Página 103 de 241

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Enviado: 31 Mar 2012, 00:06
por Evandro Monza SR
O ritmo dos trabalhos cairam muito em Março, mas o importante é não parar nunca...

Alguns pequenos updates:

Desmontei os vidros traseiros do Hugo, ao mesmo tempo que encontrei todos os anéis de vedação que vão entre os parafusos dos vidros e o vidro propriamente dito. Eu vou montá-los quando o carro voltar pra casa. Deixei isso a cargo do tapeceiro, da última vez, e esses vidros, junto com a tampa do porta-malas, são eternas fontes de ruídos. Mas dessa vez eu não vou deixar isso acontecer.

Imagem

O tempo e o sol comeram os anéis de vedação, o que faz os vidros baterem contra os parafusos quando o carro está andando, gerando um verdadeiro carnaval dentro do carro...

Imagem

E desmontar essa m... nem o tapeceiro, nem o vidraceiro, nem o funileiro quiseram no meu ex-SR 88. Então, eu fiz...kkk

Imagem

Tirei os carpetes moldados laterais do porta-malas. Todos muito sujos. No meu trabalho no 88, eu lavei esses carpetes, o que prejudica muito esse "compensado" de papelão e tecido. Então, dessa vez, eu aspirei bem os carpetes e usei Espuma Mágica para a limpeza dos carpetes. Ficou bom, não molhei o papelão e preservei as etiquetas originais de que tanto gosto...

Imagem

Imagem

E aqui, as etiquetas, que vão ficar por mais décadas dentro do Monzão, se Deus quiser...

Imagem

Olhem essa etiqueta que estava nessa entrada de ar. Ela é DATILOGRAFADA EM MÁQUINA DE ESCREVER!!!!!!!! KKKK... Dinossauro total!!!

Imagem

Lavagem dos cintos todos...

Imagem

E do carpete que vai atrás dos encostos dos bancos traseiros... tudo bem limpinho...

Imagem

Imagem

Aqui, mais um pouco de restauração. Tampões da cobertura das malas são difíceis de ser ver em Monzas Hatches. Uma réplica bem feita, uma raridade. Uma original...PQP. E essa tampa do meu é 100% original. Mandei trocar o carpete dela no mesmo cara que fez a restauração das forrações laterais traseiras com courvin. O cara é fera, muito caprichoso.

Somente foi trocado o carpete cinza, que é o que desgasta pelo Sol, no tampão e em seus batentes, onde ele vai assentado. A parte interna, preta, permaneceu a original, e vou explicar-lhes um detalhe legal...

Imagem

Imagem

Outro detalhe do tampão de extrema raridade... puxador...e na cor cinza (embora ainda bem encardido... outra hora eu dou um jeito nisso).

Imagem

O detalhe do carpete da parte inferior. Notem que ele tem um quadriculado estampado no carpete. Isso é 100% original, e irreprodutível se restaurado. Show de bola!!!! Na QR de 88, esse quadriculado é bem evidente. Interessante a engenharia de elásticos para que os cordões não fiquem sobrando para fora quando a tampa é baixada. Vou ter que trocar esses elásticos, que são os mesmos usados em roupas.

Imagem

Imagem

Aqui, eu colocando a borracha na beirada do tampão. Acho que tapeceiro tem aversão por fazer isso. Na restauração do 88, pedi para o tapeceiro colocar essa borracha no tampão, e o cara relutou e eu deixei pra lá. Dessa vez, em outro tapeceiro, o cara também não quis instalar. Daí eu entendi o porque: se investe um ... tempo para abrir a borracha, colá-la, e depois fechar a parte metálica da borracha para que ela fique agarrada ao tampão. Muito trampo, pouco retorno. Tipo de coisas que o pessoal hoje em dia não quer perder tempo, então, vc mesmo tem que fazer. Como o lance da montagem dos vidros traseiros...

Espero que essas fotos ajudem nosso amigo monzeiro Dino, que me pediu fotos do tampão há um tempo atrás. Espero que essas fotos o ajudem e ajudem a outros que queiram fazer uma réplica fiel do tampão.

Imagem

Duas polainas. Amanha comprarei outra. Do total de 4, achei 3 até o momento. Uma delas vou ter que restaurar pq definitivamente não acho uma (traseira esquerda). Mas será coisa fácil. A que veio nele está externamente ok. O que precisa ser restaurado são os prisioneiros para parafusos, ou seja, o serviço precisa garantir dimensional e resistência, não beleza.

Essa é uma das dianteiras. Zerada. Amanhã comprarei a do outro lado.

Imagem

Essa é a que vai ter que ser restaurada na parte interna, traseira esquerda.

Imagem

Amanhã vou comprar mais umas miudezas e postarei aqui no domingo.

Hoje, me despedi do Hugo, que passará um tempo fora de casa, se recuperando...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Hugão meio tímido, triste, se despedindo de mim...

