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Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA

Enviado: 27 Jul 2009, 16:35
por filirom
ola donnas,, boas ideias,, mas uma duvida e uma opiniao,, gostei mais da ultima com a seta em cima,no caso vc ia por tipo uma barra de leds mas em tamanho reduzido,, sera que a noite hora que os farois tiverem ligados e vc acender a seta, nao vai ficar meio dificil de enxergar elas?? no caso aquela que vc disse que gostou mais com as setas do lado,, eu concordo que da mais cara de monzao,, nao foge muito da originalidade, e fica super diferente, mas nesse modelo o milho no canto de fora, nao perde um pouco de potencia,,?? vamos la terminar esse projeto,, to doido pra velo funcionando,, hehe!! abrass!!!

Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA

Enviado: 27 Jul 2009, 19:18
por donnas
E ai filirom, beleza!!!

Acho que vc tem razão, apesar do 2º modelo ser mais sóbrio, acho que os fachos não vão ficar legais, talvez eles não se encontrem á frente do carro, pode ser que fique um espaço entre eles sem iluminação.
De qualquer forma já estava decidindo pelo 3º modelo, e como vc tbm gostou, já tá decidido, é ele mesmo.
Quanto a nova seta, ainda é um mistério, estava pensando o seguinte:
Para a seta iria usar uns 12 led's laranjas(na verdade eles são incolor, só acendem laranja), isso ia dar uns 36 lumens, que é bem próximo da lampada incandescente que acho deve ter uns 40 e poucos lumens, mas neste caso ia usar led's a 90º que dariam uma boa visibilidade á frente.
Pro farolete, ia usar uns 10 led's azuis(tambem incolor) só que seriam difusos, e direcionados pra baixo, daria 30 lumens, que é bem mais que a lampada do farolete, mas como são difusos, teria uma iluminação bem parecida com a que tenho hoje. Sem contar que ainda terei opcionalmente os ''angels''
Agora quanto a visualizar a seta com os faróis ligados, ainda não tinha pensado, valeu por levantar a questão, vou estudar o que pode ser feito.
E filirom , tenha certeza que tambem não vejo a hora de conseguir acabar esse projeto, apesar que só vou colocar no carro em novembro, estou elaborando várias pequenas modificações pro capetto e como vou estar de férias do trampo em nov. ia montar tudo de uma só vez. Como havia lhe dito antes, tá na hora de mudar a roupagem do monzão.
Valeu pelos toques!!! :D :D

Abçs :smt023

Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA

Enviado: 28 Jul 2009, 01:46
por José Leal
Donnas, no post anterior, eu estava sugerindo o esquema que pegasse somente na borda do globo maior, mas esse esquema com a barra de seta sobre os globos menores matou a pau! Muito bonito mesmo. O milha ficando no canto, junto à grade, é o ideal pela estética, e principalmente pela funcionalidade.

Só um detalhe: usando LEDs na seta, infelizmente ela vai piscar rapidamente, como se a lâmpada estivesse queimada, pois os LEDs não mandam o retorno para o relê. Mas isso pode ser resolvido, colocando um certo resistor em paralelo com o chicote das setas. O Fastback postou o tal resistor, mas pena que foi na seção "Vendo" e o fórum automaticamente apagou a mensagem.

Mas para vc não ter problema com os cops, se vc quiser mesmo assim usar os LEDs, vc poderia colocar 2, ou até 3 fileiras de LEDs alaranjados na barra referente a seta (depende da largura da barra), e 1 fileira de LEDs brancos (ou azuis, vai do gosto) para o farolete. Assim a seta vai ter o devido destaque quando estiver funcionando. Se for usar lâmpadas nas setas, podem ser colocadas 2 ou 3 lâmpadas de 5W, o que garantiria tb a funcionalidade.

Assim que vc tiver mais idéias, não deixe de postar aqui.

Até mais.

Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA

Enviado: 16 Ago 2009, 15:10
por Arte Visual
Boa Tarde Donnas BLZ :smt023

Então estava acompanhando este tópico antes, porém estou um tempo sem entrar na comunidade, gostaria de saber como anda o processo do seu farol !!! E depois de pronto você pretende fazer mais ??? será que terá como fazer um parecido para nosso querido Monza Tubarão também ??? :smt023

Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA

Enviado: 16 Ago 2009, 16:48
por alberto.rosa
Oi pessoal estou vendo esse forum agora sobre o novo modelo de farol e achei muito legal, é bonito e vai dar um visual diferente para os Monzas pelas ruas.

