Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Enviado: 06 Mai 2015, 20:56
não precisou desmontar tudo. consegui soltar a bomba por lá mesmo, e virar ela tranquilamente (eu tinha passado vaselina no o'ring antes de montar pra ela não grudar no bloco)coy escreveu:sim fica firme, não vibra, não cede, não bate e fica com uma boa estetica.fica bem firme nesse lugar? todo caso vou passar uma fita dupla face por baixo da bobina só pra não vibrar muito e ficar batendo
Ta certo, so que pra tencionar corretamente vc vai ter de desmontar tudo novamente e fazer um "pre ajuste" sem as proteções da CD.sobre a bomba, te juro, a chapa da correia vai por cima dela, só fica a polia de fora, se vc quiser trocar a bomba, precisa soltar a polia do virabrequim, a do comando, tirar o tensionador, e aí retira a chapa de lata da correia pra acessar a bomba d'agua.
veja o que eu ja tinha lhe dito antes:Tensione corretamente a correia sem as capas marque com tinta a exata posição da bomba e so depois que tiver tencionado a correia vc monta tudo novamente em definitivo.para fixar a bomba em definitivo vc vai ter de estar com a CD ja no local (e tencionada).
Como vc tirou a bomba e não marcou um ponto de referencia para a tenção de sincronismo da CD o ideal é montar as polias, apontar a bomba (deixe ela livre para movimentar) colocar a polia do vira no ponto correto( conferir se o 1º pistão esta em cima), colocar polia do comando em seu ponto (alinhado com a marcaçao da capa da CD e conferir se neste momento o rotor esta apontando para o cabo da primeira vela), colocar o tensor no lugar porem encolhido( ele tem dois furos para travar ele encolhido) e colocar a CD, neste momento vc vai regular o tencionamento da CD pela bomba d'agua, quando encontrar o ponto de tenção correta aperte a bomba e solte a trava do tensor da CD, depois confira se não "estrangulou" a correia (não pode estar totalmente esticada tem de ter uma folga de 2 mm) marque o local correto da bomba. Retire a bomba novamente coloque seu anel de vedação e passe vaselina antes de montar em definitivo.
Ou seja a bomba d'agua vai ser uma das ultimas coisas a se montar.
Com a bomba no lugar exato, vc ode fazer a troca da Cd sem ter de mexer nela novamente, sempre troco minha CD assim.
Por favor não inventa, refure as proteções e não arisca pular uma pedra na CD.
deu uma tensão boa agora, vcs vão ver pela foto.
o unico "problema" ou não, é que a marca de cima do comando ficou um pouco desalinhada com a marca do comando, isso depois de dar duas voltas no virabrequim com a chave.
a tensão ficou boa eu acho, ta bem firme agora, mas consigo empurrar a correia com os dedos pra dentro fazendo um pouco de força, esse é o correto, certo?
da ultima vez a correia mal entrava no lugar de tão tensionada que tava, ficou esticada igual madeira.
video top rafaelo, faz mais sobre estequiometria lá.Rafaelo escreveu:essa folga toda nao sao por apenas 2mm a menos, isso é pq a bomba dagua nao ta tensionando ela... tem muita folga ae.
eu tb aumentaria o diametro da proteçao pra da acerto(veja onde é preso e nao no pescoço do comando), é arriscado andar sem proteçao, pq uma pedrinha gruda no pneu e atira bem ali nas correias. ainda nao sei como a GM teve a cara de pau de larga monzas sem essa proteçao nas polias auxiliar. meu monza é aberto e isso tem me incomodado um pocado. o mesmo mal que faz sem a proteçao da correia de comando faz nas auxiliares que estao ate mais perto da caixa de roda lá embaixo. entao tape tudo que é melhor.
a capa nem saiu do lugar, tá firme, amassada, sem entradas de ar falsas, e sem raspar nas polias, mas o certo eu acho que é pegar uma capa moderna e por ali...
eu nunca fui com a cara dessa minha capa, pois quando tirei ela do carro, tava totalmente amassada e desalinhada, eu deixei ela reta na morsa + toco de madeira e martelo.
vejam as fotos e me digam o que acha da tensão, que já torqueio a bomba d'agua no lugar.








