUSOS que fixam esta travessa, sao praticamente deste mesmo tamanho :
Os outros 2 sao da mesma espessura, porem muito mais curtos , e TODOS fixados com trava quimica .
Fui orientado a sacar os parafusos aplicando calor neles com a finalidade de derreter a trava quimica, como apenas levandei a frente do carro com auxilio de macaco e colocaçao sobre cavaletes, inviabilizou a aplicaçao de fogo no local ,e tambem nao encontrei ferramentas para este processo, preferi utilizar parafusadeira pneumatica :
Fui na oficina de um amigo , levantei o lado direito do carro com um macaco jacaré, "afrouxei" os parafuso , reapertei com uma ferramenta manual, levei o carro pra casa andando (2 quarteiroes) , levantei o carro coloquei nos cavaletes e removi os parafusos, (fiquei MOÍDO, nesta operaçao, muito duro tirar estes parafusos, mesmo ja afrouxados) baixei a travessa sobre o macaco do carro seguindo a DICA dos amigos, baixei a travessa cuidadosamente e tive acesso ao parafuso do carter com a furadeira.
Fiz um furo bem no centro do parafuso quebrado com uma broca de 6mm, depois apliquei o sacador de parafusos :
NAO obtive exito
Peguei uma broca 7 mm e acabei de remover o resto do parafuso (tudo isso sem remover o carter para mante-lo com guia .
Esvaziei o oleo do carter, soltei o coletor de escape do cabeçote, e os 2 parafusos com mola que ficam la em baixo proximo da junçao de 2 para um : imagem ilustrativa, Meu escape esta sequnho, NAO tem oleo algum:
Removi os 14 parafusos que fixam o carter, afrouxei o pescador da bomba de oleo, removi o defletor, e fui la no local onde removi o parafuso e "refiz" a rosca com um macho :
Obtive exito

, testei a rosca, que ficou firme (instalei um parafuso mais longo, pois vazei de um lado para outro, ja pensando num plano " B " (passar um parfuso vazante e colocar uma porca do outro lado)
AGORA montar tudo de novo :
A minha intençao, era utiizar o mesmo defletor apenas aplicando um junta nova nele, porem o defletor SABó vem com a junta soldada nele, fiquei uma hora tentando remover TODA junta mas removi apenas alguns centimetros, e corria o risco de riscar o defletor causando algum vazamento e perdendo todo trabalho, optei por COMPRAR um defletor novo SABÓ .
Encaixei o defletor fazendo o procedimento de encaixar ele atravez do pescador da bomba de oleo, alinhei os furos no defletor, reapertei os parafusos do pescador, passei cola de junta no carter, e instalei o carter acoplado no defletor, instalando novamente os 14 parafusos aplicando a tecnica correta de aperto dos parafusos em " X " o mesmo processo aplicado em tampa de valvulas, cabeçote etc .
O defletor SABó , vem com "limitadores" para aplicar o torque correto sem medo : (imagens ilustrativas)
Instalei tudo ontem, recoloquei o mesmo oleo sintetico que uso 5w30 , previamente filtrado, e hoje pretendo comprar mais um litro para completar o oleo (ja estava no minimo e ainda perdi um pouco de oleo na hora de filtrar kkkkkk) . este oleo esta com menos de 1000 km (troca com 20.000 km) .
Queria ligar o carro ontem mesmo, mas nao deu pra comprar o oleo ontem, e por outro lado , foi até bom, deu tempo de secar bem a cola de junta que apliquei no carter .
ACHO QUE nao ficou nenhum detalhe para traz . . .
AHH, tenho que agradecer meu filho LEANDRO LOPES que sem ele acredito que seria IMPOSSIVEL realizar todos estes procedimentos , alias ele SEMPRE me ajuda , desde os 8 anos de idade, hoje com 18 anos.
Nossa, to moido, parece que levei uma surra

, vou la tomar um Analgésico . . .
Desculpa o tamanho , e agradeço a quem teve paciencia de ler inteiro
abraços
