Rafaelo escreveu:sim todo com rolete, é a nova tendencia. gira a 7500 rpm facil sao muito leves os acionamentos das valvulas. problema seria os tucho hidraulico que descarregam nessa velocidade. a saida é comprar os mecanico.
fazer um 1000 'retifica' seria bem interessante. tem os 1.8 8V roletado familia 1 que serveria. tem os 1.4 8V tambem que serveria. familia 2 somente os 2.0 N20XF. e agora toda linha 16V GM. eu ficaria no roletado 8V mesmo sao muito eficiente. 16V em motor de baixo deslocamento volumetrico nunca deu certo.
Ah, sim, achei que eram somente os Família 2. Lembro-me de um comparativo que vc fez entre o convencional e o roletado. Aumento das válvulas, comando com baixa fricção... só vantagem.
Sobre os 1000 16V então, essas 8V a mais seriam desperdício?
senao for uma estrategia por conta do torque, pode ser um recurso da ECU, na MS tem e se chama Dashpot quando acelera rapido e tira o pe entra em idle com giro alto , ele faz um esquema lá pra queimar toda a mistura. nao sei explicar muito bem, mais é uma funçoes anti poluição. nos movidos a cabo é menor o efeito que nos eletrônicos.
Pois é, sempre achei esquisito o giro ficar alto mesmo sem o pé no acelerador. Sobre queimar a mistura completamente, lembro do Vectra, que quando acelerava em ponto morto, o giro subia e ao tirar o pé, o consumo instantâneo caia para 0,0 l/h enquanto a rotação baixava. Quando entrava em ~1200RPM, o sistema de IE passava a injetar combustível novamente. Não por acaso, essas 1200RPM eram quando a IE saia do cutt-off.
quanto seria essa diferença do diametro voces mediram? a mistura nao é alterada quando aumenta a passagem do ar, e se for pequena a sonda corrigi. e outra coisa o coletor de admissao tem que comportar o diametro "extra" senao nao adianta de nada o gargalo fica no coletor especialmente da boca.
geralmente quando se colocar TB maiores o motor pega mais ar por rpm e o torque vem mais cedo e pode a ver um ganho de torque. alem que qualquer encostada no pedal o torque se mostra presente.
aumento de diametro esta mais relacionado ao aumento de deslocamento volumetrico de um motor. pode notar, esse motor que voces estao estudando tem uma TB menor que um de monza 2.0 nao pela potencia e sim pela volume do motor. agora se vao aumentar a duração da admissao(comando) nesse caso é valido.
seria o antigo corsa EFI multec 700? se for é tudo P&P na questao injeção. ficaria mais restrito a parte do coletor de admissao mesmo com abertura maior da entrada do coletor.
Não chegamos a medir o tamanho da borboleta. Aliás, o camarada lá sugeriu a troca e já teve meio mundo falando que não daria certo, que teria que adaptar coisas demais... e nem sei se o cara está ainda encorajado.
Sobre puxar mais ar, era essa a minha ideia. Quanto mais ar entrando, mais combustível pode ser injetado e consequentemente, incremento na potência. Claro que alterações no comando de válvulas potencializariam esse incremento.
Sim, o sistema do cara lá é o EFI.