Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Vamos as fotos e rezando para ser assim mesmo :smt030 Todas foram feitas em macro e alta resoluçao. No caso o primer está bruto, nao lixei nada ainda.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

otimas fotos! so olhei a primeira e ja deu pra ver oque deu de errado. ta muito grosso aplicaçao, muito pesado, tem que ser bem liso e o teu ta com "textura de parede"

ja as crateras vem exatamente desse problema de aplicaçao. como diz o manual tecnico, muito carregado.

faça assim, menos mal que é so o jeito de aplicar e nao contaminaçao. lixa com 320 pq ta bem grosso com casca de laranja, depois que alisar, coloque mais pressao, afine o primer pra 25%, abra 2 1/2 de fluido, e seja mais rapido na aplicaçao pouca coisa mais rapido.

o ponto correto é quando tu olhar pra peça e ela estiver molhada e "lisa" ae esta perfeito. ficou com celulite o primer é so a manha da aplicação que tu arruma isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardo_saura

O bico interfere? Usei o 2.0, recomenda baixar para o 1.4?

A pressão aumento para uns 45/50 psi?

Por isso que tinha te falado em lixar com 320/400/600, para eliminar isso.

Entao nao tem jeito de corrigir no lixamento, só reaplicando né?
Rafaelo
MODERADOR

repara a aplicação, essa foi feita usando primer PU HS spectra 2K da lazurril um primer de secagem ultra rapida <2h com uma pistola devilbiss hvlp 1.3mm(inadequada pra primer) porem o meu é acabamento dae pode ser usado sabendo usar. se fosse pra enchimento eu utilizo a devilbiss 2.0, porem nesse meu caso nao precisava por ser interno.

vê como nos cantos esta brilhoso, e ai já tinha secado o primer.

Imagem

faça novos testes ate atingir o ponto correto da aplicaçao que vai sumir esses defeitos, pq ate material se desperdiça quando cria essas texturas. por falta de alastramento do filme...

O bico interfere? Usei o 2.0, recomenda baixar para o 1.4?
pistola com bico muito aberto como 2.0 tem essa tendência mesmo de criar casca de laranja, a regulagem é totalmente diferente de uma pistola de 1.4mm. sim, tenta na 1.4mm se o primer estiver muito cuspido pra sair,dilua mais.
A pressão aumento para uns 45/50 psi?
deixa em 35 psi agora, e veja como se comporta na 1.4mm com mais diluiçao e mais velocidade de aplicaçao.
Por isso que tinha te falado em lixar com 320/400/600, para eliminar isso.
agora faz sentido, sem duvida praticamente perdeu "todo" o material na aplicação. é normal pra quem ta começando. nem esquenta com isso.
Entao nao tem jeito de corrigir no lixamento, só reaplicando né?
lixar so vai deixar mais fino e praticamente vai sumir, pq se tu reparar ficou "bolotas" e primer aglomerou muito, entao lixa na 320, e reaplique novamente o primer nessas novas condições.
eduardo_saura

Ok, mas agora na nova aplicacao posso usar o 1.4 ou acha melhor manter o 2.0?

Por isso que queria ter trabalhado primeiro nas partes pequenas, tipo tampa do porta malas, pq em caso de retrabalho, seria mais fácil relixar. Mas nao tinha como, muita area de chapa exposta, minha mulher enchendo as paciencias por causa desse carro, entao tive que ir para a carcaça primeiro.
eduardo_saura

Opa, nao tinha visto que tinha respondido, só tinha visto a foto.

Vou refazer. Acho que foi por isso entao que ano passado quando fiz um reparo no carro da minha mae, o verniz ficou cheio de pontos esbranquiçados....ano passado fiz a mesma coisa, o primer ficou do mesmo jeito que dessa vez, e eu botando a culpa no verniz.
Rafaelo
MODERADOR

passa a usar 1.4mm e dilua mais o primer que não vai ter problemas ir ate 30%(esses 20% pelo visto sao de enchimento ainda). faça um pequeno teste(dentro de portas,mala,etc), nao use todo o material. e aumente a passagem da demao pra nao gerar uma camada muito grossa ou molhada. as fotos ficaram muito boas pra identificar o problema, nao ficou aspero e sim "grosseiro" oque indica que foi usado muito material na aplicaçao. como te falei acima, o bico 2.0 é danado, 1 volta de fluido dele representa 2 1/2 na 1.4mm ele atira cimento esse bico. muita gente nao gosta dele por esse motivo, falta de controle. eu prefiro bicos ate 1.8mm. é so ver como aplico primer PU HS de 1.4mm da pra ter uma ideia.

sem duvida, quando tem pressão no meio as coisas saem fora da nossa ordem de aprendizado natural. tu estava num ritmo legal e teve que ir pra outro pelo visto. esquece, faz parte, ja passei por isso e refiz cagadas oque é normal quando esta aprendendo... bom, lixa ele denovo fica na 320, comece do zero a aplicação do primer.

verniz é mais chato ainda, nunca utilize bicos maiores que 1.7mm. ideal é 1.3mm a 1.6mm senao casca de laranja come solto...

nao é a toa que essa minah pistola BV600 HVLP 1.4mm devilbiss tem aplicação "somente" pra base/verniz
eduardo_saura

DevilBiss é show né. Pode ser comparada a Iwata Supernova?
Responder