Gostaria de deixar aqui algumas observações minhas e apenas para que possa contribuir com o projeto.

Eu particularmente acho que a seta deve ser na lateral do farol, acho muito feio esses carros igual ao Ford Ka onde a seta fica ao lado da placa, se ela está no meio do carro nao indica a posição para onde o carro vai virar...
Em relação ao projeto que se refere ao Monza original, (detesto que chamem de caixote) o visual dele é todo "quadrado", igual fusca é todo "redondo" e Uno é "quadrado" e Palio é "redondo".
Nao sei como seria um farol com esse tanto de círculos em um carro todo "quadrado".
Não sei se esse desenho poderia serfeito aacompando o desenho da grade.
Com cada lado tendo o vão em uma direção. Ele todo quadrado ficaria sendo um Chevette e redondo talvez possa ate combinar com o Monza 91 pra frente.

É uma sugestão para design do projeto.

Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA

Enviado: 16 Ago 2009, 22:09
por donnas
Boa noite amigos monzeiros,já faz algum tempo que não posto o andamento desse projeto, mas não fiquei parado nesse tempo, dediquei-me a remodelar a carcaça do farol que terá de ser levemente modificada para acomodar o novo conjunto. Vai ser um post um pouco longo, mas fazer o que?

Primeiro, queria agradecer a dica do jose leal quanto aos led's para a seta, honestamente, não sabia sobre o problema do retorno, mas vai mudar pouco, pois vou seguir sua sugestão das 3 lampadas incandescentes de 5w, são pequenas e dá pra adaptar sem problemas, já me decidi sobre o modelo do farolete que vou usar, gostaria da opinião dos amigos quanto a ele:

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Este é o farol da audi A5 nova, gostei dessa forma da lanterna, só que no meu projeto , teria que coloca-la ao contrario do que esta na audi, pois a parte de baixo do meu cjto é muito estreita, colocaria ela na parte de cima, fazendo a curva e acabando próxima ao milha menor. Acontece que achei na web o manual de como se faz angels eyes e estou pensando em fazer esta barra da mesma forma, ao invés de fazer redondo, faria a barra neste formato acendendo em branco, o que não impede de ter tambem os aros azuis nos 4 globos, estes acendendo em azul, mas com uma chave separada, ai ligo só qdo quiser. O que acham?? :smt017

Respondendo ao amigo ARTE VISUAL , como é que tá, blz, não dá ainda pra dizer se vou poder fazer mais destes depois, como vc pode ver, é demorado, lógico que demora mais porque estou criando algo que pode tomar varios rumos, se já soubesse como ele seria no final, com certeza já teria acabado, e como vc disse, para o modelo tubarão seria bem mais facil do que pro caixote, afinal seria só colocar o cjto do astra novo dentro do globo do tubarão, acho que não ia precisar nem modificar a carcaça, só fazer uma nova máscara e adaptar os reguladores do astra para o monza, e tem outra coisa, é mais fácil achar lentes de acrilico pro tubarão, então era só fundir essa lente na seta e metade do trabalho já tava pronto. Como a lente do tubarão é mais estreita do que a do caixote, os globos do palio não iam caber no cjto, por isso sugeri os do astra moderno, que são menores em circunferência, o problema deles é o preço, poderia ficar bem caro com os projetores do astra, para vc ter uma idéia, paguei $50,00 nos projetores da palio adventure pra usar no meu projeto, se fosse usar os do astra acho que não conseguiria por menos de $100,00.
Como vc sabe, tenho um limite de gasto pro meu projeto, não queria gastar mais do que $250,00 nos dois faróis prontos, acho que talvez já tenha passado disso, mas não foi muito além do programado. A gente vê farois por 600, 700 ou mais por unidade pra se vender por ai, mas são pra carros bem mais caros que o monza, por isso tento economizar ao maximo para ser um projeto viável, que funcione melhor que o original, acrescente um novo visual e o mais importante: que seja acessivel aos donos de monza, aguarde um pouco mais arte visual, assim que acabar esse que estou fazendo e se ele ficar legal mesmo, vou fazer um fechamento do custo e uma estimativa de tempo de confecção e posto aqui nesse tópico, abraços :smt023