Fica aí Hugão... logo logo vc volta p casa!!!!!

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Enviado: 31 Mar 2012, 00:48
por Leocastro
Digno de mestre!!!!

Isso ai Evandro! Este com certeza aparecerá um dia na 4 rodas! Assim como o 88!

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Enviado: 31 Mar 2012, 09:36
por Murillo
Muito bom Evandro, tudo ficando 100% e nos mínimos detalhes.

Depois da pintura, vai rejuvenescer o velho Hugo.

abs

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Enviado: 31 Mar 2012, 12:50
por gleidson
evandro, voce esta de parabens,por compartilhar tantos detalhes conosco, muito obrigado!!!
esta ficando show igual o outro sr!
ele esta meio timido agora mas daqui um tempo estara cheio de orgulho e "brilho" ai fica melhor ainda :)

acompanhando...

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Enviado: 31 Mar 2012, 19:58
por Nilmar r Alves
Evandro esta ficando incrível essa sua restauração, o Hugo com certeza vai ser um espetáculo novamente :smt023

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Enviado: 31 Mar 2012, 21:32
por david crozeta
Bacana... a tapeçaria está perfeita!

Só esperar os famosos dias da pintura.....

Abraço

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Enviado: 01 Abr 2012, 01:16
por Evandro Monza SR
Leocastro escreveu:Digno de mestre!!!!

Isso ai Evandro! Este com certeza aparecerá um dia na 4 rodas! Assim como o 88!
Ah, sei lá... não sei se a QR se interessaria pela história "estranha" desses Monzas. Pode até ser. Comentava isso com o Kiko. Mas as vezes tenho a impressão de que a QR está muito no estilo "linha de montagem". Não é uma revista de "cultura automobilística", como já foi. Virou um amontoado de páginas sobre lançamentos e testes comparativos. Como o Hugo não é um "Grande Brasileiro" e nem se encaixa naquela outra seção "Grandes Automóveis", ou coisa parecida, não sei se eles encaixariam a curiosa história destes Monzas em alguma seção. Mas isso não importa. O que importa é curtir o carro. E esse vou curtir, se Deus quiser, já que o nível de conforto dele (AC, AT) não vai fazer eu ter preguiça de andar com ele...kkk

Murillo escreveu:Muito bom Evandro, tudo ficando 100% e nos mínimos detalhes.
Depois da pintura, vai rejuvenescer o velho Hugo.
abs
Essa fase é phoda! É a que mais tem que ficar em cima... PQP, e eu ando tão sem tempo. Vamos ver como vai ficar. Prata Lunar no bicho, quero o preto vinílico com textura mais lisa que a do 88, mas vamos ver... ansiedade do cão...kkk

gleidson escreveu:evandro, voce esta de parabens,por compartilhar tantos detalhes conosco, muito obrigado!!!
esta ficando show igual o outro sr!
ele esta meio timido agora mas daqui um tempo estara cheio de orgulho e "brilho" ai fica melhor ainda :)
acompanhando...
Então Gleidson, as vezes penso que todos esses detalhes enchem o saco de muita gente. Mas na verdade, estou postando aqui as coisas que gostaria de ter encontrado em um tópico de SR quando fiz meu 88. São os pontos que realmente eu não conseguia melhores detalhes. Espero que sirva para outros doidos que queiram se aventurar a restaurar um SR 88 ou 89. E outro ponto é compartilhar os detalhes desse Monza bizarro, que é o SR 89. Uma versão praticamente desconhecida de todos...

Nilmar r Alves escreveu:Evandro esta ficando incrível essa sua restauração, o Hugo com certeza vai ser um espetáculo novamente :smt023
É Nilmar, indo devagar para que seja bem detalhada. A intenção é resgatá-lo ao máximo. Fico pensando se sua ex-dona vai querer vê-lo restaurado. Vamos ver. Dar a oportunidade, eu vou dar. Eu, no lugar dela, gostaria de rever o carro...


david crozeta escreveu:Bacana... a tapeçaria está perfeita!
Só esperar os famosos dias da pintura.....
Abraço
David, tirando os tons esverdados do Caribe, a tapeçaria está show!!!!!! sem furos, rasgos, e carpetes todos muito felpudos... agora estão chegando os momentos de tensão... a pintura...

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Enviado: 01 Abr 2012, 01:32
por Malagoli
Incrível essa limpeza e recuperação minuciosa até dos mínimos detalhes... é o que torna suas reformas tão impecáveis Evandro, "catando até os cantinhos", hahaha

Faço idéia do cheiro de novo que está essa tapeçaria agora.. me lembra da semana em que lavei o interior do Uno R aqui, nunca tinha entrado em um carro tão "cheirosinho".. legal pacas.

E agora chegou na parte que eu mais gosto........ Lanternagem e Pintura. Não posso esperar pra ver os passos do processo!

Abrção!
Imagem