bobina eletrica

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: bobina eletrica

Mensagem não lida por dutra s a »

entao tche, deixei ele bem firme e sem folga justamente pela razao da força centrifuga, e nao foi uma so vez nao , dai fiz o que fiz e com isso a resposta é exata ao giro do motor,(simultaneo),
em relaçao a materia do jornal , nao sei dizer pois nao achei nada ainda , mas acredito que a materia deva ser em relaçao a posiçao do pino-trava da ponta do eixo que encaixa no comando com a ponta da mesa maguinetica (estrela) que dá " ao primeiro cilindro e com a direçao do encaixe do cachimbo.

a coroa ( estrela maguinetica) ja vi com folga mas nao foi no meu, comigo nunca saiu do lugar e acredito que seja bem dificile que nao seja normal,pois é prençada num eixo talhado !
as folgas que eu tinha era somente no rotor, furo do pino do chifre, e dentes do chifre no comando.

em resumo se olhar o eixo de frente a voce e por cima( apenas o eixo sem nada montado), em comparaçao a outros de mesmo fabricante ou nao, ira notar uma leve diferença de alinhamento entre o furo do pino do chifre,posiçao das 4 pontas da estrela maguinetica e direçao da cavidade de encaixe do cachimbo,"avanaçado ou atrazado" de acordo com o sentido de correia do motor.

o que nao me faz sentido é o porque que deveria ser proposital essa minima folga , o certo nao seria nao ter essa folga ?

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Carlos A. Freire escreveu:Não sei se o pessoal tem acesso aqui, mas no Jornal Oficina Brasil, a qual sou assinante, esse mês de agosto tem uma matéria muito interessante sobre o módulo HEI do Monza/Kadett.
Fiquei curioso pela matéria e o meu jornal parou de vir... já faz uns 5 meses que não aparece mais. :?

Se alguém aí puder digitalizar :smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

só pra deixa claro, a coroa que falo é a base do rotor coroa fixa. ela tem um pino atras que segura ela senao me engano e no meu tinha uma folga de +- 0.5mm do rotor base(estrela) tu mexia pra ambos os lados +- 0.5mm. no exemplo desse meu amigo segundo ele aumentou muito de uma vez, provavelmente a trava sedeu sei la ainda nao falei com ele se arrumou. e tambem nao sei qual delas foi se foi a coroa fixa ou movel do rotor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,
o que o Carlos e eu nos referimos de desconhecido por nós sobre a matéria é o que segue na foto:

Imagem

Vou arrumar um tempinho escanear toda a matéria e colocar na seção de dicas.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
dutra s a

interessante, pois fiquei muito cabrero com essa foto, eu ja vi a muito tempo atraz essa diferença de alinhamento com os rebites da mesa em varios eixos que ja tive, porem nao dei bola e nem me dei ao trabalho de perguntar aqui com medo de me acharem chato por demais alem do que ja sou em razao de detalhes, e confesso estar com muita vergonha mesmo por nao relatar algo em semelhança da foto, me perdoem

e por nao dar bola, eu considerava apenas a posiçao do encaixe do rotor( cachimbo) com a do pino do eixo (comando) e pontas da mesa maguinetica, porem mesmo com a foto, ainda nao vejo uma interferencia no tempo de sinal da mesa para a bobina impulsora levando em consideraçao a ponta do cachimbo, a nao ser que há alguma influencia na questao da base da bobina .
abs estamos ai
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

A matéria sobre o módulo Hei publicado no jornal da Oficina Brasil neste mês de Agosto 2012
já está na seção de DICAS

viewtopic.php?f=15&t=24386

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
bbanjos
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por bbanjos »

