Boa noite amigos monzeiros,já faz algum tempo que não posto o andamento desse projeto, mas não fiquei parado nesse tempo, dediquei-me a remodelar a carcaça do farol que terá de ser levemente modificada para acomodar o novo conjunto. Vai ser um post um pouco longo, mas fazer o que?
Primeiro, queria agradecer a dica do jose leal quanto aos led's para a seta, honestamente, não sabia sobre o problema do retorno, mas vai mudar pouco, pois vou seguir sua sugestão das 3 lampadas incandescentes de 5w, são pequenas e dá pra adaptar sem problemas, já me decidi sobre o modelo do farolete que vou usar, gostaria da opinião dos amigos quanto a ele:
Este é o farol da audi A5 nova, gostei dessa forma da lanterna, só que no meu projeto , teria que coloca-la ao contrario do que esta na audi, pois a parte de baixo do meu cjto é muito estreita, colocaria ela na parte de cima, fazendo a curva e acabando próxima ao milha menor. Acontece que achei na web o manual de como se faz angels eyes e estou pensando em fazer esta barra da mesma forma, ao invés de fazer redondo, faria a barra neste formato acendendo em branco, o que não impede de ter tambem os aros azuis nos 4 globos, estes acendendo em azul, mas com uma chave separada, ai ligo só qdo quiser. O que acham?? :smt017
Respondendo ao amigo ARTE VISUAL , como é que tá, blz, não dá ainda pra dizer se vou poder fazer mais destes depois, como vc pode ver, é demorado, lógico que demora mais porque estou criando algo que pode tomar varios rumos, se já soubesse como ele seria no final, com certeza já teria acabado, e como vc disse, para o modelo tubarão seria bem mais facil do que pro caixote, afinal seria só colocar o cjto do astra novo dentro do globo do tubarão, acho que não ia precisar nem modificar a carcaça, só fazer uma nova máscara e adaptar os reguladores do astra para o monza, e tem outra coisa, é mais fácil achar lentes de acrilico pro tubarão, então era só fundir essa lente na seta e metade do trabalho já tava pronto. Como a lente do tubarão é mais estreita do que a do caixote, os globos do palio não iam caber no cjto, por isso sugeri os do astra moderno, que são menores em circunferência, o problema deles é o preço, poderia ficar bem caro com os projetores do astra, para vc ter uma idéia, paguei $50,00 nos projetores da palio adventure pra usar no meu projeto, se fosse usar os do astra acho que não conseguiria por menos de $100,00.
Como vc sabe, tenho um limite de gasto pro meu projeto, não queria gastar mais do que $250,00 nos dois faróis prontos, acho que talvez já tenha passado disso, mas não foi muito além do programado. A gente vê farois por 600, 700 ou mais por unidade pra se vender por ai, mas são pra carros bem mais caros que o monza, por isso tento economizar ao maximo para ser um projeto viável, que funcione melhor que o original, acrescente um novo visual e o mais importante: que seja acessivel aos donos de monza, aguarde um pouco mais arte visual, assim que acabar esse que estou fazendo e se ele ficar legal mesmo, vou fazer um fechamento do custo e uma estimativa de tempo de confecção e posto aqui nesse tópico, abraços :smt023
E ai alberto, não se ofenda com o ''caixote'', eu não esquento com isso, acho até legal apelidos pro carro, veja o meu, chamo ele de ''capetto'', é por que qdo era moleque lia muito o gibi do ''fantasma'' e o cachorro dele se chamava capetto, depois tive um dobberman que pus o mesmo nome, e era muito apegado a esse cão, depois que ele morreu, passei o nome dele ao carro, é uma questão sentimental, afinal já são 15 anos com esse carro.
Quanto as linhas ''quadradas'' do monza, não entendo dessa forma, elas só são quadradas em relação ao tubarão, mas em relação aos outros carros da época desse modelo, eram bem aerodinâmicas, e não sei se vc se lembra dos carros anteriores a 1978, todos os modelos , com excessão do fiat 147 tinham faróis redondos, e olhe que os modelos eram bem ''quadradões'', cito alguns exemplos: galaxie, dodge charger(esse tinha 4 globos redondos), passat, corcel, chevette, opala, brasilia(mais quadrada que essa heim??) e mesmo assim tinham seu encanto, particularmente , adoro os carros desta época, talvez porque tenha vivido esses tempos e pra vc conseguir ter um carro naqueles tempos era como comprar uma casa hoje em dia, desculpe se o ofendi, afinal sou grato a todas as sugestões recebidas,e acredite, tem um pouco de cada uma no meu projeto.
