Página 12 de 21

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 08 Jan 2015, 17:38
por Robson Lott
Obrigado, Carlos!!! :)

Abraço!

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 11 Jan 2015, 11:25
por Vithor gaspar
Estou precisando de ajuda...

Meu ar cond. funcionava bem, ate que um dia ele parou do nada não armava nem o ventilador. Levei num amigo e ele deu um ponto de solda em algum lugar e voltou ao normal.
Estava indo para o curso com o ar ligado e de repente parou do nada, levanto e abaixo a alavancazinha e nada acontece.
O que eu faço galera? E também não sei porque tenho quase certeza que as posições estão todas trocadas, pois para desligar quando estava bom era no meio e não no fundo aonde tem o 0.

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 20 Jan 2015, 15:13
por otávio henrique
Olá galera! Mais um ótimo tópico encontrado aqui, a cada dia vivendo e aprendendo! :D
Durante a "reforma" que estou fazendo no carro, vi que minha tomada do vácuo estava ligada, e o vento estava escapando pra todo lado. Depois de reconectá-la, minha chave seletora que antes funcionava bem começou a ter o problema da posição falsa. Desmontei todo o sistema, como no tópico, fiz os testes de acionamento do compressor e ventilador (Ambos OK). Contudo, aquela "tomada" seletora do vácuo continua muito pesada. Assim que a acoplo no sistema, as posições das chaves começam a mandar informações erradas nas saídas dos conectores. Até o momento só fiz a limpeza, não passei nenhum lubrificante por medo de entupir ali as saídas. Ali é realmente indicado passar a vaselina líquida?

Abraços.

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 20 Jan 2015, 20:09
por José Leal
Robson, acho que entendi sua dúvida...

No sistema a cabo do Classic (e do seu ex-Corsa tb, viu), dependendo da posição da chave seletora, as alavancas por trás dessa chave empurram os cabos de tal forma que as portinholas abram completamente ou parcialmente. Assim, dependendo do que é selecionado, sai mais ar pela saída superior (para-brisas) ou inferior (pés). Só que o sistema do Classic é meio "ingrato", pois ele não fecha a saída de ar do painel. Esta deve ser comandada no difusor.
No Monza, deve haver variação de vácuo para o comando das portinholas, provavelmente com a alteração no diâmetro da passagem de vácuo através de um disco que é movimentado quando acionamos a alavanca (eu não me lembro bem como era o funcionamento da alavanca). Desse modo, ela pode abrir um pouco ou completamente a portinhola.

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 20 Jan 2015, 22:10
por Robson Lott
ô pai, agradeço o atendimento das minhas preces!!!! hahahahahahah!!!!
:lol:

é essa mesma a minha dúvida, Zé! Não que o Carlos tenha sido incompetente, mas era exatamente essa a questão! :D

Então, na foto que o Murai mandou parece que não há diferença no diâmetro dos furos, e creio que eles sejam os mesmos para todas as posições, apenas quando se gira o disco (ao movimentar a seletora), é que ele define qual válvula de qual portinhola será aberta ou fechada - binário!

Valeu!!!

PS: Carlos "aqui pra vc ó!"

Imagem

hahahahahaha!!!! Zuera, cara! Vc sabe que fui grato por suas explicações! ;)

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 21 Jan 2015, 05:38
por Carlos A. Freire
Não gostei dessa brincadeira.

O que o José Leal disse eu disse lá em cima, não houve a comparação com outro carro e infelizmente não entendeu minhas explicações.


Att,


Carlo Freire

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 21 Jan 2015, 09:22
por Robson Lott
Ô Carlos,

Num foi nada pessoal essa brincadeira não, cara. Jamais seria minha intenção te ofender ou te trazer algum incômodo com quaisquer tipos de zuações aqui no forum ou pessoalmente que criasse um ambiente de maldade entre os amigos, camaradas e colegas. Não sou "velho de casa" não, muito menos um exímio conhecedor de Monzas como você, mas tenho meu registro e "reputação virtual" aqui desde 2007, e não seria tonto de fazer algo por maldade com ninguem.

Aprecio muito sua pessoa, sei que você é muito bem visto aqui na comunidade desse forum e na do Monza Clube e espero que você aceite minhas desculpas pela brincadeira.

Um abraço do colega,

Robson Lott

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Enviado: 09 Fev 2015, 14:11
por José neco
Bom galera, a minha chave seletora não está mais jogando ar nos locais onde é selecionada, em qualquer posição que eu coloco ela joga ar por todos os lados, pés, parabrisas e frontal. Já verifiquei e vi que o vácuo está OK, as mangueirinhas coloridas coloquei como está na foto no início do tópico. Será que é algum problema com a chave seletora?