Galera, me ajudem por favor! Estou super chateado com o carro e não sei o que fazer, já pesquisei muito aki...
É o seguinte: Meu carro tava funcionando de boa, quando eu parei na farmácia...quando voltei tentei ligar e nd...Só girava o motor. Esperei um tempo e ele pegou normal. Cheguei em casa e desliguei ele, depois nao pegou mais...Ai hj do nd, depois de diversos testes ele pegou, andou normalmente...Só que uma coisa está estranha... quando ele estava sem pegar reparei que o fio que é conectado a bobina e que vai para dentro do carro só chegava 9,6 volts, e a bateria batia 12,22 volts. Li muito aqui no fórum e pelo que eu entendi nesses fios também chegam 12 volts... Não entendi essa queda de voltagem dali... Vi em algum lugar do fórum que esse fio que fornece o positivo da bobina não passava por fusível nenhum, era um pós chave que energizava a bobina...Acho que esse fio está com algum mal contato, pois o carro funciona normal as vezes, sem falhar nd e outras vezes nem pega...

Testei e quando ele não pega mesmo assim chega corrente na bomba e no bico...As vezes que ele pega funciona normal, então HEI não deve ser, pois o mecânico mesmo tinha conversado comigo e comentou que HEI quando da problema é de vez, não fica intermitente...Ahh, e o meu é original GM.

Verifiquei todo o chicote da UCE, retirei todos, passei WD 40 e está normal, quando o carro está ligado eu fico batendo nos fios e não vejo nenhum mal contato ou oscilação do carro.

Bobina impulsora dele foi trocada por preucalção, porém coloquei a antiga e o carro não pegou. Rotor, velas e cabos estão novos...

O mais estranho que é horrível p pegar, depois que funciona ele vai que é uma maravilha! Só as vezes que sinto um leve solavanco andando, bem leve mesmo.

Gostaria de saber mais sobre o caminho que esse fio faz até chegar ao pos chave da ignição (caso seja dessa forma), pois foi a unica coisa que ainda não verifiquei...

Ahhh, outra coisa, isso pode ser o alarme original dele com problemas, pq o modulo está lá, só que não uso, e esses dias fez um barulho de sirene tocando do nada o carro, mas no dia que a sirene tocou o carro ligou. Eu sei que o alarme corta o fio que ativa o arranque, pois uma vez tirei o modulo do alarme perto da UCE e o carro nem barulho no arranque fez, mas acho que ele não corta bobina não né...

Amigos, se tem algum teste que ainda não fiz ou alguma coisa errada que falei por favor me corrijam...
Atual Monza Club 2.0 EFI 94 Azul - Etanol
Ex Monza SL/E 2.0 EFI 93 Cinza - Gas/GNV
Ex Monza SL/E 1.8 Carburado 85/86 - Etanol
dutra s a

banjos, ta bem complicado em amigo rsrsrsrs

vou pelo que citou sobre solavancos, isso ja aconteceu comigo e era falhas de sinal de rotaçao, ao verificar era hei avisando que ia pro pau ,nisso botei um hei usado e muito paralelo , e os solavancos parou depois fui fazer o reparo adequando.

geralmente quando se tem corrente , na bomba, no bico e faisca , de algum forma o carro tem que dar sinal de que quer funcionar.
nao descarto o fato do alarme poder estar com problemas , mas acho muito dificil ele chegar ao ponto de dar falhas no carro

sobre a voltagem da bobina , faça a mediçao quando ele pegar estando frio pois o seu tem o sistema de pre-aquecimento quando frio pos partida, o que consome bastante carga quando acionado

se o seu fio que alimenta a bobina vem direto do pos chave e de la vem da bateria e nao paresenta 12 volts, entao verifique o comutador de partida.

sobre o fato da bobina impulsora , deveria ter colocado nova e nisso ao fazer a troca , deveria ter varificado se quando colocado o hei , nao passaram pasta demais a ponto de ter cortes no aterramento

acredito que algum membro com mais conhecimento detalhado possa ajudar tambem

obs : velas em estado muito ruim dificultam bastante a partida.

abs estamos ai
Responder