Agora vamos ao que importa, o andamento dos faróis.
Após decidir pelo formato, refiz a composição dos globos e fundi-as novamente (espero que pela ultima vez) aproximando os globos o máximo possivel.
Como podem notar, os reguladores já estão montados no lugar nestas fotos, mas os inferiores tiveram de ser cotados, afinal o globo maior ficou ''recuado'' em relação a posição do globo original
o regulador que esta abaixo, foi cortado e tambem o parafuso da regulagem para que coubesse o novo conjunto.
Ai esta o globo original, cedendo suas ''orelhas'' que foram fundidas ao novo conjunto, tudo tem de ser bem equalizado, para na hora de regular a altura e distância entre os fachos não termos problemas
Agora é preciso remodelar a carcaça, o novo conjunto cabe bem dentro da carcaça original, mas teria problemas quando precisasse trocar uma lampada queimada, pois a abertura traseira não permitiria acesso a todos os cantos, e tambem, como o novo conjunto é mais curto em relação ao globo original decidi encurtar a carcaça, assim as lampadas ficarão mais proximas da janela de abertura e terei um visual mais limpo dentro do cofre do motor.
Remodelar a carcaça é mais ou menos como fazer uma colcha de retalhos, tenho que fazer os sulcos para a parte aonde ficava a seta anteriormente, como a lente ficou bem mais larga que a original, preciso refazer toda a extremidade da carcaça com o sulco para o encaixe da nova lente, na foto acima é possivel ver a parte de baixo que comecei primeiro e a parte de cima que salvei da lateral da carcaça antiga.
Começando a tomar forma.
Nessa sequencia , vou modelando as partes faltantes, primeiro a peça é colada com cola quente assim que ajustada, logo após é resinada com fibra de vidro e a cola é retirada, só é usada para segurar a parte no local até esta ser fixada.
No decorrer desse processo, teria que fazer as janelas traseiras para a substituição de lampadas, como a carcaça deve ser totalmente vedada, decidi usar tampas de vácuo de embalagens, para economizar e tambem para ter uma boa vedação, as duas maiores são as da embalagem de borracha de silicone que usei para fazer o molde da lente, as outras duas são dasquela embalagem de requeijão que usei para fazer as setas redondas que não vou mais usar.
Só ia fazer esta duas janelas, mas depois de medir os espaços e passar a mão pelos vãos , descobri que pra trocar a lampada do milha (menor globo) ia dar muito trabalho, então terei que abrir uma terceira janela para auxiliar essa eventual troca.
È esta abertura que está a direita da foto, não estava nos meus planos, mas é melhor resolver isso agora do que depois de montado, já pensou, queimar uma lampada e vc não conseguir trocar porque não tem acesso??? :smt021
Aqui já com as janelas, notem que no interior da carcaça, foram adaptados os reguladores e tambem o suporte aonde é preso o conjunto, esse suporte é importante, pois sem ele não é possivel regular os fachos para cima e para baixo, é aquela peça preta que está acima do lado direito quase ao lado da ultima janela á direita.
Essa é a atual fase da carcaça, agora vou ter que fazer uma ''funilaria'' nela, isso é, lixar, dar massa, seladora, fundo e pintar de preto. Depois de pronta vou postar as fotos dela, espero que não fique nenhum defeito, o bom é que fiz todas as peças que enxertei em acrilico de 4mm, ficou bem resistente,e mais forte que a original, que é de plástico fino, como comprei estes faróis no desmanche, não sei exatamente quanto tempo eles têm, mas encontrei alguns problemas com essa carcaça por estar um pouco ondulada, principalmente nos sulcos aonde se encaixa a lente.
E como não podia deixar de ser, uma ultima foto com ele montado.
A diferença agora é que ele já esta todo encaixado, preso nos reguladores e no suporte.
Assim que finalizar a carcaça, vou fazer a mascara , que vai dar um pouco de trabalho, mas é necessaria para esconder o fundo da carcaça quando o cjto estiver pronto, dai é só fazer o farolete, os angels, toda a ligação eletrica e se não estiver esquecendo nada, montar no carro.
Podia ser simples assim né,
ABRAÇOS :smt023