E ai alberto, não se ofenda com o ''caixote'', eu não esquento com isso, acho até legal apelidos pro carro, veja o meu, chamo ele de ''capetto'', é por que qdo era moleque lia muito o gibi do ''fantasma'' e o cachorro dele se chamava capetto, depois tive um dobberman que pus o mesmo nome, e era muito apegado a esse cão, depois que ele morreu, passei o nome dele ao carro, é uma questão sentimental, afinal já são 15 anos com esse carro.
Quanto as linhas ''quadradas'' do monza, não entendo dessa forma, elas só são quadradas em relação ao tubarão, mas em relação aos outros carros da época desse modelo, eram bem aerodinâmicas, e não sei se vc se lembra dos carros anteriores a 1978, todos os modelos , com excessão do fiat 147 tinham faróis redondos, e olhe que os modelos eram bem ''quadradões'', cito alguns exemplos: galaxie, dodge charger(esse tinha 4 globos redondos), passat, corcel, chevette, opala, brasilia(mais quadrada que essa heim??) e mesmo assim tinham seu encanto, particularmente , adoro os carros desta época, talvez porque tenha vivido esses tempos e pra vc conseguir ter um carro naqueles tempos era como comprar uma casa hoje em dia, desculpe se o ofendi, afinal sou grato a todas as sugestões recebidas,e acredite, tem um pouco de cada uma no meu projeto.

Agora vamos ao que importa, o andamento dos faróis.
Após decidir pelo formato, refiz a composição dos globos e fundi-as novamente (espero que pela ultima vez) aproximando os globos o máximo possivel.

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Como podem notar, os reguladores já estão montados no lugar nestas fotos, mas os inferiores tiveram de ser cotados, afinal o globo maior ficou ''recuado'' em relação a posição do globo original

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o regulador que esta abaixo, foi cortado e tambem o parafuso da regulagem para que coubesse o novo conjunto.

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Ai esta o globo original, cedendo suas ''orelhas'' que foram fundidas ao novo conjunto, tudo tem de ser bem equalizado, para na hora de regular a altura e distância entre os fachos não termos problemas

Agora é preciso remodelar a carcaça, o novo conjunto cabe bem dentro da carcaça original, mas teria problemas quando precisasse trocar uma lampada queimada, pois a abertura traseira não permitiria acesso a todos os cantos, e tambem, como o novo conjunto é mais curto em relação ao globo original decidi encurtar a carcaça, assim as lampadas ficarão mais proximas da janela de abertura e terei um visual mais limpo dentro do cofre do motor.

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Remodelar a carcaça é mais ou menos como fazer uma colcha de retalhos, tenho que fazer os sulcos para a parte aonde ficava a seta anteriormente, como a lente ficou bem mais larga que a original, preciso refazer toda a extremidade da carcaça com o sulco para o encaixe da nova lente, na foto acima é possivel ver a parte de baixo que comecei primeiro e a parte de cima que salvei da lateral da carcaça antiga.

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Começando a tomar forma.

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Nessa sequencia , vou modelando as partes faltantes, primeiro a peça é colada com cola quente assim que ajustada, logo após é resinada com fibra de vidro e a cola é retirada, só é usada para segurar a parte no local até esta ser fixada.

No decorrer desse processo, teria que fazer as janelas traseiras para a substituição de lampadas, como a carcaça deve ser totalmente vedada, decidi usar tampas de vácuo de embalagens, para economizar e tambem para ter uma boa vedação, as duas maiores são as da embalagem de borracha de silicone que usei para fazer o molde da lente, as outras duas são dasquela embalagem de requeijão que usei para fazer as setas redondas que não vou mais usar.
Só ia fazer esta duas janelas, mas depois de medir os espaços e passar a mão pelos vãos , descobri que pra trocar a lampada do milha (menor globo) ia dar muito trabalho, então terei que abrir uma terceira janela para auxiliar essa eventual troca.

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È esta abertura que está a direita da foto, não estava nos meus planos, mas é melhor resolver isso agora do que depois de montado, já pensou, queimar uma lampada e vc não conseguir trocar porque não tem acesso??? :smt021

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Aqui já com as janelas, notem que no interior da carcaça, foram adaptados os reguladores e tambem o suporte aonde é preso o conjunto, esse suporte é importante, pois sem ele não é possivel regular os fachos para cima e para baixo, é aquela peça preta que está acima do lado direito quase ao lado da ultima janela á direita.

