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Re: Megasquirt Monza

Enviado: 30 Jul 2009, 12:55
por Marcell 500 EF
Rafaelo escreveu:o consumo e totalmente controlado pela MS, da pra controla o tempo de injeção, faze mapa em cada escala de RPM quando acerta todos os ajuste o consumo e finalizado e show de aparelho.
Pois é, eu tenho lido bastante sobre a mega, acho que fazer o carro rodar com a mega, bem ajustada para economia, e também instalar um módulo de ignição como o da CM-Racing, acho que fica uma combinação exelente e o carro pode ser ajustado para andar de forma bem economica em baixa RPM.

Pode fazer assim:

Até 3.500RPM, regime de economia total de combustível, após isto, força total, com os bicos bem abertos, para se fazer uma ultrapassagem ou algo assim.

Tenho intenção de instalar a Mega no ano que vem em meu carro.

Re: Megasquirt Monza

Enviado: 30 Jul 2009, 16:44
por mattador
Marcell,

Sei monza é turbinado?

Re: Megasquirt Monza

Enviado: 30 Jul 2009, 18:54
por Marcell 500 EF
mattador escreveu:Marcell,

Sei monza é turbinado?
Não, apenas está com os bicos da Omega Suprema 2.0 álcool para dar a vazão correta da conversão do álcool. No mais, tudo original no motor. Sensor MAF e por ai vai.

Re: Megasquirt Monza

Enviado: 02 Set 2009, 11:06
por mattador
Estou postando aki o mesmo tópico que coloquei no fórum MSBR.com, para atualizar a quantas anda meu projeto.

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Bom, completei agora mais de um mês rodando com a MegaSquit, como ando poucou isso soma apenas uns 400 Km rodados e provavelmente algumas horas de motor ligado com o carro parado pra ajustes. A primeira e até agora única média de consumo que fiz, encontrei 5,5 km/l, que é a mesma média que estava fazendo antes. Vamos então as coisas que já fiz:

- Ativei as funções na mega pra economizar, como o "AFR Target" e também o "Over Run Fuel Cut". Esse por sinal é bem útil na minha cidade, que tem um relevo bem acidentado, então sobe-se e desce ladeira em todo lugar que se vai. Com essa função ligada, consigo andar um tempinho bom sem injetar combustível.

- O carro estava fora do ponto, e provavelmente isso não estava colaborando com o consumo, com isso não dava uma marcha lenta menor do que 1.300 RPM. Ontem então tive que levar o carro no mecânico (que claro ficou impressionado com a instalação, ainda mais quando liguei o notebook na mega), acertamos o ponto e retivamos várias vazamentos de óleo do motor.

- Na válvula de aceleração estava falando o parafuso que fica no batente da alavanca da válvula. Assim (segundo o mecânico) o carro iria apagar sempre nas desacelerações. Foi então recolocado o parafuso, e até agora o carro parou de apagar. A válvula de marcha lenta PWM está ativa novamente, em modo closed loop.

- Havia um vazamento mínimo de alcool (gotejando) na braçadeira que prende a mangueira de combustível no amortecedor de pressão. Simples, foi apenas reapertar.

- Fusível principal da ligação apresentou mau contato, o que fez a bomba, bicos e tudo mais desligar quando o motor girava, já que a vibração fazia o fusível balançar dentro do suporte. Também foi simples (apesar que levei um tempo pra achar onde era o defeito, cerca de 30 minutos), bastou fechar os conectore q vão no pé do fusível.

- Perda de comunicação momentânea com a mega, causada porque um terminal do contector se desprendeu. Terminal precissionado e voltou para o conector.

Nesse tempo todo tenho usado o TunerStudio, que achei bem legal mesmo, apesar de algumas mensagens de erro quando tento abrir o MSQ no MegaLogView. Ele informa erro relacionado a "XML". Tenho então q pegar o arquivo MSQ, abrir no MegaTune e salvar, pra depois abrir no MegaLogView.

Ainda tenho que resolver:

- Válvula PMW nos primeiros minutos que o motor é ligado, fica jogando o RPM em 1.800, deixando cair até 1.000, e depois repete mais umas vezes esse movimento. É como se alguém ficasse "repicando" o acelerador. Após andar um pouco com o carro, isso para.

É isso, opniões, cometários serão bem vindos :D

Re: Megasquirt Monza

Enviado: 28 Set 2009, 09:56
por mattador
Vamos aos números mais esperado dessa brincadeira: A média de consumo

Lembrando os dados do carro:
Monza SL/E 1990 - Motor 2.0 original a álcool

Consumo com o carburador = 5,5 km/l
Consumo com a injeção eletrônica = 6,8 Km/l

Parece meio modesto os números, mas já melhorou em 23% a eficiência por litro de álcool. Isso pra quem não é mecânico e se aventurou em montar uma injeção, considero um bom resultado. Ainda tenho que montar o sistema de ignição dessa injeção, pois o sistema ainda é controlado pelo conjunto distribuidor + módulo de ignição original. Pretendo colocar a roda fônica e a bobina plástica do Golf. Ainda quero chegar em 7,5 km/l :D :D

É importante dizer também que essa é minha média do dia-a-dia, onde utilizo o carro durante a semana somente pra ir pra faculdade, que fica a 3,5 Km da minha casa. Isso quer dizer que ando praticamente com o carro frio, e como ligo ele só a noite, a temperatura está mais baixa o que faz com que demora ainda um pouco mais pra esquentar.

Comentários são bem vindos

Re: Megasquirt Monza

Enviado: 08 Set 2010, 22:32
por strackemi
Cara parabéns pelo serviço sou louco pra fazer no meu tbm... meu motor ta cansado ja!! minha intencao era pegar um motor 2.2 completo com sistema ja ou fazer esse q estou e fazer uma dessa q vc fez!!! vamo ver o q aparece por aí..hehe :mrgreen: abço... :smt023