Megasquirt Monza

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Megasquirt Monza

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Rafaelo escreveu:o consumo e totalmente controlado pela MS, da pra controla o tempo de injeção, faze mapa em cada escala de RPM quando acerta todos os ajuste o consumo e finalizado e show de aparelho.
Pois é, eu tenho lido bastante sobre a mega, acho que fazer o carro rodar com a mega, bem ajustada para economia, e também instalar um módulo de ignição como o da CM-Racing, acho que fica uma combinação exelente e o carro pode ser ajustado para andar de forma bem economica em baixa RPM.

Pode fazer assim:

Até 3.500RPM, regime de economia total de combustível, após isto, força total, com os bicos bem abertos, para se fazer uma ultrapassagem ou algo assim.

Tenho intenção de instalar a Mega no ano que vem em meu carro.
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por mattador »

Marcell,

Sei monza é turbinado?
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

mattador escreveu:Marcell,

Sei monza é turbinado?
Não, apenas está com os bicos da Omega Suprema 2.0 álcool para dar a vazão correta da conversão do álcool. No mais, tudo original no motor. Sensor MAF e por ai vai.
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Estou postando aki o mesmo tópico que coloquei no fórum MSBR.com, para atualizar a quantas anda meu projeto.

>>>>>>>>>

Bom, completei agora mais de um mês rodando com a MegaSquit, como ando poucou isso soma apenas uns 400 Km rodados e provavelmente algumas horas de motor ligado com o carro parado pra ajustes. A primeira e até agora única média de consumo que fiz, encontrei 5,5 km/l, que é a mesma média que estava fazendo antes. Vamos então as coisas que já fiz:

- Ativei as funções na mega pra economizar, como o "AFR Target" e também o "Over Run Fuel Cut". Esse por sinal é bem útil na minha cidade, que tem um relevo bem acidentado, então sobe-se e desce ladeira em todo lugar que se vai. Com essa função ligada, consigo andar um tempinho bom sem injetar combustível.

- O carro estava fora do ponto, e provavelmente isso não estava colaborando com o consumo, com isso não dava uma marcha lenta menor do que 1.300 RPM. Ontem então tive que levar o carro no mecânico (que claro ficou impressionado com a instalação, ainda mais quando liguei o notebook na mega), acertamos o ponto e retivamos várias vazamentos de óleo do motor.

- Na válvula de aceleração estava falando o parafuso que fica no batente da alavanca da válvula. Assim (segundo o mecânico) o carro iria apagar sempre nas desacelerações. Foi então recolocado o parafuso, e até agora o carro parou de apagar. A válvula de marcha lenta PWM está ativa novamente, em modo closed loop.

- Havia um vazamento mínimo de alcool (gotejando) na braçadeira que prende a mangueira de combustível no amortecedor de pressão. Simples, foi apenas reapertar.

- Fusível principal da ligação apresentou mau contato, o que fez a bomba, bicos e tudo mais desligar quando o motor girava, já que a vibração fazia o fusível balançar dentro do suporte. Também foi simples (apesar que levei um tempo pra achar onde era o defeito, cerca de 30 minutos), bastou fechar os conectore q vão no pé do fusível.

- Perda de comunicação momentânea com a mega, causada porque um terminal do contector se desprendeu. Terminal precissionado e voltou para o conector.

Nesse tempo todo tenho usado o TunerStudio, que achei bem legal mesmo, apesar de algumas mensagens de erro quando tento abrir o MSQ no MegaLogView. Ele informa erro relacionado a "XML". Tenho então q pegar o arquivo MSQ, abrir no MegaTune e salvar, pra depois abrir no MegaLogView.

Ainda tenho que resolver:

- Válvula PMW nos primeiros minutos que o motor é ligado, fica jogando o RPM em 1.800, deixando cair até 1.000, e depois repete mais umas vezes esse movimento. É como se alguém ficasse "repicando" o acelerador. Após andar um pouco com o carro, isso para.

É isso, opniões, cometários serão bem vindos :D
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Vamos aos números mais esperado dessa brincadeira: A média de consumo

Lembrando os dados do carro:
Monza SL/E 1990 - Motor 2.0 original a álcool

Consumo com o carburador = 5,5 km/l
Consumo com a injeção eletrônica = 6,8 Km/l

Parece meio modesto os números, mas já melhorou em 23% a eficiência por litro de álcool. Isso pra quem não é mecânico e se aventurou em montar uma injeção, considero um bom resultado. Ainda tenho que montar o sistema de ignição dessa injeção, pois o sistema ainda é controlado pelo conjunto distribuidor + módulo de ignição original. Pretendo colocar a roda fônica e a bobina plástica do Golf. Ainda quero chegar em 7,5 km/l :D :D

É importante dizer também que essa é minha média do dia-a-dia, onde utilizo o carro durante a semana somente pra ir pra faculdade, que fica a 3,5 Km da minha casa. Isso quer dizer que ando praticamente com o carro frio, e como ligo ele só a noite, a temperatura está mais baixa o que faz com que demora ainda um pouco mais pra esquentar.

Comentários são bem vindos
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
strackemi
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por strackemi »

Cara parabéns pelo serviço sou louco pra fazer no meu tbm... meu motor ta cansado ja!! minha intencao era pegar um motor 2.2 completo com sistema ja ou fazer esse q estou e fazer uma dessa q vc fez!!! vamo ver o q aparece por aí..hehe :mrgreen: abço... :smt023
Michael Stracke :smt069
Monza Classic 2.0 1989 / XL 700 Transalp ABS 2013
Imagem Imagem
Monza viewtopic.php?f=33&t=12515
Responder