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Essa é a atual fase da carcaça, agora vou ter que fazer uma ''funilaria'' nela, isso é, lixar, dar massa, seladora, fundo e pintar de preto. Depois de pronta vou postar as fotos dela, espero que não fique nenhum defeito, o bom é que fiz todas as peças que enxertei em acrilico de 4mm, ficou bem resistente,e mais forte que a original, que é de plástico fino, como comprei estes faróis no desmanche, não sei exatamente quanto tempo eles têm, mas encontrei alguns problemas com essa carcaça por estar um pouco ondulada, principalmente nos sulcos aonde se encaixa a lente.
E como não podia deixar de ser, uma ultima foto com ele montado.

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A diferença agora é que ele já esta todo encaixado, preso nos reguladores e no suporte.
Assim que finalizar a carcaça, vou fazer a mascara , que vai dar um pouco de trabalho, mas é necessaria para esconder o fundo da carcaça quando o cjto estiver pronto, dai é só fazer o farolete, os angels, toda a ligação eletrica e se não estiver esquecendo nada, montar no carro. :mrgreen:

Podia ser simples assim né,

ABRAÇOS :smt023

Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA

Enviado: 16 Ago 2009, 22:40
por alberto.rosa
Olha eu aqui de novo.
Como nasci em 81 nao vi muitos esses carros o dodge talvez umas duas vezes na vida. Quanto a chevette eu nao sei se é porque como acho ele mais feio em relação ao modelo novo eu nao tenha observado ele bem.
Quanto a brasilia eu lembro e já vi tambem por fotos que até os meus 4 anos meu pai tinha uma, ele chegou a ter duas brasilias, uma branca e uma meio amarelada, talvez "caramelo". Como é por foto nao lembro bem mas lembro que naquela época nao me preocupava por uma ser branca, hoje em dia um carro branco é tido muito como feio em relação aos outros.
Eu lembro tambem do Opala mas tambem achava mais bonito a Caravan e o Diplomata que tambem ficaram igual ao chevette, o modelo antigo e o modelo novo.
É que sou meio novo e como disse nao me lembro desses carros... :lol:

Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA

Enviado: 16 Ago 2009, 23:17
por donnas
alberto.rosa escreveu:Olha eu aqui de novo.
Como nasci em 81 nao vi muitos esses carros o dodge talvez umas duas vezes na vida. Quanto a chevette eu nao sei se é porque como acho ele mais feio em relação ao modelo novo eu nao tenha observado ele bem.
Quanto a brasilia eu lembro e já vi tambem por fotos que até os meus 4 anos meu pai tinha uma, ele chegou a ter duas brasilias, uma branca e uma meio amarelada, talvez "caramelo". Como é por foto nao lembro bem mas lembro que naquela época nao me preocupava por uma ser branca, hoje em dia um carro branco é tido muito como feio em relação aos outros.
Eu lembro tambem do Opala mas tambem achava mais bonito a Caravan e o Diplomata que tambem ficaram igual ao chevette, o modelo antigo e o modelo novo.
É que sou meio novo e como disse nao me lembro desses carros... :lol:
Pô alberto, agora fiquei achando que tô muito ''coroa'' :smt010

Brincadeira, não esquento com isso tambem, afinal, quanto mais o tempo passa, mais proximos vamos ficando na idade, Quando vc tinha dez anos, eu tinha 24, é uma grande diferença, mas qdo vc tiver 40 eu vou ter 54, ai vamos ser 2 tiozões, e dai pra frente não tem mais jeito.
Mas sabe o que é , sempre gostei de carros, desde pequeno, meu sonho de consumo é uma mercury 51 com teto rebaixado e rodões, carro fabricado decadas antes de eu nascer, mesmo não tendo vivido esses anos, sei admirar a arte e originalidade de seus criadores, hoje em dia a tecnologia é o que manda, não sou contra os modelos atuais, só acho que não preciso esquecer os antigos para gostar dos modernos.

Vou ver se mando pro seu email umas fotos de uns hot rods bem customizados, quem sabe , vc pode ate gostar .

Abçs :smt023